TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DATA BASE

Casos: DATA BASE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É DATA WAREHOUSE?

Sistema de computação que visa o armazenamento de informações e dados, relacionadas a uma organização de banco de dados. Ao pé da letra o termo “data warehouse” significa armazém de dados, sendo referido no Brasil como depósito de dados.

A arquitetura construída sobre a base de dados gera relatórios para análise e estudo de ampla quantidade de informações obtidas. O data warehouse possibilita facilidade de análise para decisões estratégicas.

A sigla desse sistema é DW, para muitos analistas em dados, é um conjunto de técnicas aplicadas conjuntamente para geração informações a serem usadas em tomadas de decisão, funcionando na arquitetura cliente-servidor.

Por exemplo, há análise de amplos volumes de dados provindos de sistemas transacionais, esta análise lida com informações ocorridas em eventos anteriores que servem para uma decisão presente ou futura. Os eventos anteriores são considerados séries históricas.

Os dados nesse sistema não são voláteis, não mudam, somente em caso de correções prévias, pois cada informação está disponível somente para leitura. A ferramenta mais utilizada para a geração de determinados dados é a Online Analytical Processing (OLAP).

O conceito sobre o data warehouse surgiu nos anos 80, fase do amadurecimento dos sistemas de informação empresarial. Nessa época, o sistema OLTP não respondia à crescente demanda de análise via simples geração de relatórios.

O data warehouse passou a vigorar em grande uso nas grandes empresas, sendo uma ferramenta pertencente ao Business Intelligence um mercado de inteligência e soluções por meio da informática.

O sistema faz parte de núcleos de sistemas de informações gerenciais e apoio a decisão estratégica. As principais etapas desse sistema são o Armazenamento, a Modelagem Multidimensional e o Metadado.

O Armazenamento ocorre a partir de um depósito único de rápido acesso para análises solicitadas, contendo dados de eventos passados de bancos transacionais, busca-se a maior quantidade de informações possíveis para orientar novas decisões.

A Modelagem Multidimensional ocorre pela utilização de normalização por parte dos sistemas de base de dados tradicionais, no objetivo de alcançar a consistência dos dados, aproveitamento de espaço para o armazenamento e mitigação de repetições de informação. A utilização de dados em formato normalizados amplia o desempenho das consultas.

O Metadado é dado sobre dados, ou seja, dados sobre os sistemas que operam sobre determinados dados. A ferramenta essencial para o gerenciamento de um Data Warehouse é o repositório de metadados, devendo conter informações sobre origem de dados, regras, transformações e formatos. O metadado abrange: origem dos dados, fluxo de dados, formato dos dados, definições de negócio, etc.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Data_Warehouse

http://conteudo.imasters.com.br/1446/datawarehouse.ppt

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com