TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

Casos: DESENVOLVIMENTO ECONOMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Elaborar um relatório (resenha) de no mínimo 2 e no máximo 4 paginas a respeito dos seguintes temas:

1) Conceito de Economia.

Define-se Economia como a ciência social que estuda de que maneira a sociedade decide (escolhe) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribui-los entre as varias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Ou seja, é a ciência humana que estuda como a sociedade administra recursos produtivos (fatores de produção) escassos.

A palavra economia deriva do grego oiknomia (de oikos, casa; nomos, lei).

Tem-se, então, um problema de escassez: recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas.

Em função da escassez de recursos, toda sociedade tem de escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos recursos da atividade produtiva entre os vários grupos da sociedade. Essa é a questão central do estudo da Economia: como alocar recursos produtivos limitados, de forma a atender ao máximo ás necessidades humanas.

Da escassez dos recursos ou fatores de produção, associada as necessidades ilimitadas do homem, originam-se os chamados problemas econômicos fundamentais:

- O que e quanto produzir: dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, dentro de leque de possibilidades de produção, quais serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas.

- Como produzir: a sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços.

- Para quem produzir: a sociedade terá também de decidir como seus membros participarão dos resultados de sua produção. A distribuição de renda dependera não só da oferta e da demanda nos mercados de serviços produtivos.

Um sistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pelo qual estar organizada uma sociedade. Engloba o tipo de propriedade, a gestão da economia, os processos de circulação das mercadorias, o consumo e os níveis de desenvolvimento tecnológico e da divisão do trabalho.

Quanto à classificação, atualmente, se conhece a existência de dois sistemas econômicos distintos: o capitalismo e o socialismo. O sistema capitalista ou economia de mercado é regido pelas forças de mercado, predominantemente a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. O sistema capitalista predomina na maioria dos países industrializados ou em fase de industrialização e sua economia baseia-se na separação entre trabalhadores juridicamente livres, que dispõem, apenas da força de trabalho e a vendem em troca de salário, e capitalistas, os quais são proprietários dos meios de produção e contratam os trabalhadores para produzir mercadorias (bens dirigidos para o mercado) visando à obtenção de lucros.

á no sistema socialista, ou economia centralizada, ou ainda economia planificada, as questões fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção, chamadas nessas economias de meios de produção, englobando os bens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com