TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÕES DA POLÍTICA PÚBLICA

Projeto de pesquisa: DEFINIÇÕES DA POLÍTICA PÚBLICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Este trabalho tem como propósito a utilização dos indicadores sociais obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia eEstatística (IBGE) na proposição de alternativas de intervenção no campo social onde fizemos uma análise geral da realidade social brasileira. Este estudo trata da importância dos indicadores sociais no processo de formulação de políticas publicas. Inicia-se com um breve histórico de conceitos sobre políticas publicas e prossegue com apresentação de estudo de caso sobre “as políticas publicas de enfrentamento a violência contra a mulher”, onde mostraremos a transformação da vida das mulheres após a criação desta política. No segundo momento falaremos sobre o indicador social “População Jovem – Mulheres de 15 a 24 anos no Mercado de Trabalho”. Onde apontaremos uma política publica para melhoria deste campo, e também como será a intervenção do profissional de Serviço Social junto as categoria buscando sua aceitação no mercado de trabalho

A utilização dos indicadores sociais é de suma importância para a leitura e monitoramento da realidade social. Deste modo, os indicadores sociais referem-se a um processo contínuo e dinâmico que envolve ações de planejamento, execução e avaliação de serviços sociais e um compromisso de construir respostas às necessidades sociais da população. Os indicadores sociais possibilitam informações importantes, que nos permite avaliar aonde vamos, onde estamos e de que forma seguir, em relação aos valores e alcance dos objetivos previamente identificados. Desta forma, para uma intervenção social crítica e propositiva o Assistente Social desenvolve metodologias de trabalho com famílias por meio do aprimoramento de conhecimentos técnicos, habilidades e saberes que expressam um reconhecimento social do trabalho profissional. Portanto o aparato de instrumentos e técnicas, quando articulado a um referencial teórico, garante a análise e a interpretação da realidade, bem como uma atuação coerente e comprometida para a consecução do projeto-ético-político da profissão.

1.1 DEFINIÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS.

No texto estudado a autora Maria das Graças sita varias definições de políticas publicas na visão de diversos autores, mas para ela define políticas publicas como sendo programas de ação governamental visando a coordenar os meios à disposição do Estado e as atividades privadas, para a realização de objetivos socialmente relevantes e politicamente determinado. São as saídas que resultam da atividade política. Elas abarcam o conjunto das decisões e ações relacionadas à alocação imperativa de valores sociais.

No entendimento de Fabio Konder Comparato as políticas publicas são programas de ação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com