TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO DE ÉTICA

Ensaios: DEFINIÇÃO DE ÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

3. Definição da ética

Como os problemas teóricos morais não se confundem com os práticos, também não se pode confundir ética com moral. A ética não cria a moral. A ética depara com uma experiência histórico-social no terreno da moral, ou seja, com uma série de práticas morais já em vigor e partindo delas procura encontrar a essência da moral, sua origem, as condições objetivas e subjetivas do ato moral, as fontes da avaliação moral, a natureza e a função dos juízos morais, os critérios de justificação destes juízos e o princípio que rege a mudança e a sucessão de diferentes sistemas morais.

A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.

A definição indica o caráter científico desta disciplina, ou seja, corresponde à necessidade de uma abordagem científica dos problemas morais.

A ética é a ciência da moral, sendo a ética objeto da moral, podendo dizer que exista ética científica não atribuindo a mesma qualificação à moral. Não existe uma moral científica, no entanto, há uma moral compatível com os conhecimentos científicos sobre o homem e a sociedade. Este ponto em que a ética serve para fundamentar a moral, sem ser em si mesma normativa ou preceptiva. A moral não é ciência, mas objeto da ciência. A ética não é a moral não podendo ser reduzida a um conjunto de normas e prescrições, a sua missão é explicar a moral.

4. Ética e Filosofia

Na negação de qualquer relação entre a ética e a ciência se quer basear a atribuição exclusiva da primeira à filosófica. A ética é então apresentada como uma parte de uma filosófica especulativa, isto é, constituída sem levar em conta a ciência e a vida real. Esta ética filosófica preocupa-se mais em buscar concordância com princípios filosóficos universais do que com a realidade moral no seu desenvolvimento histórico e real.

Desta maneira, a ética tende a estudar um tipo de fenômeno que se verifica realmente na vida do homem como ser social e constituem o que chamamos de mundo moral, ao mesmo tempo, procura estudá-los não os deduzindo de princípios absolutos ou apriorísticos, mas afundando suas raízes na própria existência histórica e social do homem.

A ética nunca pode deixar de ter como fundamento a concepção filosófica do homem que nos dá uma visão total deste como ser social, histórico e criador.

5. A Ética e outras ciências

Os atos morais sempre apresentam um aspecto subjetivo, interno, psíquico, constituído de motivos, impulsos, atividade da consciência, etc.; neste aspecto psíquico, subjetivo, inclui-se também a atividade subconsciente. Sendo a atividade moral sempre vivida interna ou intimamente pelo sujeito em um processo subjetivo para cuja elucidação contribui a psicologia.

A ética apresenta também relação com as ciências que estudam as leis que regem o desenvolvimento e a estrutura das sociedades humanas, entre estas estão a antropologia social e a sociologia. Nelas estuda-se o homem como ser social em determinadas relações. Como ser social, o modo de comportamento do indivíduo não pode ter um caráter puramente individual e sim social.

Toda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com