TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL Ao Curso De PEDAGOGIA

Ensaios: DESAFIO PROFISSIONAL Ao Curso De PEDAGOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  3.331 Visualizações

Página 1 de 6

CAROLINE NAISSINGER STEINHAUS-RA 8378867116

DESAFIO PROFISSIONAL

TOROPI-RS

2014

CAROLINE NAISSINGER STEINHAUS-RA 8378867116

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio Profissional apresentado ao

Curso de Pedagogia do Centro de

Educação a Distância-CEAD da

Universidade Anhanguera UNIDERP.

TOROPI-RS

2014

SUMÁRIO

Indentificação.......................................................................................................4

Introdução............................................................................................................4

Desenvolvimento.................................................................................................4

Considerações Finais......................................................................................6

Referências Bibliográficas...............................................................................7

IDENTIFICAÇÃO

Nome do (a) aluno (a): Caroline Naissinger Steinhaus

Curso: Pedagogia

Telefone: 55 81335848 e-mail: caroline.steinhaus@yahoo.com.br

Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Carla Huffel

I-Introdução

Durante o Desafio Profissional participou-se de várias pesquisas sobre atividades curriculares, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares, Referencial Curricular, como também de festas envolvendo Dia das Mães e dos Pais, sem exceções de famílias monoparentais, homossexuais entre outros.

Realizou-se neste desafio, formas de abordagem em famílias contemporâneas, defendendo direitos, privilegiando a acessibilidade, mobilidade, convivência e respeito em âmbito social.

Com o decorrer dos temas, será possível perceber que com pesquisas é provável atender determinados públicos em confraternizações escolares, tanto para o público de mães donas-de-casa e trabalhadoras, como de pais trabalhadores e desempregados. Conforme o tema que foi desenvolvido na pesquisa de Cláudia Denis Alves da Paz, muitas vezes é dada mais atenção às festas dedicadas à mães, porque têm mais tempo disponível para a escola, mas não deixando de dar importância aos pais, os quais não podem dedicar na maioria das vezes seu tempo.

II-Desenvolvimento

Na atualidade, algumas escolas tem o conhecimento de alguns dos aspectos de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares e Referenciais Curriculares, mas na maioria das vezes não é conhecido seus principais aspectos. Em uma escola de Educação Infantil de Brasília, Distrito Federal, é necessário apresentar entre professores os principais aspectos abordados nas leis, quais foram citadas acima. Em seus principais aspectos, está a LDB que reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, sendo que a educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino superior.

Os Parâmetros Curriculares (PCN) são a referência básica para a elaboração das matrizes de referência. Os PCN´s foram elaborados para difundir os princípios da reforma curricular e orientar os professores na busca de novas abordagens e metodologias. Traça um novo perfil para o currículo, apoiado em competências básicas para a inserção dos jovens na vida adulta; orientam os professores quanto ao significado do conhecimento escolar quando contextualizado e quanto à interdisciplinaridade, incentivando o raciocínio e a capacidade de aprender.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afrobrasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio, também detalha os direitos e as obrigações dos entes federados ante a implementação da lei compõem um conjunto de dispositivos legais considerados como indutores de uma política educacional voltada para a afirmação da diversidade cultural e da concretização de uma educação das relações étnico-raciais nas escolas, desencadeada a partir dos anos 2000.

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Volume 1, defende as referências e orientações pedagógicas para a implementação de práticas educativas de qualidade que promovam as condições necessárias para o desenvolvimento integral e de cidadania das crianças. Cabe ressaltar que a criança tem direito de viver experiências prazerosas nas instituições sempre respeitando pluralidade e diversidade da sociedade brasileira, sendo que o Referencial traz uma proposta aberta, flexível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com