TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Código de Ética

Projeto de pesquisa: Código de Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 DESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA 4

2.2 MISSÃO DA EMPRESA 5

2.2.1 CÓDIGO DE ÉTICA 5

2.3 VISÃO E OBJETIVOS DA EMPRESA 6

2.4 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 7

2.5 INVESTIMENTO INICIAL 10

2.6 CAPTAÇÃO DE RECURSOS 10

8 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

A visita técnica foi de suma importância para que nós, enquanto alunos, pudéssemos compreender a importância de um administrador no dia a dia de uma organização, ver de perto a realidade da mesma e a aplicabilidade de todo o conteúdo o qual tivemos conhecimento até o momento, despertando assim um interesse maior na busca por mais conhecimento, a fim de estarmos devidamente preparados para sermos bons administradores.

.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA

Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB), com sede na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, na Avenida Paranjana, nº. 5.700, CEP nº. 60.740-000, inscrito no CNPJ/MF sob o nº. 07.237.373/0001-20, é uma instituição financeira múltipla criada pela Lei Federal nº 1649, de 19.07.1952, é organizada sob a forma de sociedade de economia mista, de capital aberto, tendo mais de 90% de seu capital sob o controle do Governo Federal. Com sede na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, o Banco atua em cerca de 2 mil municípios, abrangendo os nove Estados da Região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), o norte de Minas Gerais (incluindo os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha) e o norte do Espírito Santo.

A unidade visitada está situada à rua Moacyr Avidos, nº 53, Centro, Colatina Estado do Espírito Santo, CEP nº 29702-030. Inaugurada em 2004, conta no total com 28 colaboradores, destes, 18 são diretos, 8 terceirizados e 2 bolsistas que fazem parte do programa de encaminhamento ao 1º emprego do qual o banco participa. Todos colaboradores diretos tem formação de nível superior.

O estilo de gestão adotado é democrático, onde todos participam ativamente na organização dos serviços e dos processos de tomada de decisão. Ao iniciarem suas atividades quando chamados por ocasião dos concursos públicos, estes, participam de um curso Chamado Formação Bancária, o qual todo tem que participar, ao longo da carreira eles são chamados para outros cursos específicos de suas áreas de atuação.

São motivados através de uma política interna que investe na formação de seus colaboradores diretos, custeando cursos de Graduação, Pós Graduação, Mestrado, Doutorado, uma vez que o curso escolhido seja interesse da instituição. Eles participam também três vezes por semana de ginástica laboral e massagem, que são realizadas dentro da própria agência.

A equipe dispõe de equipamentos em bom estado, contam com manutenção e limpeza mensal dos aparelhos de ar condicionado, com um bom suporte técnico via internet e telefone e trabalham em um ambiente bem ventilado e bem iluminado. A instituição possui um sistema de telefonia diferenciado chamado VOIP, através deste as mais de 2 mil unidades de comunicam à custo zero.

2.2 A MISSÃO DA EMPRESA

Atuar, na capacidade de instituição financeira pública, como agente catalisador do desenvolvimento sustentável do Nordeste, integrando-o na dinâmica da economia nacional.

2.2.1 Código de Ética

Vinculação

A Comissão de Ética do Banco do Nordeste foi instituída em 2003 e, a exemplo das demais comissões de ética setoriais do Poder Executivo Federal, está subordinada à Comissão de Ética Pública (CEP).

No âmbito interno a atuação da Comissão de Ética do Banco do Nordeste guarda independência em relação às demais esferas administrativas da instituição, contando, porém, com o apoio de secretaria executiva vinculada administrativamente ao presidente do Banco, conforme determina a legislação.

Limites de Atuação

• Decreto Nº 1.171, de 22/06/1994 — Aprovou o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. A Comissão de Ética do Banco do Nordeste foi instituída em 2003 atendendo ao disposto no artigo 2º do referido decreto.

• Decreto Nº 6.029, de 01/02/2007 — Instituiu o Sistema de Gestão da ética do Poder Executivo Federal, a composição e as competências da Comissão de Ética Pública (CEP) bem como as atribuições das comissões de ética setoriais do Poder Executivo Federal. Resolução Nº 10, de 29/09/2008, da Comissão de Ética Pública (CEP) — Estabeleceu as normas de funcionamento e de rito processual para as comissões de ética setoriais.

Atribuições

• Atuar como instância consultiva de dirigentes, de empregados e demais colaboradores do Banco do Nordeste;

• Aplicar o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, submetendo à CEP propostas para seu aperfeiçoamento, e dirimir dúvidas a respeito de sua interpretação, deliberando sobre casos omissos;

• Apurar, mediante denúncia ou de ofício, conduta em desacordo com as normas éticas pertinentes;

• Recomendar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento de ações objetivando a disseminação, a capacitação e o treinamento sobre as normas de ética e disciplina;

• Representar o Banco do Nordeste na rede de ética do Poder Executivo Federal;

• Supervisionar a observância do Código de Conduta da Alta Administração Federal e comunicar à CEP situações que possam configurar descumprimento de suas normas;

• Agir preventivamente contra atos que possam infringir o Código de Conduta Ética do Banco;

• Decidir quanto ao juízo de admissibilidade de denúncia de natureza ética; e Instaurar processo de infração ética, julgar e decidir quanto à aplicação da pena de “censura ética” na forma do Decreto Nº 6.029/2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com