TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

Artigos Científicos: DESENVOLVIMENTO ECONOMICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  4.698 Palavras (19 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 19

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de nos dar uma visão sobre as práticas de desenvolvimento humano, reconhecendo suas dimensões, com o objetivo nos mostrar como devemos calcular e entender o que é preciso para um país ou uma região ser desenvolvido economicamente e socialmente. Também vamos entender um pouco mais sobre os BRICs, quem são, e o futuro deles na economia mundial.

DEFINIÇÃO DE PIB:

Produto Interno Bruto, é a soma de todos os serviços e bens produzidos em uma determinada região seja, continente, país, estado ou cidade num período que pode ser mês, semestre ou ano.

O PIB se expressa em valores monetários. O PIB é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representa como esta o seu crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia). Os investimentos que as empresas efetuam também influenciam no PIB das Regiões, Se as empresas crescem compram máquinas expandem atividades, contratam trabalhadores, elas movimentam a economia. Os juros altos também atrapalham aqui: os empresários não gastam tanto se tiverem de pagar muito pelos empréstimos para investir. Os gastos do governo são outro fator que impulsiona o PIB. Quando faz obras, como a construção de uma estrada, são contratados operários e é gasto material de construção, o que ele eleva a produção geral da economia. As exportações também fazem o PIB crescer, pois mais dinheiro entra no país e é gasto em investimentos e consumo.

O índice foi desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sen e MahbubulHaq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no seu relatório anual.

COMO DE CALCULA O PIB?

Para se calcular o PIB de uma determinada região utilizamos a seguinte fórmula: PIB = C+I+G+X-M. Onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos dos governos), X (exportações) e M (importações).

PIB PER CAPITA

Este indicador é calculado a partir da divisão do PIB pelo número de habitantes da região. Ele indica quanto cada habitante produzido em determinado período. PIB per Capita brasileiro em 2012 ficou em R$ 22.400.

PIB BRASILEIRO

O PIB do Brasil no ano de 2012, em valores correntes, foi de R$ 4,403 trilhões (crescimento de 0,9 % sobre o ano de 2011).

QUEM CALCULA O PIB?

No Brasil, o cálculo do PIB é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), instituição federal subordinada ao Ministério do Planejamento, desde 1990. Antes disso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) era responsável pela medição. Em 1953, foi publicado pela primeira vez nas Nações Unidas o calculo da produção nacional baseado em um documento de Richard Stone com um titulo de “A primeira versão do manual de conta nacional”.

O QUE É ÍNDICE DE GINI

É um parâmetro internacional que mede a desigualdade de distribuição de renda entre os países, e foi desenvolvido por um matemático Italiano CorradoGini, esse coeficiente varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo do zero menor é a desigualdade de renda num país, ou seja, melhor a distribuição de renda. Quanto mais próximo do um, maior a concentração de renda num país. O índice Gini é apresentado em pontos percentuais (coeficiente x 100).

O Índice de Gini do Brasil é de 51,9 o que demonstra em algumas pesquisas do ano de 2012, que demonstra que nosso país, apesar tantos avanços econômicos dos últimos anos, ainda tem uma alta concentração de renda, ou seja existe poucas pessoas com muita riqueza. Porém, devemos destacar um avanço do Brasil neste índice, já que em 2008 era de 54,4.

ÍNDICE DE GINI DE OUTROS PAÍSES:

- Argentina: 49 (2007)

- China: 47 (2007)

- Alemanha: 27 (2006)

- México: 47,9 (2006)

- Paraguai: 56,8 (2008)

- Noruega: 25 (2008)

- Portugal: 38,5 (2008)

- Estados Unidos: 45 (2007)

- França: 32,7 (2008)

CONCEITO DE CURVA DE LORENZ

A Curva de Lorenz (ou curva de concentração de Lorenz) consiste num gráfico muito utilizado pelos economistas e que procura ilustrar a desigualdade existente na distribuição do rendimento entre as famílias numa determinada economia ou sociedade. Este gráfico consiste num diagrama em que num dos eixos é colocada a variável Rendimento e no outro a População, ambos representados por classes percentuais. Nesse diagrama é então representada uma linha representativa da percentagem de rendimento que cabe a cada grupo da população, o que permite fazer uma leitura do tipo: "os x% da população mais pobre detêm y% do total de rendimento". Quanto mais afastada da diagonal estiver esta linha, maior é a concentração do rendimento, ou seja, maior será a desigualdade na repartição do rendimento entre as famílias.

A curva de Lorenz pode ser complementada com o Índice de Gini, o qual quantifica o grau de concentração dos rendimentos.

CONCEITO DE IDH - ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO.

O IDH mede o desenvolvimento e a qualidade de vida de um país. A metodologia usada pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), esse indicador varia de 0 (zero) a 1 (um) e representa uma medida de três dimensões do desenvolvimento humano que são dados econômicos e sociais: educação, longevidade e PIB, para chegar ao índice de cada país. Foi desenvolvido em 1990 pelo economista, MahbubulHaq, e desde 1991 vem sendo publicado em mais de cem países. Esse medidor de contrapõe com outro indicador o PIB (produto Interno Bruto) per capita, mas outros aspectos que influenciam na qualidade de vida humana. Utilizamos a seguinte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com