TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CÓDIGO CIVIL Brasileiro PRINCÍPIOS BÁSICOS

Projeto de pesquisa: CÓDIGO CIVIL Brasileiro PRINCÍPIOS BÁSICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  9.092 Palavras (37 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 37

Código CIVIL Brasileiro

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

ETICIDADE

Este diploma alia os valores técnicos aos valores éticos. Por isso percebe-se, muitas vezes a opção por normas genéricas ou cláusulas gerais, sem a preocupação de excessivo rigorismo conceitual.

Este princípio visa imprimir eficácia e efetividade aos princípios constitucionais da valorização da dignidade humana, da cidadania, da personalidade, da confiança, da probidade, da lealdade, da boa-fé, da honestidade nas relações jurídicas de direito privado.

A SOCIALIDADE

Está presente no novo Código a socialidade em detrimento do caráter individualista do antigo Diploma civilista. Daí o predomínio do social sobre o individual.

Um exemplo interessante neste sentido é o da função social da propriedade (art. 5º, inciso XII e XXIII da CF).

A funcionalização do direito de propriedade importa em dar-lhe uma determinada finalidade, que na propriedade rural significa ser produtiva (art. 186) e na urbana quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressa no plano diretor (art. 182, § 2º) .

OPERABILIDADE

Diversas soluções normativas foram tomadas no sentido de possibilitar uma compreensão maior e mais simplificadas para sua interpretação e aplicação pelo operador do Direito.

Exemplos:

Distinções mais claras entre prescrição e decadência e os casos em que são aplicadas;

Diferença objetiva entre associação e sociedade, servindo a primeira para indicar as entidades de fins não econômicos, e a última para designar as de objetivos econômicos.

A Constitucionalização do Direito Civil CÓDIGO CIVIL DE 1916

Foi fortemente influenciada pelo Código Napoleônico de 1804 e pelo BGB da Alemanha de 1896.

Este Código Civil sempre representou o centro normativo de direito privado, por se preocupar em regular com inteireza e completude as relações entre particulares.

Com aspirações de um jusnaturalismo racionalista, o Código Civil de 1916 defende os valores do patrimonialismo e de um excessivo individualismo inerente às codificações liberais.

A codificação civil de 1916, então, surgiu impelida pelas ideias libertárias da burguesia ascendente, que visava à consolidação dos valores de um patrimonialismo e individualismo nas relações privadas.

Assim, pelo liberalismo econômico, a Constituição exerceria um papel meramente interpretativo, somente podendo ser aplicada diretamente em casos excepcionais de lacunas dos códigos, a quem realmente caberia a missão de regular e equilibrar as relações interpessoais.

O Código Civil se transforma numa verdadeira constituição do direito privado, buscando proteger o indivíduo contra as ingerências do Estado, representando o ideal da autonomia privada e da igualdade formal.

Código Civil: Regulava o regime das relações humanas, o espaço sagrado e inviolável da autonomia privada.

Constituição federal: Regulava a dinâmica organizacional dos poderes do Estado.

Esse excessivo individualismo e a liberdade sem limites ocasionaram grandes desigualdades sociais. Houve a necessidade de o Estado interferir nas relações de direito privado para minimizar essas desigualdades e limitar a liberdade dos indivíduos protegendo as classes menos favorecidas, em busca de uma igualdade substancial.

Esse excessivo individualismo e a liberdade sem limites ocasionaram grandes desigualdades sociais. Houve a necessidade de o Estado interferir nas relações de direito privado para minimizar essas desigualdades e limitar a liberdade dos indivíduos protegendo as classes menos favorecidas, em busca de uma igualdade substancial.

Aos poucos o Código Civil vai perdendo o seu papel de “Constituição” do direito privado. A idéia de código concebido como um sistema fechado foi sendo destruída, surgindo diversas leis especiais e, ao poucos, o Direito Civil foi se fragmentando.

LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE

Que tinham como objetivo concretizar os novos valores sociais, com a intervenção do Estado na economia e em vários aspectos da vida privada.

A Constituição assume um novo papel de regência das relações privadas, conferindo uma nova unidade do sistema jurídico. A posição hierárquica da Constituição e sua ingerência nas relações econômicas e sociais possibilitam a formação de um novo centro unificador do sistema, definindo seus verdadeiros pilares e pressupostos de fundamentação.

A Constitucionalização do Direito Civil não apenas reconhece a superioridade hierárquica da Constituição Federal, mas, acima disto, quer proporcionar uma releitura dos velhos institutos e conceitos do âmbito privado, visando à concretização dos valores e preceitos constitucionais.

A Constituição passa a regular e a definir alguns dos principais institutos do direito privado, sempre em consonância com valores e princípios constitucionais, em especial com o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana que representa a quebra com a concepção patrimonialista e a adoção de uma visão personalista do direito.

IMPORTANTE DESTACAR:

As normas constitucionais podem ser diretamente aplicadas às relações privadas, sendo dotadas de coercibilidade e imperatividade.

Exemplos:

União Estável - reconhecida;

Filhos nascidos fora do casamento – não há mais distinção entre filhos;

Guarda dos filhos em caso de separação - os filhos podem ficar com o pai ou a mãe.

Função social da propriedade

A PESSOA NATURAL

Pessoas reconhecidas pela ordem jurídica: naturais e jurídicas.

A PESSOA NATURAL é o próprio homem, isto é, o ser humano individualmente considerado como sujeito de direitos e obrigações.

Pessoa física = pessoa natural

A pessoa física/natural não é a única dotada de personalidade jurídica, existindo entes personalizados por questões de necessidade da sociedade (pessoas jurídicas), os quais serão examinados posteriormente.

PERSONALIDADE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com