TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO DE TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Dissertações: DESAFIO DE TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Com o início da Revolução Industrial que aconteceu no século XVII, e como consequência o crescimento nas industriais, alguns autores viram necessidades de estudar maneiras de empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno. Tendo a Teoria Geral da administração que teve alguns dos principais precursores que iremos comentar: Frederick Winslow Taylor e Henri Fayol, como suas teorias ajudaram no desenvolvimento e organizações das empresas.

No mundo atual temos que solucionar vários problemas, a TGA procura fazer com que suas habilidades sejam desenvolvidas em determinadas situações, porque a vida das pessoas depedem de organização. Sem administração, nenhuma empresa conseguiria sobreviver. Vejamos como a interação é fundamental para o sucesso da empresa ou organização segundo Taylor e Fayol.

Administração e suas habilidades dentro de uma organização

Taylor x Fayol – Um confronto de idéias e organizações

A partir do início do século XX, as organizações passaram a possuir maior complexidade para atender às necessidades da população; tornou-se imprescindível adotar os novos conhecimentos administrativos, que estavam sendo formulados para enfrentar a concorrência cada vez maior, na tentativa constante de ofertar produtos e serviços, com qualidade e menores custos.

A Administração passou a ser vista como de fundamental importância para a vida e para as organizações contemporâneas, considerando-se que a sociedade em que se vive é totalmente organizacional.

Para adquirir um bom desempenho profissional, o administrador necessita ter três tipos de habilidades, que segundo o criador dessa tipologia, Katz (1955 apud CHIAVENATO, 2003), são de natureza: técnica, humana e conceitual.

a) Habilidade Técnica – é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com o fazer prático, com objetos físicos e concretos; consiste em saber utilizar métodos e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas.

b) Habilidade Humana – é a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos. Está relacionada à interação com pessoas e por meio delas. Implica possuir facilidade para o desenvolvimento da cooperação dentro da equipe e o encorajamento da participação dos mesmos.

c) Habilidade Conceitual: é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso. Implica a facilidade em trabalhar com idéias e conceitos, teorias e abstrações. As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagnóstico das situações e com a formulação de alternativas de solução de problemas.

Origens da Teoria Clássica da Administração

A Teoria Clássica é na verdade um conjunto de estudos que se caracterizam fundamentalmente por serem inovadores para a época, virem de encontro a real necessidade de toda uma sociedade mundial que se industrializava rapidamente e, por último, traria mudanças que marcariam época e conseqüências inesperadas, boas e ruins, porém inevitáveis. Uma segunda Revolução Industrial.

A abordagem das organizações nesta teoria é prescritiva e normativa, portanto formal, com o que se tem a fazer por parte do empregado, determinado pela gerência ou supervisão, porque a maior preocupação de seus idealizadores eram com as técnicas, métodos e rotinas para execução de tarefas, para a racionalização do trabalho do operário, por meio do Estudo de Tempos e Movimentos (originou-se da busca para definir o valor dos salários).

Segundo Chiavenato, (2003 p.622) o conceito de organização na Teoria Clássica é de “estrutura formal, como conjunto de órgãos, cargos e tarefas”, com o estabelecimento de padrões de execução e treinamento de operários.

Teoria Geral da Administração - TGA

Surgiu em certos aspectos em decorrência da teoria das Organizações (TO), devido a alguns conceitos e ideologias a respeito das organizações. A TGA trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular, surgiu no início do século passado, Tem aspectos importantes como:

1. Ênfase nas tarefas.

2. Ênfase na estrutura organizacional.

3. Ênfase nas pessoas.

4. Ênfase na tecnologia.

5. Ênfase no ambiente.

6. Ênfase nas competências e na competitividade.

A Abordagem Clássica da Administração

No início do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da administração:

Taylor (americano): que desenvolveu a chamada Escola da Administração Científica, cujo foco principal estava em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário.

Fayol (europeu): que desenvolveu a chamada teoria Clássica, cujo foco principal era o de aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração em bases científicas.

Embora os mesmos não tenham mantido contato e também tendo ambos partidos de pontos de vistas diferentes e até mesmo opostos; suas idéias constituíram as bases da chamada Abordagem clássica da administração.

Desdobramento da abordagem clássica:

[pic]

TAYLOR X FAYOL

• Taylor-( Estudava a empresa do ponto de vista do “chão de fábrica”, de baixo para cima (Produção).

• Fayol-( Estudava a empresa da “alta administração”, de cima para baixo (Organização)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com