TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÕES DOS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS

Projeto de pesquisa: DEFINIÇÕES DOS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.258 Palavras (10 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho vai nos proporcionar e dizer o que realmente é a contabilidade, os seus princípios, seu surgimento, sua implantação no Brasil, suas características, seus usuários, e dentre outras infinitas coisas mais, dentro da vasta área de trabalho que o Contador, não aquele que tem simplesmente o diploma e sim aquele que sabe realmente pôr em pratica o que a Contabilidade exige para com a pessoa física ou jurídica que necessitam do contador.

O mesmo vai nos mostrar a Contabilidade desde seu surgimento no Brasil, as leis, decretos, os primeiros contadores, as funções contábeis, e informações que deram a Contabilidade um respeito maior diante da sociedade na atual situação econômica. Também aprofundará os conhecimentos sobre a história da contabilidade, sua evolução nos diferentes períodos, os campos de atuação e o perfil do profissional, tendo em vista que indagações sobre a profissão contábil surgem a todo o momento.

2 DEFINIÇÕES DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE:

ENTIDADE;

O princípio da entidade reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autoria patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles de seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

CONTINUIDADE;

A continuidade ou não da entidade, bem como sua definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas. A continuidade influência o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou não vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível.

COMPETÊNCIA;

As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento. O princípio da competência determina quando as alterações no ativo ou no passivo resultam em aumento ou diminuição no patrimônio líquido, estabelecendo diretrizes para classificação das mutações patrimoniais, resultantes da observância do princípio da oportunidade. O princípio da competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

3 REGIME DE APURAÇÃO.

CAIXA;

No regime de caixa, a receita bruta ou base de cálculo é apurada com base nos valores efetivamente recebidos no mês, escriturados do livro caixa ou nas contas “caixa” e ou “bancos” no livro razão.

Em primeiro momento o recolhimento de tributos pelo o regime de caixa proporciona a redução no valor do imposto a pagar. As empresas que vendem a prazo ganham reforço de capital de giro, pois terão mais tempo para recolher o imposto. Também se beneficiam as empresas que possuem elevados níveis de insolvências ( inadimplência) em suas operações comerciais.

COMPETÊNCIA;

Determina que as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

No regime de competência, a receita bruta é apurada com base no valor do faturamento do mês, ou seja, com base nas notas fiscais emitidas e ou ainda nos serviços prestados, com ou sem emissão de documento fiscal. Assim, a apuração é fácil e objetiva.

4 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES (CONCEITOS).

PEPS;

(Primeiro que entra primeiro que sai). Este é o método de controle de estoques onde os primeiros materiais adquiridos serão os primeiros a sair do estoque, recebendo o mesmo custo na sua saída quanto ao valor no qual foi adquirido, nesse sistema, as saídas do estoque obedecem ao critério de que os primeiros produtos a sair receberão o custo correspondentes ao das primeira entradas no estoque.

UEPS;

(Último que entra primeiro que sai). Ao contrário do método PEPS, este método ocorre de forma que a última mercadoria a entrar no estoque será a primeira a sair. As saídas correntes de mercadorias são avaliadas quanto ao preço, segundo o valor unitário do lote recebido mais recentemente. A teoria é baseada na premissa de que o estoque de reserva é economicamente o equivalente do ativo fixo.

CUSTO MÉDIO PONDERADO;

O custo médio ponderado pode ser considerado o método mais utilizado pelas empresas na atualidade, pois, neste método se avalia os estoques de uma forma que se faz uma média a cada mercadoria que entra no estoque. Custo médio ponderado é o método mais utilizado pelas empresas, pelo qual se calcula a média entre o somatório do custo total e o somatório das quantidades, chegando aa um valor médio de cada unidade. Esse método contábil avalia o preço de todas as retiradas do estoque, ao preço unitário médio do suprimento total do item de estoque, tem ele um efeito estabilizante, pois nivela as flutuações de preços, porém, ao longo do prazo, reflete os custos reais de compra de materiais.

5 OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTOS.

RECONHECIMENTO DA RECEITA;

A definição de receita abrange tanto receitas propriamente dita como ganhos. A receita surge no curso das atividades ordinárias de uma entidade e é designada por uma variedade de nomes, tais como vendas, honorários, juros e dividendos.

Ganhos representam outros itens que se enquadram na definição de receita e podem ou não surgir no curso das atividades honorárias da entidade, apresentando aumentos nos benefícios econômicos e, como tal, não diferem, em natureza, das receitas. Consequentemente, não são considerados como um elemento nesta estrutura conceitual.

DEDUÇÃO DA RECEITA;

A receita formal de uma empresa, chamada de receita bruta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com