TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Código De Etica Empresarial

Artigos Científicos: Código De Etica Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 4

Códigos de Ética Empresarial

Conceito

O código de ética empresarial é o fruto de uma crescente atenção da sociedade às práticas das empresas que acabavam apresentando comportamentos reprováveis. A comunidade empresarial ganhou então interesse pelos códigos de conduta, ou seja, regularizar comportamentos, para poder alcançar e notificar normas de condutas que fossem como ideais para todos os colaboradores de uma organização. O Código é formado de um conjunto de políticas e práticas específicas, abrangendo os campos que demonstram estar mais vulneráveis, seu conteúdo é agregado em um relatório de fácil compreensão para que possa ser compartilhado por todos os envolvidos. E assim que passa por um aperfeiçoamento ou melhoria por meio das sugestões e críticas de todos, o relatório então dará origem a um documento que servirá de parâmetro para determinadas atitudes, comportamentos, tornando claras as responsabilidades de cada um perante ao próximo.

A aplicação e utilização deste código é benéfica para orientar os funcionários das empresas ao rumo em adotar atitudes éticas, serve como meio de penalização para os que infrinjam os princípios regulamentados, atendendo as expectativas de justiça dos empregados e público em geral, provém à melhoria da imagem da empresa, tem uma função formativa nos princípios da visão e missão. Pode ser classificado como uma ferramenta estratégica para inspirar e desenvolver um clima de confiança na empresa, na medida em que explicita responsabilidades, direitos e obrigações dos diferentes grupos de interesses.

As funcionalidades de um código de ética podem estabelecer condutas importantes na sociedade, como a responsabilidade social, respeito à legislação, ocasional comportamento restritiva, pode também fazer referência à participação da empresa na comunidade, oferecendo princípios sobre as relações com os sindicatos, outros órgãos da esfera pública, relações com o governo, além de estimular a melhoria dos parceiros de uma empresa no alcance dos objetivos visando um crescimento profissional e mercadológico.

Atuando externamente, o código de ética acaba sendo o órgão que relaciona a comunicação da imagem de uma organização com o exterior, ou seja, seu ambiente/mercado de atuação, ele apresenta o compromisso da empresa para com seus clientes, fornecedores, consumidores e parceiros, gerando certo grau de respeito aos direitos humanos, fazendo com que a credibilidade da empresa cresça mediante a sua responsabilidade social e ecológica.

Um código ético pode, portanto, ser claramente compreendido por uma coesão de regras de conduta, sendo estabelecidos critérios de orientação que permitam determinar o que é eticamente mais correto, ou seja, o comportamento e atitude mais viável a se tomar em um ambiente profissional, propondo firmar comportamentos e atitudes éticas por parte dos membros de uma empresa. Todo seu conteúdo deve ser refletido nas atitudes das pessoas a que se dirige e na alta administração da empresa, é como uma geração, até o último empregado contratado tem a responsabilidade de vivenciar o código e fazer bom uso do mesmo.

Implementação de código de ética

Desenvolvimento

A conduta antiética esta inserida nas atitudes tanto das pessoas quanto das empresas, ou seja, é a falta de respeitos para outros, sem se importar se elas são protegidas ou não, muitas empresas sofreram escândalos e falência. Hoje em dia, existe um cuidado que esta aumentada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com