TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL: DIAGNÓSTICO E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE SUCESSÃO PARA A EMPRESA DE BEBIDAS PIRA

Trabalho Universitário: DESAFIO PROFISSIONAL: DIAGNÓSTICO E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE SUCESSÃO PARA A EMPRESA DE BEBIDAS PIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.811 Palavras (8 Páginas)  •  857 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ANHANGUERA-UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

ALUNA: SARA ANGELICA OLIVEIRA DE OLIVEIRA

RA: 9523394137

DESAFIO PROFISSIONAL:

DIAGNÓSTICO E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE SUCESSÃO PARA A EMPRESA DE BEBIDAS PIRA

TUTORA: PROFª- ROSA ELIZA TASCHETTO SCHMITT

SÃO PEDRO DO SUL, 16 DE SETEMBRO DE 2014

SUMÁRIO

RESUMO......................................................................................................................03

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................04

2 JUSTIFICATIVA......................................................................................................03

3 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................05

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................11

RESUMO

Este desafio tem a finalidade de analisar, avaliar e tentar oferecer uma solução no processo de sucessão da empresa de bebidas Pira. Empresa esta que foi fundada em 1965 pelo senhor João, recém casado e com dois filhos. A Empresa inicialmente começou com a fabricação de cachaça, logo foi se expandindo vindo a se tornar indústria de cachaça e conhaque, se tornando referência no ramo, na região de São Paulo. Atualmente a empresa conta com 138 funcionários, sempre foi administrada pelo proprietário, que deseja se aposentar, anunciando então que deixará a mesma sob comando de seus filhos. Portanto o desafio busca encontrar uma solução para a escolha da sucessão já que ambos não possuem qualificação.

Palavras-chave: sucessão administrativa, conhecimento, funções administrativas

1 INTRODUÇÃO

O presente desafio tem como por objetivo fazer uma análise da Empresa de Bebidas Alcoólicas Pira, fundada no ano de 1965, na região metropolitana de São Paulo, pelo senhor João, que havia vindo do Nordeste para São Paulo em 1956, com apenas 14 anos para trabalhar; senhor recém casado com dois filhos, empresa esta que iniciou com apenas um alambique produzindo cachaça e depois foi se expandindo vindo hoje ser uma indústria reconhecida não só em São Paulo, mas também referência em âmbito nacional, pela qualidade dos produtos que oferece, trata-se de uma empresa familiar, pois trabalham na empresa seus dois filhos Paulo e Iran, além de mais 138 funcionários, distribuídos em todos os setores.

A empresa sempre foi administrada pelo senhor João, proprietário que sempre teve autonomia para administrar, porém seus filhos apenas receberam e acataram ordens do pai, trabalhando em quase todos os setores da empresa. Mas atualmente o doutor João como é conhecido dentro da empresa, resolve se aposentar, reúne o quadro de empregados e anuncia a todos a sua intenção, o que causa bastante preocupação por parte dos funcionários, que questionam como vai ficar a empresa, já que não visualizam em nenhum de seus dois filhos um sucessor para ocupar o cargo de gerencia, pois nenhum tem qualificação profissional, instala-se uma crise gerencial.

2 JUSTIFICATIVA

O artigo em questão tenta elaborar uma solução para o desafio proposto, que consta de um processo de sucessão de uma empresa familiar, cujo pai foi o fundador e sempre exerceu o papel de presidente da empresa de bebidas alcoólicas da região metropolitana de São Paulo, a mesma apesar de grande sucesso tem a necessidade de entrar com o processo de sucessão aja visto a vontade do senhor João, atual gerente, pedir a aposentadoria, onde começa a problemática da escolha de seu sucessor, visto que são seus herdeiros os dois filhos, que trabalham na empresa, mas não estão qualificados para assumirem o cargo. De que forma deverá ser feito o processo de sucessão e a quem deverá ser confiado o cargo?

3 DESENVOLVIMENTO

Os filhos por sua vez, tentando agilizar o processo, mesmo o pai ainda não ter definido um prazo para deixar a empresa, contrataram uma empresa de consultoria para fazer um levantamento da situação da empresa e direcionar os passos a serem seguidos.

A empresade consultoria contratada iniciou traçando um perfil da empresa e dos gestores para sugerir as ações a serem implementadas para as mudanças na estrutura gerencial, no intuito de manter a empresa pira, referência no ramo de bebidas alcoólicas, avaliou competências e habilidades, para investigar de cada um dos filhos, candidatos ao cargo de gerente na sucessão da empresa Pira.

A empresa de consultoria resolveu investigar o perfil dos candidatos da seguinte forma:

Montou uma tabela( Fonte: Chiavenatto2007), onde avaliou os quesitos:

• Conhecimento(saber)

• Habilidade( saber fazer)

• Julgamento( saber analisar)

• Atitude( saber fazer acontecer)

TABELA DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO GESTOR

Competências e Habilidades do Gestor Paulo Iran

Assumir Responsabilidades X X

Liderança # #

Formular Projetos e Objetivos # X

Habilidades Técnicas # #

Pensar Estrategicamente # X

Motivação X X

Capacidade de Transmitir Conhecimentos # X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com