TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ESTRUTURAL

Artigos Científicos: DIAGNÓSTICO ESTRUTURAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi desenvolvido em um conjunto de analises realizada na empresa Eltro Bom Jesus, através de uma colóquio efetivado com o empresário José Moreira da Costaque aprovisionou uma entrevista voltada para o diagnostico organizacional.

A empresa entrevistada tem como razão social o nome Eletro Bom Jesus Eireli-me, CNPJ: 52.897.214/4578-01 aberta dia 19 de outubro de 1994. Sua principal atividade é comercio varejista especializado em eletrodomésticos e equipamento de aúdio e vídeo. Situada na Av. Dom Fernando G. Santos na Cidade Livre em Aparecida de Goiânia-GO, possui hoje cerca de 94 colaboradores.

A Eltro Bom Jesus tem como missão o seu compromisso como empresa, criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços.

A visão da Eltro Bom Jesus traduz a representação do seu sonho. Ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor. A empresa possui 14 anos de mercado.

De acordo com o Sr. Costa, a precedência da empresa não é amplificar os negocios de modo a se estender como magazines, mas sim renovar e aprimorar sua empresa voltando para o bom atendimento e prestação de serviço, que de acordo com o mesmo leva a fidelização de clientes que se torna o principal foco da empresa.

1. RECURSOS HUMANOS

As pessoas imaginam o RH como um departamento responsável pela distribuição de benefícios, demissões e contratações. Acontece que é bem mais do que isso. A função do RH é administrar, auxiliar, desenvolver e dar suporte ao funcionário, sem contar que é o canal direto entre colaborador e a empresa. Na Eltro Bom Jesus os responsáveis pelo RH devem saber lidar com as pessoas de personalidades e temperamentos variados, ter tato e um bom relacionamento interpessoal.

O RH deve funcionar como o mediador entre empresas e funcionários. Como o próprio nome já diz, é o setor que tem como função implementar as práticas dos recursos humanos dentro da organização. A área é a responsável pela identificação e desenvolvimento dos talentos da empresa e a recompensação dos mesmos para mantê-los.

O RH é o braço direito da empresa, alinhando as políticas de recursos humanos com as estratégias, objetivos e diretrizes da mesma.

Além dessas funções, os responsáveis pelo setor de RH cuidam da parte burocrática no momento de recrutar pessoas ou fazer o desligamento de alguém, analisam o perfil de possíveis colaboradores que se candidatam às vagas, fazem as entrevistas para ver se o candidato se encaixa no quadro de funcionários através de seus antecedentes, conferindo seus currículos e tendo todo o cuidado para selecionar a pessoa certa para o cargo certo. Como ponte entre os funcionários e a empresa, o RH é o responsável pela gestão estratégica, olhando o processo como um todo e se assegurando de que as atividades realizadas contribuam para o funcionamento da empresa e o desenvolvimento pessoal dos funcionários. Resumindo, o RH é o responsável por potencializar o capital humano administrando os comportamentos internos baseando-se em técnicas, habilidades, métodos e práticas para realizar essa administração.

2. ORGANOGRAMA

Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal da empresa. O organograma mostra como está disposto os setores, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre eles. Na empresa Eltro Bom Jesus o organograma demostra a divisão do trabalho, dividindo a organização em frações organizacionais, ou seja, partes menores. Tem o objetivo de destacar a relação superior-subordinado e a delegação de autoridade e responsabilidade, evidenciar o trabalho desenvolvido em cada unidade, detalhando o tipo de trabalho desenvolvido, cargos existentes, nomes dos titulares, quantidade de pessoas por unidade, a relação funcional além da relação hierárquica.

Permite detectar funções importantes negligenciadas, funções secundárias com demasiada importância, funções duplicadas ou mal distribuída. Facilita o fluxo de comunicação

auxilia a graduar trabalhos e tarefas e uniformizar cargos, auxilia a visualizar o todo organizacional, as necessidades de mudanças e o crescimento da empresa.

3. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

A empresa utiliza o método de recrutamento interno e externo de acordo com as áreas disponíveis e a qualificação dos profissionais internos. Quando a necessidade de recrutamento externo as vagas são divulgadas através de sites especializados, escolas de profissionalização, e jornais impressos, dessa forma a empresa atinge uma grande quantidade de candidatos.

Após a empresa receber os currículos dos candidatos partem para a análise do mesmo, os selecionados participarão de uma entrevista individual, após uma segunda seleção dos candidatos os aprovados passarão por uma entrevista final com o responsável de cada área de atuação e em seguida por um teste prático. Essas etapas foram definidas de forma que apenas o profissional capacitado e que melhor se enquadre ao perfil da empresa seja selecionado.

O recrutamento interno ele ocorre quando surge uma vaga na empresa e o RH juntamente com os resnsaveis da area que tema a vaga disponivel.

A postura do entrevistador é de suma importância para o bom andamento do processo seletivo e interfere no resultado tanto da entrevista de seleção quanto no resultado do processo seletivo. O entrevistador deve conhecer bem os aspectos da vaga, deve saber por qual razão o cargo está vago, deve planejar antecipadamente a entrevista, e de forma alguma o entrevistador pode fazer perguntas discriminatórias. O respeito pelo candidato é requisito fundamental.

O entrevistador precisa ter empatia, colocar-se no lugar do outro que está sendo observado, avaliado e, muitas vezes, necessitando do trabalho por razões econômicas, sociais e psicológicas.

4. DESCRIÇÃO DOS CARGOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

O cargo de vendedor tema missão de Visitar clientes para realização de vendas, conforme o programa estabelecido. Tem a responsabilidade de preparar relatório de visitas a clientes, indicando nomes dos clientes visitados, para fins de controle e acompanhamento do plano de vendas.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com