TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social E Sua Prática Junto As Política Sociais

Ensaios: Serviço Social E Sua Prática Junto As Política Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

O presente trabalho será apresentado abordando o conceito da palavra política, socializando nossas impressões acerca do tema, relacionando com o papel de educador social e apontando o significado da mesma para o assistente social. Também é necessário mostrar que a questão social existe de forma globalizada, independente de país ou região, mas, afetando a maior parte da população, usando como base para nossas discussões, o filme Gandhi relacionando os pontos mais marcantes com a realidade brasileira. A interpretação dos direitos constitucionais será explanada e fundamentada em pesquisas na Constituição Federal de 1988, ressaltando o Art. 6°, que trata dos direitos dos cidadãos, no intuito de identificar se existe o exercício pleno da cidadania no Brasil, seguidas de nossas considerações finais acerca do tema.

Começaremos falando sobre o Serviço Social e as Políticas Sociais. A Política é a ciência da governação de um estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público. O termo politica foi cunhado a partir da atividade social desenvolvida pelos homens da polis ”a Cidade, Estado” O que a política significa hoje é o resultado de um longo processo histórico, durante o qual ela se firmou como atividade na vida em sociedade.

A política social tem-se apresentado como uma politica fundamental para ‘o bem-estar dos cidadãos, além de se constituir um objeto de reivindicação dos mais movimentos sociais e sindicais. Ela tem como objetivo estabelecer os princípios que se constroem indispensável à realização de um governo, tanto mais perfeito quanto seja o desejo de se conduzir o Estado ao cumprimento de suas finalidades.

Inicialmente, os beneficiários diretos da Politica Social seriam os trabalhadores assalariados, porém o Estado , ao garantir à classe necessitada alguns direitos sociais que ele mesmo impôs, exige que para tanto, seja efetuada uma contraprestação por parte dos trabalhadores.

Política social é um tema amplamente discutido na esfera das ciências sociais, principalmente nas ciências políticas e na economia pública, tendo várias definições como ações governamentais que visam, por meio de programas, garantirem condições dignas e justas aos cidadãos, assegurando a população o exercício pleno da cidadania nas áreas da educação, trabalho, saúde, previdência social, saneamento, habitação popular, entre outros, sendo o ato de bem governar um povo no intuito de estabelecer o controle sobre as reais necessidades sociais das pessoas atingidas pelo modo capitalista de produzir e reproduzir-se. O reconhecimento desta necessidade está intimamente ligado à queda da lei divina e do sistema feudal como alicerce das hierarquias políticas, por volta dos séculos XVI e XVII, onde se desencadeou um debate sobre o papel do Estado.

Com o crescimento do capitalismo, evidenciaram-se as desigualdades sociais e, consequentemente, a necessidade de um novo “agir”, frente às demandas que se apresentavam, pois, na época, o Estado ainda era uma criação dos ricos para conservar as diferenças e a propriedade, e não o bem comum. A medida encontrada para este impasse da política civil e a desigualdade social foi à reconfiguração de um Estado onde o poder viesse do povo, buscando o bem estar geral baseado na cidadania, introduzindo uma radical perspectiva democrática no modo de governar, surgindo o educador social que visava à propagação do que era realmente a educação social, garantindo os direitos políticos e atendendo a classe vulnerável e oprimida da época.

Neste cenário, identificamos que o assistente social, trabalha de forma mais ampla, garantindo o direito que cada um deles tem, de forma mais ampla e interagindo também com equipes de outras áreas em um caráter multidisciplinar.

Sendo assim, concluímos que o profissional do Serviço Social, está diretamente ligado as políticas sociais, buscando minimizar as disparidades entre as classes do proletariado e a dominante, trazendo satisfação para ambas, sendo a política para este, uma ferramenta que pode garantir a diminuição das problemáticas sociais e também alguns direitos à camada necessitada. O trabalho do Assistente Social é resultante de complexas dimensões que perpassam pelas questões sociais, tendo a Constituição Federal como um marco dentro dessa trajetória, onde a prática do Serviço Social é reconhecida como política social juntamente com as políticas de saúde e de previdência social, garantindo o acesso dos usuários à seguridade social.

Analise do Filme Gandhi

O filme “Gandhi’ apresenta a história de um jovem advogado indiano que fica indignado em uma viagem à África do Sul ao ser retirado a força da primeira classe do trem, pois os hindus não possuíam os mesmos direitos que os outros cidadãos”. Já na Índia, que era governada pelo império Britânico , Gandhi descobre que os indianos eram proibidos de andar na mesma calçada que os cristãos, revoltando-se por julgar que todos são filhos de Deus.

Observamos no filme que a Índia passava por um momento de independência, refletindo em inúmeros conflitos que, tornaram as colônias independentes e pobres, trazendo a tona os problemas de subdesenvolvimento, a exploração do povo indiano, inclusive o infantil, controlados pela classe dominante por meio da violência, a miséria, moradias inadequadas e em zonas sem saneamento básico.

Também notamos que na Índia não havia controle de natalidade, onde as famílias usavam de meios próprios para conseguir os meios de subsistência, com trabalhos pesados e mal remunerados, aumentando as disparidades entre as classes. Sendo assim, Gandhi tinha como proposta organizar movimentos e manifestações, de não violência, mas, que pudessem “boicotar” os produtos ingleses, visando enfraquecer o poder deles, considerando que esta era a maior arma na defesa dos direitos das pessoas, atraindo a atenção dos olhos do mundo para a sua causa, com idéias revolucionárias, no intuito de acabar com o despotismo e o militarismo, atacando o sistema “sem dor”.

Gandhi enxergou além do seu tempo e teve o despertar da sua consciência social, se sua visão humanista, usando para isso apenas a sua voz, sua calma e sua Inteligência. Pudemos detectar que, no Brasil, também temos esses problemas sociais, mais evidentes nas regiões Norte e Nordeste, onde existe o trabalho mal remunerado, áreas de subnutrição da população, alto índice de natalidade, baixos níveis de escolaridade que impactam diretamente no desenvolvimento pessoal e profissional dos mesmos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com