TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gigante de energia Enron US

Resenha: Gigante de energia Enron US. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Resenha  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 2

A gigante americana de energia, Enron, que já foi a companhia mais admirada do planeta, é agora a mais conhecida por ser protagonista da maior concordata da historia corporativa nos Estados Unidos. Seu colapso provocou uma série de investigações.

A Enron foi fundada em 1985 quando a Hoston General Gás comprou a Inter North, embora seu objetivo social fosse à distribuição de energia, a empresa conquistou excelentes resultados por meio de “outros investimentos”, incluindo freqüência de internet, risco ambiental, mas a entidade econômica administrativa do Tio San era especialista mesmo no colarinho branco, fraude e em especulação financeira, A companhia texana possuía uma excelente reputação, era fiscalizada por mais de uma empresa de auditoria, foi homenageada pela revista Fortune Magazine por seis anos seguidos (1996 a 2001) como "a empresa americana mais inovadora", com todos os olhares voltados para ela não demorou muito para que o mercado desconfiasse a origem de lucros tão agressivos mesmo em meio a crises. Por traz desta imagem escoteira de empresa sólida escondia-se um lobo sedento que em nome dos “negócios” usava a técnica contábil “Mark to marker¹", e com as parcerias de outras empresas e bancos, ficou extremamente fácil manipular o balanço financeiro e esconder um débito de mais de US$ 25 milhões de dólares.

O filme evidencia um dos maiores desastres corporativo da história, no qual os chefes-executivos da sétima maior empresa do país fugiram com mais de um bilhão de dólares, deixando os investidores e os funcionários sem nada. Através de depoimentos internos e gravações de som e imagem, o filme revela o drama humano que se desenrola entre as paredes da ENRON, modelando a economia e o código de ética americano por muitos e muitos anos. Um documentário sobre a falência de uma das maiores corporações americanas dos últimos anos pode ser uma coisa que não nos interesse imediatamente, mas, o mais importante é que o diretor humaniza os principais culpados, e faz da Enron não só um documentário burocrático sobre uma empresa, mas também uma tragédia humana, com toques interessantes de humor. A Enron foi criada por Ken Lay, que dizia vender fontes alternativas de energia, como gás natural. Nos anos 90, o polêmico Jeff Skilling entra na empresa. Com gosto por aventuras perigosas, acreditava que ter uma idéia era tudo, e a partir de ter a idéia, era necessário colocá-la em prática no mesmo momento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com