TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DA ÁCIDEZ DO VINAGRE

Artigos Científicos: DETERMINAÇÃO DA ÁCIDEZ DO VINAGRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  5.541 Palavras (23 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 23

FACULDADE SANTO AGOSTINHO-FSA CURSO-BACHARELADO EM FARMÁCIA DISCIPLINA: FISICO QUÍMICA PROFESSOR: GIANCARLO DA SILVA TURMA: 20M2A

DETERMINAÇÃO DA ÁCIDEZ DO VINAGRE

ACADÊMICOS: LUCIANO SANTOS LEONARDO ARAÚJO GONÇALVES LUAN HENRIQUE CHAVES MARA CRISTINA WANDERSON ARAÚJO RADSON NEVES

26 DE MARÇO DE 2014

TERESINA-PI

LUCIANO SANTOS LEONARDO ARAÚJO GONÇALVES LUAN HENRIQUE CHAVES MARIA CRISTINA WANDERSON ARAÚJO RADSON NEVES

DETERMINAÇÃO DA ÁCIDEZ DO VINAGRE

RELATÓRIO APRESENTADO COMO REQUISITO PARCIAL PARA APROVAÇÃO NA DISCIPLINA FISÍCO-QUÍMICA NO CURSO BACHARELADO EM FARMÁCIA DA FACULDADE SANTO AGOSTINHO, SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR GIANCARLO DA SILVA.

26 DE MARÇO DE 2014 TERESINA-PI

Sumário

1.0 Introdução ............................................................................................... 052.0 Objetivo Geral .......................................................................................... 063.0 Parte Experimental ................................................................................. 073.1 Materiais e Reagentes ............................................................................ 07 3.2 Procedimento Experimental .................................................................... 084.0 Resultados e Discussões....................................................................... 095.0 Conclusão................................................................................................ 136.0 Anexos ................................................................................................... 147.0 Referências bibliográficas ................................................................... 15

Resumo

Neste experimento determinou-se a acidez, ou seja, teor de ácido acético presente no vinagre. Encontrou-se com esse experimento um teor de 9463,6%.de ácido acético na amostra de vinagre.

1.0 Introdução

O vinagre é um produto resultante da fermentação de certas bebidas alcoólico, particularmente do vinho. O vinagre apresenta propriedades estimulantes, pois favorece a secreção do suco gástrico aumentando a ação de solvente possui também a ação de regulação da glicose sanguínea, o controle da pressão artéria, estimulação do apetite e promoção da absorção do cálcio.

Na fermentação do vinho, microrganismos da espécie Microdermaaceti transformam o acido etílico em acido acético após a fermentação, o vinho fica com cerca de 4 a 5% de acido acético recebendo então o nome de vinagre o teor de CH3COOH no vinagre é determinado volumetricamente titulando-se certa quantidade de vinagre com uma solução padrão de hidróxido de sódio com normalidade próxima de 0,1 N e molaridade próxima de 0,1 M, conhecida com três casas decimais. Usa-se uma solução de fenolftaleína como indicador afim de se ver o fim da reação.

A analise volumétrica refere-se a todo o procedimento em que se mede o volume de um reagente usando para reagir com analito(HARRIS, 2005). A adição gradativa de uma solução de um reagente a solução de outro, até que a solução esteja completa é chamada titulação. As reações de neutralização são importantes no procedimento de titulação ácido base, no qual a concentração moçar de um ácido em uma solução aquosa é determinada pela adição vagarosade uma solução básica de concentração conhecida na solução do ácido. (RUSSEU, 2006).

Quando a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com