TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA A QUESTÃO DA HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL

Monografias: DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA A QUESTÃO DA HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  2.010 Palavras (9 Páginas)  •  1.139 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Vivemos em uma sociedade onde tudo se tornou banal, a violência tem se tornado cada vez mais comum na nossa sociedade. A intolerância, a falta de amor e respeito ao próximo tem se instalado nas pessoas, se tornando totalmente comum.

Neste trabalho, vamos poder ver um pouco mais detalhado, como a intolrancia leva à violência e onde a homofobia se encaixa nesse tema.

DESENVOLVIMENTO

O termo homofobia foi utilizado pela primeira vez nos Estados Unidos em 1971, e no final dos anos 1990, começou a ser utilzado pelos europeus.

Segundo o autor Daniel Borrila (Homofobia História e Crítica de um Preconceito), “a homofobia é a atitude de hostilidade para com os homossexuais”.

O objetivo dos homofóbicos é dissermimar o ódio e a rejeição, em relação aos gays e lésbicas, e ainda os julgam de práticas criminosas e pecaminosas. O homossexual é visto no meio homofóbico como: bizarro, marginal, doente, estranho, dentre outros.

A preocupação com essa hostilidade citada àcima, gerou um estudo sobre as razões que levaram a essa forma de sexualidade e as consequências , a forma que a sociedade vem encarando essa questão. Até hoje a heterossexualidade vem sendo como a opção sexual padrão, normal. Enquanto a homossexualidade ainda é um tabú. A divisão dos gêneros e o desejo (hetero) sexual

, funcionam como um mecanismo de reprodução biológica da espécie humana, sendo assim, a homofobia é a guardiã do gênero masculino e feminino. Com isto, não somente os homossexuais são vítimas da homofobia, como também os travestis, bissexuais, lésbicas, mulheres com ‘traços’ masculinizados e homens mais delicados e sensíveis, por não se enquadrarem a forma clássica, ou seja, normal do gênero.

Se observarmos, a homofobia está em todo o lugar. Seja fazendo piadas e chacotas, apelidando e ridicularizando o indivíduo alvo, podendo chegar a formas brutais como no passado aconteceu com a exterminação, na Alemanha nazista. A homossexualidade é o alvo da homofobia!

Podemos definir a homofobia em duas formas: a afetiva, que é caracterizada pela condenação da prática homossexual; e cognitiva, que prega a tolerância e clemência, fundando um saber a respeito do homossexual, baseando a preconceitos que os reduzem à esteriótipos.

Não se pode pensar em homofobia, sem levar em conta a ordem que se estruturam as relações sociais entre sexo e sexualidade, na origem dos papéis atribuidos à homens e mulheres estão na naturalização das diferenças nos dois sexos, sendo assim, a ordem natural dos sexos determina uma ordem social no qual a mulher complementa o homem, com base em uma subordinação psicológica e social. A violência global é caracterizada na supervalorição de uns e menosprezo à outros, utilizando a mesma lógica na homofobia. Neste caso, o tratamento de desigualdade sofrido pelos homossexuais, é justificado pela dominação, que consiste em ocultar as práticas discriminatórias, vindas de um grupo dominante (heterossexual).

A homofobia é a prática de violência, preconceiro, intolerância e medo, que algumas pessoas da sociedade aderem, agredindo o homossexual e aos do genero ‘não padronizados’, tentando proteger a qualquer custo a relação heterossexual, gerando assim, mais violência e exclusão social.

Vivemos num país de várias desigualdades e exclusões sociais, entre elas também há relação com a má distribuição de renda, baixa escolaridade e preconceito racial e de gênero. Onde os homens brancos ganham mais que os negros, onde mulheres ganham menos que os homens e não são valorizadas. Imaginem os homossexuais, que além desses conceitos que muitas das vezes se enquadram, ainda tem que se preocupar com a violência por serem como são. E muitos, por serem negros e basicamente analfabetos, não conseguem um emprego formal, então para sobreviver, partem para a prostituíção.

Ao longo do tempo, conquistamos vários direitos e leis que nos beneficiam, como exemplo a abolição da escravatura, que libertou os escravos. Os lançou na sociedade sem preparo e o mínimo de estudo para se estabelerem e viverem dignamente. Trabalharam como escravos novamente, mas com a diferença de receberem em troca do seu trabalho, um pouco de dinheiro. Outro exemplo são as populações do meio rural, que ficaram excluídas dos direitos trabalhistas e sociais, que só mudou em 1967 com a instalação do FUNRURAL, sendo que homogeneizados em 1988 com a aprovação da Nova Contituíção Federal. A explosão da violência urbana revelou uma combinação com a desigualdade, o desemprego e a escassez de perspectiva de mobilidade social. Nossa sociedade é profundamente desigual e com baixo dinamismo econômico, a exclusão social deve ser compreendida com a má distribuíção de renda e da riqueza.

Nos tempos atuais, por falar em direitos, os homossexuais estão ganhando força total, com a geração de leis que os respaldam e lhes dão o direito de firmarem união estável com seus parceiros. E não param por aí, está em votação no Congresso, a PL 122, que visa a tornar a homofobia um crime. O que também tem gerado contradição a respeito da liberdade de expressão, ou seja, se eu não gosto de homossexuais e me manifesto sobre isto estarei cometendo um crime de homofobia, só por estar manifestanto a minha opinião? Sendo que me manifestei sem agredir e denegrir a imagem de ninguém? É uma lei que antes de pensarem em aprovar, teriam que avaliar este lado da liberdade de expressão.

A violência está ligada à intolerância e à outros problemas sociais além da homofobia, sabemos que esse tipo de violência tem crescido no nosso meio social. Todos os dias ao ligarmos nossos televisores nos telejornais, vemos numerosos casos de homicídios e atentados diversos. Em São Paulo em 1999 foi contabilizadas 6.638 homicídios, um número assustador, em todo o Brasil está assim, os números só aumentam. A banalização da violência e a falta de políticas sociais e leis mais severas, geram insegurança, e a população fica vulnerável. As drogas estão acabando com a juventude, que cada dia mais cedo ficam expostas e mais fáceis de se contaminar. As questões de desigualdade na sociedade, falta de emprego e renda, falta de locais para lazer e diversão, falta de policiamento, dentre tantos problemas, chamam a violência para perto. Hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com