TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÕES

Tese: DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  Tese  •  2.837 Palavras (12 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Gestão de Recursos Humanos

GIZELMA SILVA SANTOS RA: 430960

LUZIA PEREIRA DA FÉ RA: 431358

NATHÁLIA JENIFFER MACEDO RA: 431359

TALÍTA ANDRADE DE SOUZA RA: 436901

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO.

Barra das Garças - MT

Abril de 2013

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Tecnologia em Recurso Humanos

KAIME COSTA FONSECA RA: 201352

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Trabalho apresentado, para fins de avaliação parcial na disciplina de Técnicas de negociação do Curso Superior de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera - Uniderp Centro de educação à distância, sob orientação da professora EAD: Maria Cristiane Vinholi de Brito e Tutor Presencial Dannilo Fagundes.

Barra do Garças – MT

Abril de 2013

INTRODUÇÃO

Pode-se dizer que a negociação tem como primeiro objetivo permitir o funcionamento das sociedades nas suas relações de troca garantindo que os bens produzidos tenham utilidade e satisfaçam necessidades básicas de todos.

Afirma-se que a negociação coletiva visa a satisfação de interesses que aparentando ser antagónicos, ainda assim, hão-se responder às necessidades básicas de estruturação da sociedade. A negociação coletiva visa responder a dois objetivos: o primeiro é resolver conflitos sem que daí resulte uma fonte especial de direitos individuais e o segundo criarem normas que vinculam as partes. A negociação, na contratação coletiva, tem especialidades que a negociação comercial não tem. Isto porque, a contratação coletiva está sujeita a normas que impõem comportamentos às partes, que não são aplicáveis a toda demais negociação, nomeadamente, quando obriga a que a parte que toma a iniciativa tem que apresentar, desde logo, uma proposta por escrito.

O objetivo deste manual visa atribuir meios a quem tenha necessidade de participar na negociação voluntária e uma abordagem no sistema legal de negociação em Portugal, e visa suportar formações que tenham por base a formação à distância. Dar a conhecer e preparar todos aqueles que participando na vida ativa de representação coletiva tenham na sua posse instrumentos de suporte à sua formação e atividade negocial.

ETAPA 1

DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÕES

A negociação é um fator diário e inevitável na vida de todo o ser humano. Ela é um produto de uma situação contraditória, em que é necessário tomar uma decisão sobre algo em que os direitos de outros estão envolvidos.

Negociar não significa enfrentamento, mas harmonização de uma situação entre as partes, para que todos os envolvidos possam obter benefícios. A negociação é o processo de comunicação cujo objetivo é chegar a um acordo mútuo sobre as necessidades, interesses e desejos divergentes. Negociar significa persuadir. Além do mais, negociar significa que ambas as partes devem sentir-se satisfeitas com o resultado final.

A negociação é um repertório de comportamentos que inclui comunicação, marketing, psicologia, sociologia, firmeza e administração de conflitos. Sobretudo significa ter nítida compreensão das próprias motivações e da outra pessoa. A negociação é o processo de comunicação cujo objetivo é chegar a um acordo mútuo sobre as necessidades, interesses e desejos divergentes. Negociar significa persuadir. Além do mais, negociar significa que ambas as partes devem sentir-se satisfeitas com o resultado final.

A negociação é um repertório de comportamentos que inclui comunicação, marketing, psicologia, sociologia, firmeza e administração de conflitos. Sobretudo significa ter nítida compreensão das próprias motivações e da outra pessoa. Dessa forma é conveniente adotar na definição de negociação a amplitude de possibilidades que o termo envolve, ou seja, toda negociação envolve a relação humana e, de certo modo, uma negociação, envolve compromissos e são estabelecidas condições.

Por meio de métodos e técnicas de negociação, os interlocutores poderão se deter às esferas de convergência, ampliando e reduzindo as diferenças. Para tanto é preciso analisar o fenômeno sob nova ótica e sob outras dimensões. As atitudes transparentes tendem a ampliar o grau de confiança, contribuindo, assim, para o entendimento. O negociador orientado para o sucesso das suas negociações, negociar com o interlocutor numa metodologia baseada em procedimentos e em critérios legítimos e objetivos.

ETAPA 2 e 3

Podemos citar as 7 habilidades de bom negociador. A negociação é um processo interpessoal, e o maior obstáculo é a nossa tendência de agir sem pensar, o que nos faz cometer erros. Além disso, há muita emoção em uma negociação, e o alto desgaste de energia, muitas vezes, prejudica o desenrolar do acordo. Identificou-se sete habilidades muito importantes para um profissional se tornar um negociador bem-sucedido. Essas habilidades estão divididas em três grupos: pessoas, problemas e decisões. Abaixo, você saberá quais são essas habilidades e como você pode desenvolver uma a uma, para se tornar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com