TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio De Teoria Da Administração

Monografias: Desafio De Teoria Da Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

OS PRIMORDIOS DA ADMINISTRAÇÃO (PAG.45 VOL. I).

Na época de Moises já se encontrava à necessidade em administrar as dificuldades em atender o povo e julgar as lidas naquela época.

O líder aguardava durante o dia inteiro em uma fila de espera para solucionar problemas do povo.

Diante desta dificuldade delegou chefes que puderam atender melhor ao povo que ficava o dia inteiro aguardando por atendimento e aconselhamento, criando assim uma pirâmide organizacional e delegando conforme nível de competência para atender as necessidades do povo.

A INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (PAG.57/58 VOL. I).

A primeira Revolução Industrial iniciou-se a partir de 1776, com a invenção da maquina de vapor e modificou completamente a estrutura social e comercial da época e alastrando por todo o mundo civilizado, realizado em fases.

1ª A mecanização da Indústria e da Agricultura.

2ª Aplicação da força matriz a Indústria.

3ª O desenvolvimento do sistema fabril.

4ª Um espetacular aceleramento dos transportes e das comunicações.

A partir de 1860, a Revolução Industrial entrou em uma nova fase, é chamada 2ª Revolução Industrial provocada por três acontecimentos importantes.

Desenvolvimento de novo processo de fabricação de aço.

Aperfeiçoamento do Dínamo

Invenção do moto combustão interna.

A segunda revolução Industrial apresenta características marcantes para uma nova fase:

A substituição do vapor pela eletricidade e pelos derivados de petróleo como principais fontes de energia.

O desenvolvimento da maquinaria automática e um alto grau de especialização do trabalho.

O crescente domínio das Indústrias pela ciência.

Transformações radicais nos transportes e nas comunicações, em 1880 Daimler e Benz constroem automóveis na Alemanha. Henry Ford inicia a produção do seu modelo “T” em 1908 nos Estados Unidos. Em 1906, Santo Dumont faz a primeira experiência com o avião.

O desenvolvimento de novas formas Capitalistas.

A expansão da Industrialização até a Europa Central e Oriental a até o Extremo Oriente.

A transferência da habilidade do artesão para a maquina que passou a produzir com maior rapidez deixando assim a produção artesanal para a especialização das tarefas.

Para a TGA a principal consequência disto tudo é que a organização e a empresa moderna nasceram com a Revolução Industrial, graça a uma serie de fatores, dentre os quais podemos destacar.

a) A ruptura das estruturas coorporativas da Idade Média.

b) O avanço tecnológico, graças às aplicações dos progressos científicos a produção, com a descoberta de novas formas de energia e a possibilidade de uma enorme ampliação de mercado.

c) Substituição do tipo artesanal por um tipo industrial de produção.

A INFLUÊNCIA DOS ECONOMISTAS LIBERAIS

Adam Smith (1723 a 1790) é considerado o fundador daeconomia clássica cuja ideia central e a competição.

Para Adam Smith, a origem da riqueza das nações reside na divisão do trabalho e nas especializações das tarefas preconizando o estudo de tempos e movimentos que, mais tarde Taylor e Gilbert iriam desenvolver como a base fundamental da Administração Cientifica nos Estado Unido, também reforçou a importância do planejamento e da organização dentro das funções Administrativas.

ABORDAGEM CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO (Pag.64)

No despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da administração. Um Norte Americano, Frederick Winslow Taylor, desenvolve a Escola de Administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da Indústria por meio, inicialmente, da racionalização do trabalho operário. O outro Europeu, Heni Fayol, desenvolveu a chamada Teoria Clássica, com a preocupação de aumentar à eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em base científica a chamada TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO TGA.

Embora não tenham se comunicado entre si e partido do ponto de vista diferentes e mesmo opostos, suas ideias constituem as bases da chamada Abordagem Clássica ou tradicional da Administração e dominaram aproximadamente as quatro décadas deste século no panorama administrativo das organizações.

Embora oposta entre si, mas com relativa coerência.

De um lado a Escola de Administração Científica desenvolvida por Taylor e de outro lado a escola formada por engenheiros, de outro lado anatomistas e fisiologistas desenvolvidas na França com trabalhos pioneiros de Fayol.

A preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa pela forma de disposição dos órgãos competentes da organização (departamentos) e das suas inter-relações estruturais. Dai a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização.

Predominava a atenção para estrutura organizacional, com os elementos da Administração, com os princípios gerais da Administração, com a Visão Global, tinha uma visão melhor a subdividir a empresa sob a centralização de um chefe principal, constituindo assim a melhoria dos processos administrativos impactando na produção final de cada área de negocio da época.

A administração tornou-se uma das mais importantes áreas de atividade humana.

A tarefa básica da Administração e de fazer as coisas por intermédio das pessoas seja na indústria, no comércio, nas organizações de serviço público, nos hospitais, nas universidades, nas instituições militares ou em qualquer outra forma de empreendimento humano, a eficácia com que as pessoas trabalham em conjunto para conseguir objetivos comuns depende principalmente da capacidade daqueles que exercem funções administrativas.

Pag.7 Idalberto Chiavenato I vol. Cap. I

Abordagens Humanísticas, Neoclássica e Estruturalista da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com