TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO DA COMERCIALIZAÇÃO DO CAMARÃO NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS - BAHIA

Trabalho Escolar: DIAGNÓSTICO DA COMERCIALIZAÇÃO DO CAMARÃO NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS - BAHIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  6.959 Palavras (28 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

SANDRA MARLI SANTOS ARGÔLO

DIAGNÓSTICO DA COMERCIALIZAÇÃO DO CAMARÃO

NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS – BAHIA

ILHÉUS – BAHIA

2008

SANDRA MARLI SANTOS ARGÔLO

DIAGNÓSTICO DA COMERCIALIZAÇÃO DO CAMARÃO

NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS – BAHIA

Monografia apresentada, como requisito parcial para a conclusão da graduação do curso de Economia, à Universidade Estadual de Santa Cruz.

Área de concentração: Comercialização.

Orientadora: Profª. Aline Souza

ILHÉUS – BAHIA

2008

SANDRA MARLI SANTOS ARGÔLO

DIAGNÓSTICO DA COMERCIALIZAÇÃO DO CAMARÃO

NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS – BAHIA

Ilhéus-BA, __/__/2008.

____________________________________________________

Aline Souza

UESC

(Orientadora)

____________________________________________________

Nome

UESC

____________________________________________________

Nome

UESC

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho aos meus pais Valdice e Dudé, aos meus filhos Jamille, Bruno e Julliana, por se constituírem diferentemente enquanto pessoas, igualmente amigos, belos e admiráveis em essência, estímulos que me impulsionaram a buscar vida nova a cada dia, meus agradecimentos por terem aceito se privar da minha companhia pelos estudos, concedendo a mim a oportunidade de me realizar ainda mais.

AGRADECIMENTO

A Deus, pela iluminação e direcionamento dado à minha vida, me amparando nos momentos de dificuldade e abençoando todas as minhas conquistas.

A professora Aline Souza pela orientação dada ainda quando em situação adversa, mas sempre reunindo forças para auxiliar-me na conclusão do presente trabalho monográfico.

Aos professores Pedro Lopes, Aurélio Macedo e Fernando Rios por tornar esses anos de faculdade muito mais interessantes, deixando desde já muita saudade.

Aos meus irmãos, sempre tão generosos e amigos, cada uma à sua maneira.

As amigas e filhas do coração Mércia e Marlúcia pela generosidade.

Aos professores e funcionários, especialmente Sinval que colaboraram direta e indiretamente para esta conquista.

Ao primo e amigo especial Fernando Pimenta, dono de um imenso coração, o mago que tornou possível meu sonho.

ANÁLISE DA COMERCIALIZAÇÃO DO CAMARÃO NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS, NO ANO DE 2007

RESUMO

O presente estudo analisa a comercialização do camarão no município de Ilhéus (Bahia) no ano de 2007; especificamente compara as informações econômicas dos agentes envolvidos, analisa as modificações do preço inicial para o preço final, identifica os pontos de entrega do camarão (o destino da produção), caracteriza economicamente os pescadores e proprietários de embarcações. Inicialmente abordar-se-á de maneira sucinta a atividade pesqueira desse crustáceo e sua introdução como atividade pesqueira geradora de renda e emprego, vez que a pouca utilização de tecnologia a assinala como uma atividade com predomínio de técnicas artesanais, destarte, empregando uma substancial quantidade de mão de obra. Para obtenção dos dados primários obtidos inerentes ao município de Ilhéus, foi aplicado um questionário para os comerciantes de camarão. Observa-se que a maioria dos agentes envolvidos tem muitos anos de atividade, a maioria do pescado destina-se em sua maioria a colônia. Ressalta-se que para os donos de peixarias o problema da atividade está nos atravessadores, já para a colônia acrescenta-se aos atravessadores, os cheques sem fundo e para os pescadores e proprietários de embarcações são preços baixos e mão-de-obra cara. Centralizando-se nos pescadores e proprietários de embarcações percebe-se que são pessoas de baixa escolaridade, naturais de Ilhéus, renda familiar de 1 salário mínimo e o grau de satisfação é bom. Enfim, revela-se um mercado de ferramentas artesanais, custos elevados para a captura do camarão, e forte influência dos agentes intermediários sobre o preço inicial, como também no preço ofertado ao consumidor final.

Palavras chaves: atividade pesqueira, comercialização, pescadores

1. INTRODUÇÃO

A atividade pesqueira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com