TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENV. ECONOMICO

Trabalho Escolar: DESENV. ECONOMICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  4.826 Palavras (20 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP RIO GRANDE

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

RIO GRANDE/RS

2013

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Priscila Dias Munhoz RA 2330426553 e-mail: pri_ca_dias@hotmail.com.

Leandro Machado RA 3305505044 e-mail: leandromachado@vetorial.net.

Pâmela Pepino RA 2337443532 e-mail: pamela_pepino@hotmail.com.

Sintia Lessa RA 2611481159 e-mail: sintiadiniz@hotmail.com.

Thaís Silva RA 3333547306 e-mail: t_tata_s@hotmail.com.

Atividades Práticas Supervisionadas apresentada à (Faculdade Anhanguera - UNIDERP), como exigência parcial para a disciplina de (Desenvolvimento Econômico) do curso de Administração, sob orientação dos Professores ().

RIO GRANDE/RS

2013

SUMÁRIO

Introdução ----------------------------------------------------------------------------------------- 4

Conceito de Desenvolvimento Econômico------------------------------------------------ 5

PIB (Produto Interno Bruto)------------------------------------------------------------------- 5

Índice de Gini ------------------------------------------------------------------------------------ 6

Curva de Lorenz -------------------------------------------------------------------------------- 7

Índice de Desenvolvimento Humano ------------------------------------------------------ 7

Países do BRICS-------------------------------------------------------------------------------- 8

Países membros do BRICS------------------------------------------------------------------- 9

Tabelas de estatísticas dos países BRICS----------------------------------------------- 9

Características dos países BRICS--------------------------------------------------------- 10

PIB dos países BRICS------------------------------------------------------------------------ 10

A influência da ciência e da tecnologia--------------------------------------------------- 11

IDH do município de Rio Grande----------------------------------------------------------- 11

Desenvolvimento econômico de Rio Grande ------------------------------------------- 12

A influência do ensino superior------------------------------------------------------------- 12

A influência da carga tributária-------------------------------------------------------------- 12

Considerações finais--------------------------------------------------------------------------- 14

Bibliografia---------------------------------------------------------------------------------------- 15

INTRODUÇÃO

Esta atividade tem a importância da compreensão da atividade econômica através da comparação e a análise sobre a evolução de indicadores ou índices econômicos. Através desse estudo, propõe-se a comparação das perspectivas do desenvolvimento econômico entre países, conceituando o Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), além de informar dados sobre os países que compõe o BRICS, comparando sua evolução no desenvolvimento econômico e a influência do bloco na economia mundial.

DESENVOLVIMENTO

Conceito de desenvolvimento econômico

De acordo com Bresser Pereira, desenvolvimento econômico é um fenômeno histórico de acumulação de capital, salários e aumento sustentado da produtividade, sendo que a acumulação de capital deve-se ao progresso técnico do trabalho, que leva ao crescimento da produtividade e consequentemente ao aumento de salário e da satisfação da sociedade.

De acordo com o que pensa Bresser Pereira, os dois fatores fundamentais para determinar o desenvolvimento econômico são a taxa de acumulação de capital em relação ao produto nacional, e a capacidade de incorporação de progresso técnico à produção. O fator principal a determinar a maior ou menor aceleração do desenvolvimento capitalista é a existência ou não de uma estratégia nacional de desenvolvimento. O crescimento da produtividade de um país depende, diretamente, da acumulação de capital e da incorporação de progresso técnico à produção. E esses, por sua vez, dependem em geral da qualidade das instituições formais e informais que cada sociedade estiver adotando.

Produto Interno Bruto (PIB)

Produto Interno Bruto trata-se da soma de bens e serviços finais produzidos numa determinada região sejam cidades, estados ou países. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia a fim de mensurar a atividade econômica de uma região.

Para comparar o comportamento do PIB de um país ao longo do tempo, é necessário fazer a diferença entre o PIB real e o nominal, sendo que o real é o valor calculado a preços no ano em que foi produzido e comercializado. Já o PIB nominal é calculado a preços constantes sendo escolhido o ano-base onde o cálculo é feito eliminando o efeito da inflação.

O mais indicado para avaliações consistentes é o PIB real que leva em conta apenas as variações nas quantidades produzidas dos bens e não as alterações dos preços de mercado.

Cálculo do PIB:

PIB = C + I + G + X – M

Onde C é o consumo privado,

I é o total de investimentos realizados,

G representa gastos governamentais,

X é o volume de exportações e

M é o volume de importações.

Índice de Gini

O Índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade que serve para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva de renda, criando uma escala compatível desse grau de desigualdade. Esse índice tem esse nome pois foi desenvolvida pelo estatístico italiano Conrado Gini no ano de 1912.

O Índice de Gini é calculado a partir da área formada pela curva de Lorenz, um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender a desigualdade.

Dividindo a área α pela área de plena desigualdade, formada pela área do triângulo ABC representado a seguir pela figura 1, tem-se:

G =

Figura 1. Representação gráfica do Índice de Gini

Fonte: Wikipédia

Na figura 1, o eixo horizontal representa a porcentagem de pessoas, e o eixo vertical, a porcentagem da renda. A diagonal representa a igualdade perfeita de renda.

Curva de Lorenz

É a representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda. Consegue-se obter a curva de Lorenz ordenando a população por renda domiciliar per capita; acumulando no eixo horizontal a porcentagem da população de 0 a 100% e acumulando no eixo vertical a porcentagem de renda detida pela população.

A Reta da Igualdade Perfeita é a situação hipotética na qual todos os pontos tem o mesmo rendimento, ou seja, a renda é distribuída de forma perfeitamente equitativa fazendo com que a curva coincida com a linha reta diagonal ligando os pontos (0,0) e (100,100). Na situação oposta (desigualdade perfeita), a curva coincide com o eixo das abscissas até o ponto (100,00) e vai até o ponto (100,100) representando toda renda detida pela população. Essas situações apresentadas são situações extremas, pois o que se deve observar é que quanto maior a distância entre a reta de desigualdade perfeita e a curva de distribuição efetiva, maior a desigualdade de distribuição de renda.

Figura 2

Fonte: blogspot.com. br.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

É um índice que contrapõe o Produto Interno Bruto (PIB), e que procura considerar não apenas a dimensão econômica, mas outros aspectos que influenciam na qualidade de vida humana. O IDH varia de zero a um e é medida com três dimensões: Renda: medida pelo PIB corrigido pelo poder de compra da moeda de cada país; Longevidade: medida pelos números de expectativa de vida ao nascer; e Educação: avaliada pelo índice de analfabetismo e pela taxa de matrícula em todos os níveis de ensino.

IDH = L + E + R / 3

L= EV-25/60 (em que, EV= expectativa de vida)

E= 2TA+TE/3 (em que , TA= taxa de alfabetização e TE= taxa de escolaridade)

R= log10 PIB pc -2/2,60206 (em que, log10PIBpc = logaritmo decimal do PIB per capita)

IDH= zero (inexistência de desenvolvimento humano)

IDH = 1 (desenvolvimento total ou pleno)

IDH entre 0 e 0,499 (desenvolvimento considerado baixo)

IDH entre 0,500 e 0,799 (desenvolvimento médio)

IDH superior a 0,800 (desenvolvimento considerado alto)

Países do BRICS: Agrupamento Brasil – Rússia – Índia – China – África do Sul

BRICS foi uma ideia formulada pelo economista – chefe da Goldman Sachs, Jim O Neil fixando como categoria da análise dos meios econômicos financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China e em 2011, a África do Sul passou a fazer parte desse agrupamento que adotou a sigla BRICS.

O Brasil vivencia fortemente e estagnação econômica que levou os anos de 1980 a serem conhecidos como década perdida, a Rússia vivia ainda sob um regime comunista, a Índia buscava o comércio externo, e a China iniciava reformas para abrir seu imenso mercado consumidor às empresas capitalistas. Três décadas depois, esses países lideraram a retomada do crescimento econômico e global após uma grande crise entre os anos 2008 e 2009 que abalaram as estruturas financeiras dos países mais desenvolvidos.

.

Os países do BRICS para consolidar o novo posicionamento e importância no cenário mundial se articularam buscando formas de aumentar sua participação nos rumos econômicos do planeta bem como sua inserção na política internacional.

A força das economias do BRIC é de crescente importância para e economia global. Enquanto as economias maduras em todo mundo lidam com os déficits orçamentários elevados, crescimento fraco e aumento do desemprego, os países do BRIC estão se expandido rapidamente, diminuindo a pobreza e dando impulso à economia global. Porém, um desafio fundamental para as economias dos BRICS é a inflação.

Países membros do BRICS

Membro Líder Ministro das Finanças Presidente do Banco Central PIB

(nominal•PPC)

$milhões de USD

PIB per capita

(nominal•PPC)

$USD IDH População

Brasil

Presidente

Dilma Rousseff

Ministro das Finanças

Guido Mantega

Alexandre Tombini

2.023.518 2.181.677 10.471 11.289 0,718 193.088.765

Rússia

Presidente

Vladimir Putin

Ministro das Finanças Aleksei Kudrin

Serguei Ignatiev

1.476.912 2.218.764 10.521 15.807 0,755 141.927.297

Índia

Primeiro-ministro

Manmohan Singh

Ministro das Finanças Pranab Mukherjee

Duvvuri Subbarao

1.430.020 4.001.103 1.176 3.290 0,547 1.180,251.000

China

Presidente

Xi Jinping

Ministro das Finanças Xie Xuren

Zhou Xiaochuan

5.878.257 10.085.708 4.382 7.518 0,687 1.338.612.968

África do Sul

Presidente

Jacob Zuma

Ministro das Finanças Pravin Gordhan

Gill Marcus

354.414 524.341 7.101 10.505 0,619 49.320.500

Figura 3: membros do BRICS

Fonte: Wikipédia

Tabela de estatísticas relacionada à economia e política dos países BRICS

Categoria Brasil

Rússia

Índia

China

África do Sul

Área

5º 1º 7º 3º / 4º

(disputado) 24º

População

5º 9º 2º 1º 25º

PIB nominal

6º 11º 10º 2º 28º

PIB (PPC)

8º 6º 4º 2º 25º

Exportações

21º 11º 20º 1º 36º

Importações

20º 17º 11º 2º 34º

Balança comercial

187º 4º 182º 1º 179º

Consumo de eletricidade

6º 4º 5º 1º 14º

Automóvel per capita

65° 51° 114° 72° 69º

Liberdade econômica

81° 122° 121° 111° 50º

Produção de petróleo

9° 1° 23° 5º 42º

Índice de Desenvolvimento Humano

84º 66º 134º 101º 123º

Figura 4: Estatísticas dos países BRICS

Fonte: Wikipédia

Os índices apresentados na figura 4 apresentam as posições dos países BRICS no ranking relacionados à economia e a política. Os melhores colocados estão na tabela destacados em negrito. Através dessa tabela podemos verificar que o Brasil não se destaca em nenhuma das categorias. A China se destaca na maioria das categorias, e o segundo país mais destacado é a Rússia em automóvel per capita, produção de petróleo e IDH.

Características dos países BRICS

- Economia estabilizada recentemente;

-Situação política estável;

- Mão de obra em grande quantidade e em processo de qualificação;

- Níveis de exportação e produção em crescimento;

- Boas reservas de recursos minerais;

-Investimentos em setores de infraestrutura (estradas, ferrovias, portos, aeroportos, usinas, hidrelétricas, etc.);

- PIB em crescimento;

- Índices sociais em processo de melhorias;

- Diminuição, embora lenta, das desigualdades sociais;

- Rápido acesso da população ao sistema de comunicação (celulares, Internet, inclusão digital, etc.);

- Mercados de capitais recebendo grandes investimentos estrangeiros.

PIB dos países BRICS

Brasil: US$ 2,21 trilhões ou R$3,675 trilhões (ano de2010)

Rússia: US$2,22 trilhões (estimativa 2010)

Índia: US$ 4,04 trilhões ( estimativa2010)

China: US$ 6,05 trilhões (2010)

África do Sul: US$ 524 bilhões (2010)

A influência da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento dos países BRICS

Os BRICS estão injetando novos recursos, dinamismo e inovação em esforços para melhorar a saúde nos países mais pobres do mundo, explorando a influência crescente no desenvolvimento e na saúde global desempenhando um papel cada vez mais importante na melhoria da saúde nos países menos desenvolvidos.

O Brasil teve o compromisso de influenciar as políticas globais sobre acesso universal e tratamento do Hivificantly. A China tornou-se líder no tratamento da malária na África, enquanto a África do Sul é pioneira da introdução do novo diagnóstico molecular da tuberculose.

Além da assistência, os BRICS estão produzindo qualidade, tecnologia de saúde de baixo custo que revolucionaram a acesso de saúde entre as populações pobres.

Os membros do BRICS destacaram a importância da transferência da tecnologia entre países em desenvolvimento, além do papel dos medicamentos genéricos para garantir direito universal à saúde.

IDH do município de Rio Grande – RS

IDH 1991 0,739

IDH 2000 0,793

IDH Renda 1991 0,684

IDH Renda 2000 0,735

IDH Longevidade 1991 0,691

IDH Longevidade 2000 0,727

IDH Educação 1991 0,843

IDH Educação 2000 0,918

Conclui-se analisando a tabela que os índices do município aumentaram em 2000, porém a educação foi o índice que teve maior aumento.

Desenvolvimento Econômico de Rio Grande

A economia de Rio Grande se concentra na maior parte na atividade portuária que a grande responsável pela exportação de grãos e pela importação de fertilizantes e containers do país, através de várias empresas que exportam e importam os produtos. Outras atividades que movimentam a economia do município são as festas como a Festa do Mar e a FEARG-FECIS que trazem turistas de várias cidades para prestigiá-las.

Rio Grande tem se destacado em âmbito estadual e nacional ao longo dos últimos anos pela ampliação do canal do porto da cidade. Vários investimentos aumentaram a economia do município, começando com a construção da plataforma P-53 da Petrobrás desenvolvendo um polo naval e dando segmento com a construção de outras plataformas que geram emprego e renda para Rio Grande.

A influência do ensino superior no desenvolvimento pessoal e profissional de Rio Grande

O mercado de trabalho atualmente exige um alto nível de conhecimento que só pode ser adquirida através de estudo, embora as habilidades técnicas e experiências possam ser aprendidas ao passar do tempo.

A importância do ensino superior em todo país deve-se ao fato de que pessoas mais qualificadas produzem mais e melhor fazendo com que objetivos sejam atendidos.

As pessoas que possuem uma graduação possuem uma visão mais contextualizada do mundo permitindo enxergar além dos fatos que ocorrem ao seu redor e por isso conseguem ter mais condições de tomar decisões e prevenir ameaças.

O município de Rio Grande, estando em plena expansão econômica precisa cada vez mais de pessoas qualificadas para que possam dar conta dos desafios que a cidade enfrenta para o seu crescimento.

A influência da carga tributária para o desenvolvimento local

A carga tributária é a parcela de recursos que o Estado retira dos indivíduos e empresas para financiar as ações do governo através de cobrança de impostos. Uma das formas de medir o impacto dessa coleta é compará-la com o PIB que é a soma produzida de um país no período de um ano.

O Brasil possui atualmente 88 tributos entre impostos, contribuições e taxas, onde sua carga tributária é de aproximadamente 35,5% do PIB, o que significa que os cofres públicos recebem um valor que equivale a mais de um terço do que o país produz.

Nos municípios, os tributos cobrados pela prefeitura geram renda para a manutenção de ruas, estradas, praças etc.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho apresentou os índices que medem o desenvolvimento econômico com a finalidade de entendimento para analisarmos o desenvolvimento da economia de cada país, principalmente daqueles que fazem parte do BRICS.

Podem-se verificar através desse estudo que o Brasil possui menores taxas de crescimento em relação aos outros países do agrupamento. Em contrapartida, a China possui maiores taxas.

Além disso, verifica-se como aspectos que influenciam no desenvolvimento de um país a presença da ciência e da tecnologia, a carga tributária e o ensino superior.

Através do estudo dessa disciplina, é possível comparar o desenvolvimento dos países e entendermos o porquê alguns países são mais ricos e outros mais pobres.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. O Conceito Histórico do Desenvolvimento Econômico.

Item intitulado “Desenvolvimento e Crescimento”, p. 3-10. Disponível em:

https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zMGE1YzJmYmEtNTEwNS00M

mRkLTliYjgtOWM3YjU3MzJkNTg4&hl=pt_BR&authkey=CNPbpc0P. Acesso em:

29 set. 2012.

O Desenvolvimento Econômico do Brasil durante o período do populismo. Disponível em:

https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zMDQ2MzY0MDgtOTQ1Yy00Yj

QxLWFlNjYtMmIwZmU0ZTE1N2U5&hl=pt_BR&authkey=CJMARINI, Ruy Mauro.

Desenvolvimento e dependência. Disponível em:

https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zZjZhM2M1ZDUtZWZlYy00OT

VhLTg2OWMtNmY1NjFiN2U3MjMx&hl=pt_BR&authkey=CLG71dUE. Acesso

em: 29 set. 2012.

SMANIOTTO, Edgar Indalecio. Dependência e Desenvolvimento na América

Latina: uma obra e dois presidentes. Revista HISTEDBR On-line. Resenha do livro:

CARDOSO, Fernando Henrique; FALETTO, Enzo. Dependência e Desenvolvimento

na América Latina: Ensaio de Interpretação Sociológica. 7. ed. Rio de Janeiro:

Editora LTC, 1970. Disponível em:

https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zMDBiNzRiOGItMjA3ZS00OTU

xLTk5MTItYjI2ZThkOTM0ZWEx&hl=pt_BR&authkey=CICM0p4H. Acesso em:

Acesso em: 29 set. 2012.

Desenvolvimento Econômico. Disponível em:

https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zMDQ1NDgwODQtYTBjNi00N

mRiLWJiNzItODQ3NzcxZmVjMzQ1&hl=pt_BR&authkey=CM60l_0P. Acesso em:

29 set. 2012.

http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/IDHM%

2091%2000%20Ranking%20decrescente%20(pelos%20dados%20de%202000).ht

m. Acesso em: 29 set. 2012.

http://www.pnud.org.br/idh/. Acesso em: 29 set. 2012.

PNUD. Textos analíticos (diversos textos). Disponível em:

http://www.pnud.org.br/atlas/textos_analiticos/index.php. Acesso em: 29 set.

2012.

Brasil ocupa 73ª posição entre 169 países no IDH 2010. Disponível em:

https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zMWViNTM5MzUtMGMzZi00

ODQ1LTk3ZDYtMmZmNzNjZTM1ODk1&hl=pt_BR&authkey=CLa5gvwL.Acesso em: 29 set. 2012.

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP RIO GRANDE

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

RIO GRANDE/RS

2013

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Priscila Dias Munhoz RA 2330426553 e-mail: pri_ca_dias@hotmail.com.

Leandro Machado RA 3305505044 e-mail: leandromachado@vetorial.net.

Pâmela Pepino RA 2337443532 e-mail: pamela_pepino@hotmail.com.

Sintia Lessa RA 2611481159 e-mail: sintiadiniz@hotmail.com.

Thaís Silva RA 3333547306 e-mail: t_tata_s@hotmail.com.

Atividades Práticas Supervisionadas apresentada à (Faculdade Anhanguera - UNIDERP), como exigência parcial para a disciplina de (Desenvolvimento Econômico) do curso de Administração, sob orientação dos Professores ().

RIO GRANDE/RS

2013

SUMÁRIO

Introdução ----------------------------------------------------------------------------------------- 4

Conceito de Desenvolvimento Econômico------------------------------------------------ 5

PIB (Produto Interno Bruto)------------------------------------------------------------------- 5

Índice de Gini ------------------------------------------------------------------------------------ 6

Curva de Lorenz -------------------------------------------------------------------------------- 7

Índice de Desenvolvimento Humano ------------------------------------------------------ 7

Países do BRICS-------------------------------------------------------------------------------- 8

Países membros do BRICS------------------------------------------------------------------- 9

Tabelas de estatísticas dos países BRICS----------------------------------------------- 9

Características dos países BRICS--------------------------------------------------------- 10

PIB dos países BRICS------------------------------------------------------------------------ 10

A influência da ciência e da tecnologia--------------------------------------------------- 11

IDH do município de Rio Grande----------------------------------------------------------- 11

Desenvolvimento econômico de Rio Grande ------------------------------------------- 12

A influência do ensino superior------------------------------------------------------------- 12

A influência da carga tributária-------------------------------------------------------------- 12

Considerações finais--------------------------------------------------------------------------- 14

Bibliografia---------------------------------------------------------------------------------------- 15

INTRODUÇÃO

Esta atividade tem a importância da compreensão da atividade econômica através da comparação e a análise sobre a evolução de indicadores ou índices econômicos. Através desse estudo, propõe-se a comparação das perspectivas do desenvolvimento econômico entre países, conceituando o Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), além de informar dados sobre os países que compõe o BRICS, comparando sua evolução no desenvolvimento econômico e a influência do bloco na economia mundial.

DESENVOLVIMENTO

Conceito de desenvolvimento econômico

De acordo com Bresser Pereira, desenvolvimento econômico é um fenômeno histórico de acumulação de capital, salários e aumento sustentado da produtividade, sendo que a acumulação de capital deve-se ao progresso técnico do trabalho, que leva ao crescimento da produtividade e consequentemente ao aumento de salário e da satisfação da sociedade.

De acordo com o que pensa Bresser Pereira, os dois fatores fundamentais para determinar o desenvolvimento econômico são a taxa de acumulação de capital em relação ao produto nacional, e a capacidade de incorporação de progresso técnico à produção. O fator principal a determinar a maior ou menor aceleração do desenvolvimento capitalista é a existência ou não de uma estratégia nacional de desenvolvimento. O crescimento da produtividade de um país depende, diretamente, da acumulação de capital e da incorporação de progresso técnico à produção. E esses, por sua vez, dependem em geral da qualidade das instituições formais e informais que cada sociedade estiver adotando.

Produto Interno Bruto (PIB)

Produto Interno Bruto trata-se da soma de bens e serviços finais produzidos numa determinada região sejam cidades, estados ou países. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia a fim de mensurar a atividade econômica de uma região.

Para comparar o comportamento do PIB de um país ao longo do tempo, é necessário fazer a diferença entre o PIB real e o nominal, sendo que o real é o valor calculado a preços no ano em que foi produzido e comercializado. Já o PIB nominal é calculado a preços constantes sendo escolhido o ano-base onde o cálculo é feito eliminando o efeito da inflação.

O mais indicado para avaliações consistentes é o PIB real que leva em conta apenas as variações nas quantidades produzidas dos bens e não as alterações dos preços de mercado.

Cálculo do PIB:

PIB = C + I + G + X – M

Onde C é o consumo privado,

I é o total de investimentos realizados,

G representa gastos governamentais,

X é o volume de exportações e

M é o volume de importações.

Índice de Gini

O Índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade que serve para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva de renda, criando uma escala compatível desse grau de desigualdade. Esse índice tem esse nome pois foi desenvolvida pelo estatístico italiano Conrado Gini no ano de 1912.

O Índice de Gini é calculado a partir da área formada pela curva de Lorenz, um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender a desigualdade.

Dividindo a área α pela área de plena desigualdade, formada pela área do triângulo ABC representado a seguir pela figura 1, tem-se:

G =

Figura 1. Representação gráfica do Índice de Gini

Fonte: Wikipédia

Na figura 1, o eixo horizontal representa a porcentagem de pessoas, e o eixo vertical, a porcentagem da renda. A diagonal representa a igualdade perfeita de renda.

Curva de Lorenz

É a representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda. Consegue-se obter a curva de Lorenz ordenando a população por renda domiciliar per capita; acumulando no eixo horizontal a porcentagem da população de 0 a 100% e acumulando no eixo vertical a porcentagem de renda detida pela população.

A Reta da Igualdade Perfeita é a situação hipotética na qual todos os pontos tem o mesmo rendimento, ou seja, a renda é distribuída de forma perfeitamente equitativa fazendo com que a curva coincida com a linha reta diagonal ligando os pontos (0,0) e (100,100). Na situação oposta (desigualdade perfeita), a curva coincide com o eixo das abscissas até o ponto (100,00) e vai até o ponto (100,100) representando toda renda detida pela população. Essas situações apresentadas são situações extremas, pois o que se deve observar é que quanto maior a distância entre a reta de desigualdade perfeita e a curva de distribuição efetiva, maior a desigualdade de distribuição de renda.

Figura 2

Fonte: blogspot.com. br.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

É um índice que contrapõe o Produto Interno Bruto (PIB), e que procura considerar não apenas a dimensão econômica, mas outros aspectos que influenciam na qualidade de vida humana. O IDH varia de zero a um e é medida com três dimensões: Renda: medida pelo PIB corrigido pelo poder de compra da moeda de cada país; Longevidade: medida pelos números de expectativa de vida ao nascer; e Educação: avaliada pelo índice de analfabetismo e pela taxa de matrícula em todos os níveis de ensino.

IDH = L + E + R / 3

L= EV-25/60 (em que, EV= expectativa de vida)

E= 2TA+TE/3 (em que , TA= taxa de alfabetização e TE= taxa de escolaridade)

R= log10 PIB pc -2/2,60206 (em que, log10PIBpc = logaritmo decimal do PIB per capita)

IDH= zero (inexistência de desenvolvimento humano)

IDH = 1 (desenvolvimento total ou pleno)

IDH entre 0 e 0,499 (desenvolvimento considerado baixo)

IDH entre 0,500 e 0,799 (desenvolvimento médio)

IDH superior a 0,800 (desenvolvimento considerado alto)

Países do BRICS: Agrupamento Brasil – Rússia – Índia – China – África do Sul

BRICS foi uma ideia formulada pelo economista – chefe da Goldman Sachs, Jim O Neil fixando como categoria da análise dos meios econômicos financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China e em 2011, a África do Sul passou a fazer parte desse agrupamento que adotou a sigla BRICS.

O Brasil vivencia fortemente e estagnação econômica que levou os anos de 1980 a serem conhecidos como década perdida, a Rússia vivia ainda sob um regime comunista, a Índia buscava o comércio externo, e a China iniciava reformas para abrir seu imenso mercado consumidor às empresas capitalistas. Três décadas depois, esses países lideraram a retomada do crescimento econômico e global após uma grande crise entre os anos 2008 e 2009 que abalaram as estruturas financeiras dos países mais desenvolvidos.

.

Os países do BRICS para consolidar o novo posicionamento e importância no cenário mundial se articularam buscando formas de aumentar sua participação nos rumos econômicos do planeta bem como sua inserção na política internacional.

A força das economias do BRIC é de crescente importância para e economia global. Enquanto as economias maduras em todo mundo lidam com os déficits orçamentários elevados, crescimento fraco e aumento do desemprego, os países do BRIC estão se expandido rapidamente, diminuindo a pobreza e dando impulso à economia global. Porém, um desafio fundamental para as economias dos BRICS é a inflação.

Países membros do BRICS

Membro Líder Ministro das Finanças Presidente do Banco Central PIB

(nominal•PPC)

$milhões de USD

PIB per capita

(nominal•PPC)

$USD IDH População

Brasil

Presidente

Dilma Rousseff

Ministro das Finanças

Guido Mantega

Alexandre Tombini

2.023.518 2.181.677 10.471 11.289 0,718 193.088.765

Rússia

Presidente

Vladimir Putin

Ministro das Finanças Aleksei Kudrin

Serguei Ignatiev

1.476.912 2.218.764 10.521 15.807 0,755 141.927.297

Índia

Primeiro-ministro

Manmohan Singh

Ministro das Finanças Pranab Mukherjee

Duvvuri Subbarao

1.430.020 4.001.103 1.176 3.290 0,547 1.180,251.000

China

Presidente

Xi Jinping

Ministro das Finanças Xie Xuren

Zhou Xiaochuan

5.878.257 10.085.708 4.382 7.518 0,687 1.338.612.968

África do Sul

Presidente

Jacob Zuma

Ministro das Finanças Pravin Gordhan

Gill Marcus

354.414 524.341 7.101 10.505 0,619 49.320.500

Figura 3: membros do BRICS

Fonte: Wikipédia

Tabela de estatísticas relacionada à economia e política dos países BRICS

Categoria Brasil

Rússia

Índia

China

África do Sul

Área

5º 1º 7º 3º / 4º

(disputado) 24º

População

5º 9º 2º 1º 25º

PIB nominal

6º 11º 10º 2º 28º

PIB (PPC)

8º 6º 4º 2º 25º

Exportações

21º 11º 20º 1º 36º

Importações

20º 17º 11º 2º 34º

Balança comercial

187º 4º 182º 1º 179º

Consumo de eletricidade

6º 4º 5º 1º 14º

Automóvel per capita

65° 51° 114° 72° 69º

Liberdade econômica

81° 122° 121° 111° 50º

Produção de petróleo

9° 1° 23° 5º 42º

Índice de Desenvolvimento Humano

84º 66º 134º 101º 123º

Figura 4: Estatísticas dos países BRICS

Fonte: Wikipédia

Os índices apresentados na figura 4 apresentam as posições dos países BRICS no ranking relacionados à economia e a política. Os melhores colocados estão na tabela destacados em negrito. Através dessa tabela podemos verificar que o Brasil não se destaca em nenhuma das categorias. A China se destaca na maioria das categorias, e o segundo país mais destacado é a Rússia em automóvel per capita, produção de petróleo e IDH.

Características dos países BRICS

- Economia estabilizada recentemente;

-Situação política estável;

- Mão de obra em grande quantidade e em processo de qualificação;

- Níveis de exportação e produção em crescimento;

- Boas reservas de recursos minerais;

-Investimentos em setores de infraestrutura (estradas, ferrovias, portos, aeroportos, usinas, hidrelétricas, etc.);

- PIB em crescimento;

- Índices sociais em processo de melhorias;

- Diminuição, embora lenta, das desigualdades sociais;

- Rápido acesso da população ao sistema de comunicação (celulares, Internet, inclusão digital, etc.);

- Mercados de capitais recebendo grandes investimentos estrangeiros.

PIB dos países BRICS

Brasil: US$ 2,21 trilhões ou R$3,675 trilhões (ano de2010)

Rússia: US$2,22 trilhões (estimativa 2010)

Índia: US$ 4,04 trilhões ( estimativa2010)

China: US$ 6,05 trilhões (2010)

África do Sul: US$ 524 bilhões (2010)

A influência da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento dos países BRICS

Os BRICS estão injetando novos recursos, dinamismo e inovação em esforços para melhorar a saúde nos países mais pobres do mundo, explorando a influência crescente no desenvolvimento e na saúde global desempenhando um papel cada vez mais importante na melhoria da saúde nos países menos desenvolvidos.

O Brasil teve o compromisso de influenciar as políticas globais sobre acesso universal e tratamento do Hivificantly. A China tornou-se líder no tratamento da malária na África, enquanto a África do Sul é pioneira da introdução do novo diagnóstico molecular da tuberculose.

Além da assistência, os BRICS estão produzindo qualidade, tecnologia de saúde de baixo custo que revolucionaram a acesso de saúde entre as populações pobres.

Os membros do BRICS destacaram a importância da transferência da tecnologia entre países em desenvolvimento, além do papel dos medicamentos genéricos para garantir direito universal à saúde.

IDH do município de Rio Grande – RS

IDH 1991 0,739

IDH 2000 0,793

IDH Renda 1991 0,684

IDH Renda 2000 0,735

IDH Longevidade 1991 0,691

IDH Longevidade 2000 0,727

IDH Educação 1991 0,843

IDH Educação 2000 0,918

Conclui-se analisando a tabela que os índices do município aumentaram em 2000, porém a educação foi o índice que teve maior aumento.

Desenvolvimento Econômico de Rio Grande

A economia de Rio Grande se concentra na maior parte na atividade portuária que a grande responsável pela exportação de grãos e pela importação de fertilizantes e containers do país, através de várias empresas que exportam e importam os produtos. Outras atividades que movimentam a economia do município são as festas como a Festa do Mar e a FEARG-FECIS que trazem turistas de várias cidades para prestigiá-las.

Rio Grande tem se destacado em âmbito estadual e nacional ao longo dos últimos anos pela ampliação do canal do porto da cidade. Vários investimentos aumentaram a economia do município, começando com a construção da plataforma P-53 da Petrobrás desenvolvendo um polo naval e dando segmento com a construção de outras plataformas que geram emprego e renda para Rio Grande.

A influência do ensino superior no desenvolvimento pessoal e profissional de Rio Grande

O mercado de trabalho atualmente exige um alto nível de conhecimento que só pode ser adquirida através de estudo, embora as habilidades técnicas e experiências possam ser aprendidas ao passar do tempo.

A importância do ensino superior em todo país deve-se ao fato de que pessoas mais qualificadas produzem mais e melhor fazendo com que objetivos sejam atendidos.

As pessoas que possuem uma graduação possuem uma visão mais contextualizada do mundo permitindo enxergar além dos fatos que ocorrem ao seu redor e por isso conseguem ter mais condições de tomar decisões e prevenir ameaças.

O município de Rio Grande, estando em plena expansão econômica precisa cada vez mais de pessoas qualificadas para que possam dar conta dos desafios que a cidade enfrenta para o seu crescimento.

A influência da carga tributária para o desenvolvimento local

A carga tributária é a parcela de recursos que o Estado retira dos indivíduos e empresas para financiar as ações do governo através de cobrança de impostos. Uma das formas de medir o impacto dessa coleta é compará-la com o PIB que é a soma produzida de um país no período de um ano.

O Brasil possui atualmente 88 tributos entre impostos, contribuições e taxas, onde sua carga tributária é de aproximadamente 35,5% do PIB, o que significa que os cofres públicos recebem um valor que equivale a mais de um terço do que o país produz.

Nos municípios, os tributos cobrados pela prefeitura geram renda para a manutenção de ruas, estradas, praças etc.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho apresentou os índices que medem o desenvolvimento econômico com a finalidade de entendimento para analisarmos o desenvolvimento da economia de cada país, principalmente daqueles que fazem parte do BRICS.

Podem-se verificar através desse estudo que o Brasil possui menores taxas de crescimento em relação aos outros países do agrupamento. Em contrapartida, a China possui maiores taxas.

Além disso, verifica-se como aspectos que influenciam no desenvolvimento de um país a presença da ciência e da tecnologia, a carga tributária e o ensino superior.

Através do estudo dessa disciplina, é possível comparar o desenvolvimento dos países e entendermos o porquê alguns países são mais ricos e outros mais pobres.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. O Conceito Histórico do Desenvolvimento Econômico.

Item intitulado “Desenvolvimento e Crescimento”, p. 3-10. Disponível em:

https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zMGE1YzJmYmEtNTEwNS00M

mRkLTliYjgtOWM3YjU3MzJkNTg4&hl=pt_BR&authkey=CNPbpc0P. Acesso em:

29 set. 2012.

O Desenvolvimento Econômico do Brasil durante o período do populismo. Disponível em:

https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zMDQ2MzY0MDgtOTQ1Yy00Yj

QxLWFlNjYtMmIwZmU0ZTE1N2U5&hl=pt_BR&authkey=CJMARINI, Ruy Mauro.

Desenvolvimento e dependência. Disponível em:

https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zZjZhM2M1ZDUtZWZlYy00OT

VhLTg2OWMtNmY1NjFiN2U3MjMx&hl=pt_BR&authkey=CLG71dUE. Acesso

em: 29 set. 2012.

SMANIOTTO, Edgar Indalecio. Dependência e Desenvolvimento na América

Latina: uma obra e dois presidentes. Revista HISTEDBR On-line. Resenha do livro:

CARDOSO, Fernando Henrique; FALETTO, Enzo. Dependência e Desenvolvimento

na América Latina: Ensaio de Interpretação Sociológica. 7. ed. Rio de Janeiro:

Editora LTC, 1970. Disponível em:

https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zMDBiNzRiOGItMjA3ZS00OTU

xLTk5MTItYjI2ZThkOTM0ZWEx&hl=pt_BR&authkey=CICM0p4H. Acesso em:

Acesso em: 29 set. 2012.

Desenvolvimento Econômico. Disponível em:

https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zMDQ1NDgwODQtYTBjNi00N

mRiLWJiNzItODQ3NzcxZmVjMzQ1&hl=pt_BR&authkey=CM60l_0P. Acesso em:

29 set. 2012.

http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/IDHM%

2091%2000%20Ranking%20decrescente%20(pelos%20dados%20de%202000).ht

m. Acesso em: 29 set. 2012.

http://www.pnud.org.br/idh/. Acesso em: 29 set. 2012.

PNUD. Textos analíticos (diversos textos). Disponível em:

http://www.pnud.org.br/atlas/textos_analiticos/index.php. Acesso em: 29 set.

2012.

Brasil ocupa 73ª posição entre 169 países no IDH 2010. Disponível em:

https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zMWViNTM5MzUtMGMzZi00

ODQ1LTk3ZDYtMmZmNzNjZTM1ODk1&hl=pt_BR&authkey=CLa5gvwL.Acesso em: 29 set. 2012.

...

Baixar como  txt (38.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »