TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos Logisticos

Trabalho Escolar: Custos Logisticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A interação da embalagem com as operações logísticas, deve iniciar-se no planejamento da embalagem, pois nesta etapa são definidos aspectos fundamentais, que irão influenciar todo o processo, como: dimensões, tipo de material, design, custo e padronização das embalagens.

Estes aspectos são fundamentais para o planejamento e eficiência no armazenamento e transporte dos produtos, caso a embalagem não seja planejada de acordo com os recursos existentes (máquinas movimentação, espaço físico, modal transporte), será necessário adequar todos os recursos à embalagem.

A falta de planejamento, ou um planejamento deficiente podem levar a ocorrência de graves problemas, desde o aumento do custo por um super dimensionamento da embalagem, que torna o transporte e armazenagem mais cara, até à deterioração da embalagem ou do produto.

Custos de Armazenagem

São aqueles aplicados nas estruturas e condições necessárias para que a empresa possa guardar seus produtos adequadamente.Os custos de armazenagem são gerados pela produção que não é vendida, assim irá impactar negativamente o resultado. O armazenamento consome espaço, demanda movimentação dentro da fábrica, pode danificar o material, e torná-lo obsoleto, gerando custo de manutenção do capital, o custo de armazenagem é composto de uma parte variável (a quantidade de material e o tempo de permanência dentro do armazém) e de uma parte fixa ( aluguel do armazém , salários do pessoal do armazém, seguro contra incêndio e roubo, máquinas e equipamentos instalados etc.)

Custos de Movimentação

Os custos de movimentação de materiais constituem geralmente uma parcela significativa do custo total de fabricação, ou seja, isso significa que eles influenciam no custo final do produto ou serviço sem contribuir em nada para a sua melhoria.Tanto o armazenamento quanto o transporte de materiais não agregam valor ao produto ou serviço, são males necessários , por isso as tentativas constantes de se baratear o custo do produto ou serviço por meio de uma seleção rigorosa dos meios adequados ao sistema de produção utilizados pela empresa.

Os custos de movimentação de materiais são os seguintes:

Equipamentos utilizados, Combustível utilizado, pessoal para operação dos equipamentos, manutenção do equipamento e perda do material causados por acidentes de movimentação entre outros.

Etapa 2

Passo 1

Passo 2

Ferroviário

O modal ferroviário tem uma importância considerável para o mercado brasileiro, pois através dele é possível transportar um volume expressivo de cargas por longas distâncias. Apesar de o transporte ferroviário ser mais barato, ele não é tão ágil quanto os outros modais. Suas principais vantagens consistem no fato de ser um transporte apropriado para longas distâncias, sobretudo para grande quantidades de peso ficando isento de taxas ou manuseio.

Como desvantagens, podemos citar o fato da falta de flexibilidade em seu trajeto, não sendo possível parar entre um lugar e outro. O transporte ferroviário é adequado para a condução de mercadorias agrícolas, minérios de ferro, produtos siderúrgicos, fertilizantes, derivados de petróleo, entre outros.

Aéreo

O transporte aéreo é um modal que tem por característica a agilidade, segurança e praticidade. É a melhor opção para produtos que exijam um transporte rápido, como por exemplo, produtos eletrônicos.

As principais vantagens desse modal são:

- rapidez na entrega dos produtos;

- pode ser utilizado com eficácia no transporte de amostras;

- o documento de transporte é obtido com rapidez;

- normalmente, os aeroportos encontram-se próximos de centros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com