TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Expandido Praça Santa Terezinha Bacabal

Por:   •  21/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.753 Palavras (16 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 16

1. INTRODUÇÃO

Boa parte dos espaços públicos tem perdido o seu real valor de uso, pois deveriam ser usufruídos como um local de lazer para reuniões com a família, uma forma de sair da rotina para relaxar e contemplar. Isso tem deixado de ser cabível para as cidades, sendo perdido ao longo do tempo o verdadeiro significado (SUN, 2011).

De acordo com Castro (1999), as praças de antigamente eram voltadas para a contemplação, para encontros sociais da cidade. É notável a perda desse convívio em boa parte desses locais públicos. Infelizmente esses espaços têm servido apenas como passarela, algo transitório, por conta da perda de funções originais de permanência e sociabilidade (FREITAS; et al, 2016). São valorizados apenas “placas indicativas que referenciam o poder governamental, governadores e prefeitos, que construiu ou reformou aquele espaço” (CASTRO, 1999, p.29). Então como poderá ser invertida essa situação?

Segundo (Brasil, 2005, p.25) A reabilitação é um processo de gestão de ações integradas, públicas e privadas, de recuperação e reutilização do acervo edificado em áreas já consolidadas da cidade, que compreende os espaços e edificações ociosas, vazias, abandonadas, subutilizadas e insalubres; além da melhoria dos espaços de uso coletivo, dos serviços públicos, dos equipamentos comunitários e da acessibilidade, na direção do repovoamento e da utilização pelas diferentes classes sociais.

O estudo a cerca da Revitalização da Praça Santa Terezinha é relevante pelo fato da mesma ser marcante na cidade de Bacabal – Ma e na memória de grande parte de sua população, a Praça Santa Terezinha destaca-se por ser um marco histórico, entretanto, devido ao não aproveitamento dessa área pelo município, encontra-se em estado de degradação.

 Com propósito de utilizar este espaço de grande relevância histórica e arquitetônica em benefício da cidade e região, este Trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo de propor um anteprojeto que vise a recuperação e revitalização de toda estrutura do local, agregando novos espaços que serão destinados a entretenimento, cultura e lazer que a cidade carece.

Como referencial teórico para este estudo utilizou-se o livro “Morte e vida de grandes cidades” de Jane Jacobs (2014); “Praças Brasileiras” de Fabio Robba e Silvio Soares Macedo (2002); “A imagem da cidade” de Kevin Lynch (2014) e “Projeto de praça” de Sun Alex(2008).

O presente trabalho trata de um estudo de caso, com a adição de uma pesquisa descritiva e exploratória no município de Bacabal-MA. Para a construção da pesquisa foi necessário primeiramente escolher o local de estudo. Logo em seguida surgiu o levantamento dos problemas encontrados, as hipóteses de resolução, a justificativa e os objetivos questionados.

 Objetivando propor um anteprojeto para a revitalização do espaço urbano da Praça Santa Terezinha em Bacabal – Ma, irão ser realizadas pesquisas bibliográficas, roteiro de entrevista, isto é, pesquisa qualitativa, análise de referencial teórico sobre o tema abordado, incluindo jornais, artigos e relatos de moradores da cidade, levantamento fotográfico, levantamento de dados, análise do local, estudo de caso, análise da legislação do município.

Segundo Godoy (1995) considerando que a abordagem qualitativa, enquanto exercício de pesquisa, não se apresenta como uma proposta rigidamente estruturada, ela permite que a imaginação e a criatividade levem os investigadores a propor trabalhos que explorem novos enfoques.

 Nesse caso, acredita-se ser a melhor forma para a realização da pesquisa do presente trabalho, uma vez que a ideia é transmitir, por meio do projeto urbanístico os interesses, as necessidades questionadas nas entrevistas. A análise final será resultado da concepção/partido do projeto urbanístico.

O estudo será realizado na Praça Santa Terezinha na cidade de Bacabal – Ma, município do estado do Maranhão. Por ser uma pesquisa muito específica, é essencial o levantamento de dados do município, um estudo de campo com investigação e relatório da área, entrevistas, fotografias, levantamento físico, e etc.

A análise de dados será realizada através da releitura quanto às potencialidades e vulnerabilidades, os desejos e expectativas dos usuários, apresentadas nas entrevistas, as condicionantes climáticas e legais, resultando assim no diagnóstico necessário para a elaboração do programa de necessidades, que consiste na fase inicial de um projeto arquitetônico e urbanístico. Neste programa são listadas todas as decisões que serão partes de um projeto. 

O capítulo 1 é constituído pela presente Introdução. O capítulo 2 é dividido em três subtítulos que fazem parte da fundamentação de teorias acerca do objeto de estudo e o segundo um contextualização da área; O capítulo 3, apresentará um breve estudo de caso da Orla do lago Propacany e da Praça da Matriz Nove de Julho, nele será apresentado a ficha técnica e localização, implantação e acessos, informações sobre o entorno, aspectos espaciais, estruturais e aspectos plásticos e volumétricos. No capítulo 4 serão apresentados os resultados e as discussões alcançadas com a confecção do presente estudo. Por fim, o capítulo 5 com a conclusão, expondo as dificuldades, importância e síntese final de todo trabalho.

Nesse contexto, o projeto terá uma importância social e cultural, podendo ser de grande destaque entre as cidades vizinhas, até mesmo um novo patrimônio para o município de Bacabal-MA.

1.1 CONCEITOS

1.1.1 Requalificação

Requalificação, revitalização e reabilitação são termos que estão unidos dentro do contexto urbano pois se juntam no mesmo processo de dar vida ao que está morto (PERDIGÃO, 2013, p.1). O termo requalificar surgiu por volta da segunda metade do século XX, devido a necessidade que alguns espaços vinham tendo devido a sua degradação. Isso levou à escassez em várias áreas, deixando diversos lugares abandonados, sem utilidade e depravados. Por conta disso, notou-se que havia uma necessidade de renovação, de um novo olhar voltado para intervenções nesses espaços decadentes; e com tudo isso, a cidade ganharia mais urbanidade e consequentemente vitalidade (BEZERRA; CHAVES, 2014).

É notório que várias cidades passaram por um processo de crise no que se trata do urbanismo, devido a crises e guerras, por isso, houve a necessidade de encontrar novas soluções e estratégias para a melhoria desses locais que também se encontravam ociosos devido a falta de infraestrutura. E quando se trata de lugar, são várias as estruturas que precisam existir em uma correlação do espaço e do usuário e que está relacionado ao comportamento da cidade em si. (KOURY,2015).

Requalificar, como se refere o termo, é dar uma função nova a algo; é inovar o que está velho; é aplicar em uma determinada área um novo valor significativo que envolva todos, não só uma parte (PERDIGÃO, 2013, p.1). Requalificar precisa de todo uma relação com um grupo ou comunidade, para que todos juntos possam chegar a um desejável planejamento. Essa seria a melhor forma de todos compreenderem uns aos outros, acabando com toda confusão por falta de comunicação (NETO; PALACIOS, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (466.7 Kb)   docx (885.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com