TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPÓSITOS DE ESMERALDA DE SANTA TEREZINHA (GO)

Por:   •  11/12/2016  •  Artigo  •  3.023 Palavras (13 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS[pic 1]

CURSO DE TECNOLOGIA EM MINERAÇÃO

MAURICIO BATISTA DE ÁVILA ALMEIDA

DEPÓSITOS DE ESMERALDA DE SANTA TEREZINHA (GO)

Niquelândia – GO

2016

MAURICIO BATISTA DE ÁVILA ALMEIDA

DEPÓSITOS DE ESMERALDA DE SANTA TEREZINHA (GO)

Trabalho elaborado pelo acadêmico Mauricio Batista de Ávila Almeida, do curso superior de Tecnogia em mineração, da Universidade Estadual de Goiás, Campus Niquelândia, como requisito a matéria de Deposito Minerais e apresento a professora Janete Silva.

Niquelândia – GO

2016

AS EMPRESAS E O MEIO AMBIENTE

As empresas são culpadas pelo consumo excessivo e pelas adulterações acontecidas nos recursos naturais, de onde obtém os insumos que serão empregados para obtenção de bens que serão utilizados pelas pessoas. Essa atividade de grande proveito realizada pelas organizações, no entanto, nos últimos anos está quase ficando num segundo plano em função dos problemas ambientais causados pelas indústrias; este problemas se tornam o aspecto mais visível, na maioria das vezes de sua relação com meio ambiente natural. Mais este papel de vilões do meio ambiente tem sua razão, devido à falta de preocupação com meio ambiente, em preocupação a maior produtividade na vende de seus produtos.

Aquelas que tem a preocupação ao meio ambiente, tornando o seu produto mais eficientes ecologicamente, muitas das vezes e por exigências órgãos governamentais, do que por assumirem uma postura de responsabilidade social ambiental, mais não podemos desfavorecer as mesma, pois suas produtividades através dessas atitudes pois são com essas adoções que teremos um desenvolvimento minimamente sustentável.

O início da contaminação por parte das empresas teve início com Revolução Industrial no século XIX, e foi a partir da mesmo que ocorreram várias catástrofes ambientais. Segundo Hardin (1968):

[...] O homem razoável descobre que sua parte dos custos dos desperdícios que descarrega nos recursos comuns é muito menor que o custo de purificar seus desperdícios antes de desfazer-se deles. Já que isto é válido para todos, estamos aprisionados em um sistema de ‘sujar nosso próprio ninho’, e assim prosseguiremos, embora atuemos unicamente como livres empresários, independentes e racionais.

Através deste informativo descrito pelo do autor, podemos considerar que o quando o seres humanos buscam usufruir do meio ambiente com seus recursos, gera um impacto sobre o ambiente, que afeta negativamente o bem estar de outras pessoas. Como e decorrente em empresas que querem desfazer da responsabilidade do impacto ambiental contratando terceiras para o serviço, com o mesmo pensamentos que já citado acima que não e se importa com o bem estar.

O impacto muitas das vezes ocorre por falta de incentivo capazes de induzir à internalização dos custo ambientais por parte da empresas, elas somente interromperiam a geração de contaminações quando essa externalidades ambientais negativas deixassem de gerar benefícios privados. Hardin (1968) que seria mais fácil se houve um lei ou mecânicos fiscal mais barato para os produtores que adotarem um produto renovável.

São através fatores como Estado, a comunidade local, o mercado e o fornecedores que incentivam um resposta de diminuir a contaminação das empresas. O papel do estado e baseado através da legislação, juntamente com as instituições ambientais, no quais geram uma forma de controle do impacto ambiental. A regulação formal utilizado pelo estado pode ser de duas maneiras, a primeira o governo estabelece regulamentações para o uso dos recurso ambientais e passa a fiscalizar o cumprimento da legislação, punindo os infratores. E outro método seria por produtos ambientais de recursos limpos, ou seja a empresa decide, entre contaminar e pagar a taxa, ou descontaminar e incorrer nos custo de redução da emissão de contaminantes.

No mercado as coisas em que se tem um controle ambiental favorável se torna atraente a consumidor, que pensa em mundo renovável, tornando as empresa competidoras de um forma visível mente interessante ao mundo. O Estado e contribuinte para que para que o acontecimento, não sendo ele somente, mas também, a pressão da comunidade, de diferentes grupos organizados, do mercado, dos consumidores, dos fornecedores e etc.  A comunidade locais são muitas das vezes o primeiro agente para identificação de um contaminante, devido serem os primeiros que sofrem com as consequências da poluição.

O papel do mercado e de suma importância pois através deles que haverá uma exigência de um produto renovável. Os países mais desenvolvidos, ou as regiões mais desenvolvidas de um mesmo país, são os que mais consomem produtos ecológicos; isso envolvendo a sua reputação. Muitas empresas são fornecedores uma das outras, isso envolve um questão de exigência no padrão de um produto sustentável.

E como vimos a empresa e responsável pelo resíduos de contaminação, e para que isto seja minimizado o ideal seria aplicação de equipamentos que não contaminantes, favorecendo de modo o consumidor a produtora. A empresa pode ser favorecida das seguintes formas: com menores gastos com matéria-prima, energia e disposição de resíduos, com menor dependência de instalações de tratamento e de destinação final do produto de resíduos; redução ou eliminação de custos futuros decorrentes de processos de despoluição de resíduos enterrados ou de contaminação causada por eles; menores complicações legais (que representam ganhos obtidos pelo não pagamento de multas ambientais); menores custos operacionais e de manutenção; menores risco : atuais e Futuros, a funcionário, público e meio ambiente e  meio ambiente e, consequentemente, menores despesas.

Nos fatores de competitividade da empresa são levadas algumas consideração importantes para o feito: custos, qualidade dos produtos e serviços, nível de controle de qualidade, capital humano, tecnologia e capacidade de inovação. Mais com fatores de competividade a gestão ambiental está cada vez mais sendo aplicada, referentes a suas vantagens: com o cumprimento das exigências normativas; adotando um design do produto de acordo com a exigências ambientais; com redução do consumo de recursos enérgicos; ao reduzir ao mínimo a quantidade de material utilizado por produto; quando se utilizam materiais renováveis, com a otimização das técnicas de produção; com a otimização do uso do espaço nos meios de transportes. Todos esses fatores citados tem uma grande importância para a redução da poluição e fornecimento de ajuda econômica para empresa unindo dois lances.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com