TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

Trabalho Universitário: DESENVOLVIMENTO ECONOMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O desenvolvimento econômico é um processo de um país , região, cidade ou bloco econômico referindo se a renda de produto, serviço final , cuja se expressa a renda monetária que no decorrer de um determinado período de tempo vem sendo aumenta, onde visa e determina a população melhor condição de vida, reduzindo a pobreza sendo assim consequentemente haverá melhora na condição de trabalho e moradia juntamente com ampliação dos benefícios sociais. Em destaque na economia podemos apontar o bloco econômico BRICs que vem acontecendo melhoras na econômica dos países integrantes.

Artigo Científico

O Desenvolvimento econômico de cada país depende de suas características próprias, tais como: situação geográfica, extensão territorial, passado histórico, cultura, população e riquezas naturais. Para caracterizarmos um processo de desenvolvimento é fundamental observarmos ao longo do tempo a existência de:

1º Crescimento do bem-estar econômico medida por indicadores, como, por exemplo: Produto nacional total e per capita;

2º Diminuição nos níveis de pobreza, desemprego e desigualdades;

3º Elevação das condições de saúde, nutrição, educação, moradia, etc.

O aspecto fundamental é que o desenvolvimento econômico não pode ser analisado, somente, por meio de indicadores como crescimento do produto real ou crescimento do produto real per capita. Este desenvolvimento econômico deve ser complementado por indicadores que representem, mesmo de forma incompleta, a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, bem como a elevação das condições de saúde, nutrição, higiene, moradia, dentre outras variáveis sociais.

Bloco econômico BRICS

BRICS são as iniciais dos quatro países que compõe a taxa de crescimento econômico, são países em desenvolvimento, sendo eles: Brasil, Rússia, Índia , China e África do Sul. Estes países possuem índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas, como os fatores semelhantes: grande extensão territorial, estabilidade econômica recente, produto interno bruto (PIB), disponibilidade de mão de obra, mercado consumidor em alta, grande disponibilidade de recursos naturais, aumento nas taxas de índice de desenvolvimento humano(IDH), valorização nos mercados de capitais, investimento de empresas nos diversos setores da economia. Sendo a principal característica entre estes países participantes deste bloco econômico é extensão territorial e a diferença em destaque entre estes países participantes do BRICS para o grupo dos países desenvolvidos na economia é que na economia madura destes países desenvolvidos, tem um índice grande de desemprego, já no grupo BRICs enfrentam uma grande escassez de profissionais qualificados.

( O que auxiliou o surgimento do BRIC e agora recentemente BRICs é a economia liberalista ter sido finalizada, onde não tinha intervenção do estado e surgimento de uma nova teoria econômica que surgiu em 1936 que tem a intervenção do estado, sendo usada até atualidade, cuja isso, foi proporcionado logo após as crises que ocorreram nos países desenvolvidos, exemplos a crise dos EUA. )

A inflação continua sendo um desafio fundamental na economia dos BRIC e por questão disso: empresários tem dificuldade de acesso ao financiamento de longo prazo e a escassez de capital de giro como restrições á sua capacidade de expansão. Mas mesmo assim, principalmente no Brasil, houve grande investimentos em maquinas e equipamentos em 2012 e isso vem por influência da Copa do Mundo em 2014 para sediar os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo.

Assim, neste contexto e crescimento econômico, os líderes empresariais das economias do bloco econômico BRICs continuam a serem mais otimistas sobre as perspectivas para suas respectivas em comparação com seus pares em mercados maduros, tendo como um integrante do bloco econômico, a África do Sul em 13/04/2012 e assim abrangendo os quatros continentes existentes, tendo um ponto estratégico para fortalecimento do bloco econômico, sendo o BRICs não somente um bloco econômico, e sim uma associação comercial onde os países integrantes apresentam situações econômicas e índices de desenvolvimento parecidos, onde buscam serem desenvolvidos.

-" O Desenvolvimento econômico e social dos BRICs favorecerá, de todas as maneiras, o desenvolvimento das sociedades civis e ao mesmo tempo, uma pressão de baixo em favor do respeito dos direitos fundamentais. É nessa perspectiva que podemos manifestar um otimismo moderado mas não poderemos certamente impor padrões que mesmo os países industrializados não respeitaram no passado." Pietro Veglio. (Keystone).

Sendo assim é possível uma cidade, região ou país,crescer sem se desenvolver economicamente, gostaria de citar como exemplo a cidade de Louveira, Origem Ática da População

A população Louveirense é de origem Italiana, seus costumes são típicos da Itália. A realização de festas (Abadia), brincadeira de gerações passadas, acostumados com a vida simples da roça, ainda observamos plantações de uva e outras frutas, as reuniões de domingo com toda a família, a tipicidade de jogos de carta, bocha e comemorações ao final da colheita.

As tipicidades deste povo cujas tradições e seu meio simples de vida, algumas são preservadas como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com