TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criação Do Serviço Social E Sua Prática Junto às Políticas Sociais.

Artigo: A Criação Do Serviço Social E Sua Prática Junto às Políticas Sociais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS: A criação do Serviço Social e sua prática junto às Políticas Sociais.

Osasco

2012

INTRODUÇÃO: O QUE É POLÍTICA?

A palavra Política tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estados chamadas “Polis”, nome do qual se derivam palavras como “politike” (politica em geral) e “politikos” (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim “politicus” e chegaram às línguas europeias modernas através do francês “politique” que, em 1265 já era definida nesse idioma como “ciência” do governo dos Estados.

“O homem é um animal politico, onde é o único que só pensa nele mesmo”.

Aristóteles

Existem varias definições para a palavra Política, segundo o dicionário Michaelis, trata-se da arte de governar; arte ou ciência de organização; direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte nos negócios internos e externas da Nação (politica interna e externa); orientação ou métodos políticos: arte de campanário; arte ou vocação de guiar ou influenciar o modo de governo pela organização de um partido; influênciação da opinião pública; alienação dos eleitores etc.; pratica ou profissão de conduzir negócios políticos; astúcia, maquiavelismo; cerimonia, cortesia, urbanidade; politica de campanários: a que só vê os interesses locais. Politica econômica: teoria e prática da direção econômica de um país. Politica da boa vizinhança: politica caracterizada pelo principio de amizade, cooperação e não interferências nos negócios internos de outro país, principalmente país vizinho. Politica Social: conjunto de princípios e medidas postas em praticas por instituições governamentais e outras, para a solução de certos problemas sociais.

Osasco

2012

Embora as pessoas em sua grande maioria afirmem não gostar de Política, ela faz parte de nossas vidas muito mais do que pensamos, visto que enquanto exercemos nossos direitos políticos, pois, como cidadãos elegemos nossos representantes na Câmara, Senado e na Presidência, quando pagamos nossos impostos estamos fazendo parte da politica, quando exigimos nossos direitos, quando cumprimos nossos deveres, ou seja, o simples fato de existirmos enquanto sociedade nos torna um ser politico.

Por sua vez, a politica Social tem se apresentado como instrumento fundamental na vida da sociedade e nas atividades humanas, com direitos sociais e sindicais, garantidos pelo Estado, que por sua vez tem por dever buscar as necessidade da nação, como direitos de cidadania, educação ,saúde, trabalho, assistência social ,habitação, justiça, visando o bem-estar da população. A politica implica em tudo que se relaciona à busca de ações para o bem estar tanto individual como coletivo.

Cabe ao Educador Social, auxiliar o usuário no entendimento do seu papel e sua importância no processo politico. Para o profissional de Serviço Social que atua na área de educação social, politica é a arte de gerenciar a crise, buscando recursos através das diversas Políticas Sociais existentes com o intuito de minimizar os conflitos e atenuar o dano social causado por conta da ordem capitalista de produção e reprodução do capital.

Osasco

2012

Segundo o site educadorsocial2009.blogspot.com.br, Educador Social é um agente de mudança social que utiliza estratégias de intervenção educativa, age na inclusão social e nas inadaptações sociais e no favorecimento das autonomias e do bem estar social, contribui para o desenvolvimento comunitário, para a construção de projetos de vida, envolve-se nas necessidades formativas da população em diversos contextos e desenvolve a adaptação sócio laboral, atende também a grupos sociais com vivências de risco, desempenham funções educativas, reeducativas, informativas, orientação, animação, gestão, desenvolvimento local, desenho de projetos, intervenção, mediação, entre outras. Fazendo uso também de perspicácia para diagnosticar conflitos, guarnecendo de informação e conhecimento ao usuário que pode utilizá-lo a pequeno e médio prazo a seu favor e a médio e longo prazo em favor da sociedade.

O profissional de Serviço Social, precisa ter flexibilidade, pois, seu objeto de intervenção é extremamente delicado, de um lado o usuário com necessidades em sua própria firmação e apropriação enquanto cidadão possuidor de direitos, e de outro lado, toda a máquina presente no sistema capitalista de produção e reprodução do capital, neste contexto a política enquanto arte e ciência de bem governar, do cuidar bem da coisa pública encontra entraves em seu próprio meio e fora dele enquanto sociedade como um todo, cabendo ao Profissional de Serviço Social, apropriar-se das ferramentas existentes para realizar um trabalho sério, ético e político consistente e auxiliador na capacitação de mentes pensantes e atuantes de sua própria história.

Osasco

2012

Nesse sentido usamos como exemplos, Gandhi líder religioso indiano, que se formou em Direito em Londres. Em ocasião do Apartheid (Regime de Segregação Racial), Gandhi foi enviado à África do Sul para a realização de um trabalho, já na viajem de trem foi surpreendido por uma realidade distante de seu conhecimento, embora possui-se passagem de 1º classe, foi jogado para fora do trem pela cor de sua pele. Ao chegar à África do Sul conclamou a população a exigir seus direitos enquanto cidadãos sob o domínio da Lei Britânica que assegurava direitos iguais independente da raça ou cor da pele, porém, esta atitude fez com que a lei fosse alterada negando aos de pele escura gozar os mesmos direitos dos brancos, Gandhi por sua vez organizou os excluídos incentivando a luta e resistência a uma lei injusta, a sua atitude em queimar os passes de acesso, gerou revolta nos oficiais, mas mesmo sob coação e tortura permaneceu firme em sua postura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com