TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

Pesquisas Acadêmicas: DESENVOLVIMENTO ECONOMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.872 Palavras (8 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 8

A gestão de Pessoas nas Organizações dentro do contexto Econômico Atual.

Gerenciar não é dirigir para determinados objetivos, mas criar condições

para que os recursos humanos da organização respondam - individualmente

e com criatividade - a um meio que requer permanente adaptação”

(KLIKISBERG, 1997:93).

INTRODUÇÃO

Gestão de Pessoas nas organizações dentro do contexto atual econômico constitui um campo de estudo voltado ao aprofundamento do conhecimento teórico e à compreensão das práticas organizacionais referentes às relações de trabalho e à gestão das organizações. Sua proposta consiste em produzir e sistematizar o campo de conhecimento de gestão de pessoas no contexto organizacional e da sociedade civil organizada. As pesquisas e conhecimentos gerados enfatizarão as dimensões humanas, que cada vez mais precisam ser compreendidas no contexto do trabalho, bem como as dimensões organizacionais que englobam as práticas de gestão de conhecimento e pessoas.

As Teorias guiam as decisões da administração: O estudo da teoria nos ajuda a compreender os processos fundamentais e, baseados nisso, a escolher uma linha eficaz de ação. Em essência, uma teoria é um conjunto coerente de pressupostos elaborado para explicar as relações entre dois ou mais fatos observáveis. Portanto, as teorias válidas permitem-nos prever o que acontecerá sob certas situações. Com esse conhecimento, podemos aplicar diferentes teorias da administração a diferentes situações.

As Teorias dão forma à nossa visão das organizações: O estudo das teorias da administração também mostra de onde retiramos alguma de nossas idéias sobre as organizações e sobre as pessoas que participam delas. Veja, por exemplo, a linha de montagem de Henry Ford. Ela é uma aplicação bastante prática da teoria da administração científica, a idéia de que os administradores podem determinar cientificamente o melhor modo de se realizar qualquer tarefa. Esta teoria é baseada no pressuposto de que as pessoas não gostam de trabalhar: De que pelo contrário, elas precisam de uma supervisão atenta e de incentivo financeiro (uma suposição sensata, dada a natureza monótona, repetitiva e algumas vezes perigosa do trabalho numa linha de montagem). Em anos recentes, entretanto muitos fabricantes enfrentaram uma crise de produtividade, de qualidade e do moral dos empregados, forçando muitos empregadores a repensar as premissas da teoria da administração científica. Em conseqüência a Ford adotou um novo conjunto de pressupostos sobre os empregados que eles se preocupam com seu trabalho e que querem opinar sobre como ele é organizado e realizado idéias que fundamentam a abordagem neoclássica.

As teorias nos conscientizam do ambiente empresarial. A medida que ao estudar as diferentes teorias, passamos a ver que cada uma delas é produto de seu ambiente – das forças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas presentes num dado tempo e lugar. Esse conhecimento nos ajuda a compreender porque certas teorias são apropriadas a diferentes circunstâncias. No inicio do século XX, por exemplo, havia falta de mão de obra especializada, levando os administradores a se concentrarem nos modos de tornar cada trabalhador mais eficiente. Nesse contexto, a abordagem de Henry Ford faz sentido. Hoje, entretanto, quando o nível geral de educação é mais elevado e temos um grande suprimento de mão de obra, outras teorias são mais eficazes.

As teorias são uma fonte de novas idéias: Como você pode ver, as teorias nos dão a chance de assumir um ponto de vista diferente com relação às situações do cotidiano. Serão estudadas diversas escolas do pensamento administrativo, que foram sendo desenvolvidas numa seqüência histórica sendo que as idéias posteriores não substituíram as anteriores, em vez disso cada nova escola tendeu a complementar ou coexistir com as existentes. Ao mesmo tempo, cada escola continuou a se desenvolver e até mesmo a se difundir com outras.

A comunicação é o poder mais forte. Há uma realidade misteriosa neste fenômeno. A comunicação deverá após ser entendido e decifrada, ser colocada a serviço da democracia.

A realidade existe e deixa de existir no mesmo tempo em que é veiculada, comunicada. Este fenômeno pode criar realidades e ao serem silenciadas deixarem de existir. A imagem das pessoas é construída pela comunicação, mas também, destruída. O poder está na mão de quem detém a comunicação; detém a construção da realidade, criando a opinião pública. A força disso está nos resultados das eleições onde verificou- se que os candidatos ligados em algum meio de comunicação, se elegeu. Numa sociedade como a nossa dispor desse meio é certeza de sucesso.

" É a cultura um conjunto de sentidos e significações de valores e padrões, incorporados e subjacentes aos fenômenos perceptíveis da ação e comunicação de um grupo humano concreto. A busca do lucro apoiada pelos meios de comunicação, faz enraizar no homem limites muito além do ético e moral.

A Comunicação é o meio onde a cultura é criada, retransmitida, mas por outro lado é a negação da cultura para servir interesses outros. As informações recebidas na nossa sociedade são expressões ditadas pelo poder. É um instrumento dos privilegiados para universalizar seus interesses. A abrangência dos meios de comunicação e informação desbancou a força da igreja, escolas e da família. A mediação da comunicação manipula valores éticos, morais e sociais.

A inovação nas organizações é, conforme dito inicialmente, um aspecto de base a considerar. A empresa pode necessitar de implementar sistemas de gestão de criatividade e inovação e metodologias adequadas para maximizar a sua capacidade de gerar e concretizar ideias, minimizar os riscos e aumentar a probabilidade de sucesso. Normalmente, o grau de risco é baixo e o impacto de um eventual insucesso reduzido. Os custos têm no entanto tendência a ser subestimados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com