TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Câmeras Manuais

Casos: Câmeras Manuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

CÂMERAS AUTOMÁTICAS E MANUAIS

Todas as câmeras se dividem em dois grupos: as automáticas e as manuais. As automáticas são aquelas que controlam todos os ajustes da câmera automaticamente. Com a maioria basta olhar no visor e disparar, a câmera faz todo o resto (controla foco, abertura, velocidade, etc.). São câmeras leves, pequenas, geralmente com um flash embutido que funciona automaticamente. Atualmente várias dessas câmeras possuem lentes zoom para oferecer uma maior variedade de opções para o fotógrafo. São ótimas para iniciantes, porém se o fotógrafo deseja se aperfeiçoar um pouco necessitará de uma câmera manual.

As manuais exigem que o fotógrafo faça todos os ajustes antes do disparo, havendo um maior controle e um maior número de possibilidades no resultado final da foto. São mais complicadas no início, mas depois de descobrir o que é possível se fazer com elas, raramente o fotógrafo vai trocar uma manual por uma automática. Com os ajustes adequados é possível congelar assuntos em movimento, restringir o foco a pequenas áreas, superexpor ou subexpor um assunto, etc.

Algumas câmeras podem ser usadas no modo automático e/ou manual. São práticas pois possibilitam ao fotógrafo utilizá-las automaticamente, de uma maneira rápida, caso não tenha tempo de ajustes maiores (ex.: festas de aniversário), como também poderá controlar os ajustes e mesmo fazer alguns efeitos usando-a manualmente (ex.: paisagens com silhuetas de árvores). Caso se queira usar a câmera com algum ajuste manual e os outros automáticos, também é possível.

TIPOS DE CÂMERAS

As câmeras automáticas se dividem em automáticas simples e automáticas de telêmetro acoplado. As câmeras manuais se dividem em compactas e reflexas.

AUTOMÁTICAS SIMPLES

São câmeras totalmente automáticas, que não necessitam de nenhum ajuste manual. Basta enquadrar o assunto e disparar.

Possuem o viewfinder, ou seja, o visor é uma pequena janela constituída de

um sistema simples de lentes que dá uma visão quase igual ao que a foto será. O visor, sendo uma janela separada, faz com que ocorra o erro de paralaxe. Paralaxe é a diferença de enquadramento que acontece nas câmeras em que a visão do fotógrafo não é a mesma da lente. O erro é maior conforme a proximidade do assunto. Quanto mais close for o enquadramento maior o erro. Várias câmeras têm visores com indicações de correção de paralaxe, porém a correção nunca é perfeita.

AUTOMÁTICAS DE TELÊMETRO ACOPLADO:

A única diferença dessas câmeras com as totalmente automáticas, é que possuem o telêmetro para o ajuste do foco. O telêmetro é um sistema de foco onde se vê duas imagens sobrepostas do mesmo assunto, visto de diferentes ângulos. A segunda imagem é refletida por um prisma rotativo. Ao ajustar o foco, este prisma se move. O foco está ajustado quando as duas imagens formam uma só. Os outros comandos destas câmeras são automáticos e o erro de paralaxe ocorre da mesma maneira, em razão do visor indireto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com