TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos Manuais E Mecânicos

Casos: Métodos Manuais E Mecânicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 4

A Engenharia geotécnica tem como principal objetivo construir obras especiais visando Contenções, Fundações, Taludes, Muros de Arrimo, e Barragens.

Nesses tipos de obras é de suma importância, conhecer as características, propriedades e comportamento dos materiais do subsolo, onde serão implementados esses tipos de obra.

As investigações de campo e laboratório requeridas para obter os dados necessários para responder a essas questões são chamadas de exploração do subsolo ou investigação do subsolo.

Os principais objetivos de uma exploração do subsolo são:

- determinação da profundidade e espessura de cada camada do solo e sua extensão na direção horizontal;

- determinação da natureza do solo: compacidade dos solos grossos e consistência dos solos finos;

- profundidade da rocha e suas características (litologia, mergulho e direção das camadas, espaçamento das juntas, planos de acamamento, estado de decomposição);

- localização do nível d'água (NA);

- obtenção de amostras (deformadas e/ou indeformadas) de solo e rocha para determinação das propriedades de engenharia;

- determinação das propriedades "in situ" do solo por meio de ensaios de campo.

O programa de investigação do subsolo deve levar em conta o tipo e a importância da obra a ser executada. Isso quer dizer que, determinadas estruturas como túneis, barragens e grandes edificações exigem um conhecimento mais minucioso do subsolo do que aquele necessário à construção de uma pequena residência térrea, por exemplo. É importante ressaltar, que mesmo para estruturas de pequeno porte é extremamente importante o conhecimento adequando do subsolo sobre qual está se trabalhando, pois a negligência na obtenção dessas informações podem conduzir a problemas na obra com prejuízos de tempo e recursos para recuperação. Usualmente, a estimativa de custo de um programa de investigação do subsolo está entre 0,5 a 1% do custo da construção da estrutura, sendo a percentagem mais baixa referente aos grandes projetos e projetos sem condições críticas de fundação e a percentagem mais alta ligada a projetos menores e com condições desfavoráveis.

São diversos os métodos usados para o reconhecimento dos solos, eles são aplicados de acordo com o tipo de obra (tamanho, custo, importância, finalidade, etc).

Métodos diretos: Consistem em qualquer conjunto de operações destinadas a observar diretamente o solo ou obter amostras ao longo de uma perfuração.

Exemplos: Manuais: Poços; Trincheiras; Trados manuais.

Mecânicos: Sondagens à percussão; Sondagens rotativas; Sondagens mistas; Sondagens especiais com extração de amostras indeformadas.

Poços: Os poços são perfurados manualmente com o auxílio de pás e picaretas, sendo a profundidade máxima limitada pela presença do nível d'água ou desmoronamento das paredes laterais. O diâmetro mínimo do poço deve ser da ordem se 60cm, para permitir a movimentação do operário dentro do mesmo. Os poços permitem, através do perfil exposto.

Poços de inspeção:

É uma escavação vertical que permite o acesso ao interior do terreno para verificação direta in situ do material, sua estrutura e composição.

Permite também a coleta de amostras de grande volume e amostras indeformadas retiradas diretamente das paredes do poço, muitas vezes, são aproveitados para a realização de ensaios de permeabilidade.

Sua geometria pode ser quadrada, retangular ou circular, tendo na maioria das vezes diâmetros de 1 a 3 metros.

Trincheiras: São valas escavadas mecanicamente por meio de escavadeiras. Permitem um exame visual e contínuo do subsolo, segundo uma direção e permitem, também, coleta de amostras deformadas e indeformadas.

Sondagens:

Utilizadas para investigar, caracterizar e amostrar materiais geológicos em profundidade (solos, rochas, etc.), bem como, para identificar o nível de água subterrânea,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com