TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIALOGO DE SEGURANÇA

Dissertações: DIALOGO DE SEGURANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5

O que é DDS?

O DDS - Diálogo Diário de Segurança, que se constitui basicamente na reserva de um pequeno espaço de tempo, recomendado antes do inicio das atividades diárias na empresa e com duração de 5 a 15 minutos, para a discussão e instruções básicas de assuntos ligados à segurança no trabalho que devem ser utilizadas e praticadas por todos os participantes.

Onde aplicar o DDS?

O Diálogo Diário de Segurança pode ser realizado em uma sala de reunião, ou até mesmo no próprio local de trabalho.

Responsável pela aplicação do DDS

O responsável pela aplicação do DDS geralmente é o supervisor do trabalho, mas ele pode escolher alguém do grupo para apresentar o tema escolhido.

Para criar um bom DDS Atente-se para os seguintes itens:

- Observe sempre as características dos trabalhadores, busque temas interessantes e atuais. Deixa a questão aberta a sugestões, pesquise na internet e jornais, traga “causos” interessantes. Até mesmo acontecimentos do dia a dia podem servir de gancho para um bom tema.

OBS: O importante é ser sensível o suficiente para sempre colocar a necessidade do público em primeiro lugar. Lembre-se o DDS deve atender as necessidades do grupo e não a sua.

- Organize um calendário de palestras e divulgue. Assim todos estarão informados com antecedência e não poderão alegar que não sabiam. Essa ação mostra também que o DDS é levado a sério na empresa.

- Não estenda muito o tempo do DDS. Muitos Técnicos em Segurança do Trabalho se tornam uma pedra no sapato da produção atrasando o andamento do trabalho por não cumprirem o prazo combinado para a realização do DDS.

- Utilize os últimos minutos para conclusão da ideia inicial: Deixe aberto para exposição de idéias do grupo. Tenha cuidado apenas de prometer o que não pode cumprir. Não tem nada que gera mais falta de credibilidade do que promessa não cumprida.

Registro do DDS:

O DDS tem peso de documento, e esse é mais um motivo que mostra que ele deve ser registrado. Quem faz DDS está informando os funcionários sobre os riscos e cumprindo um item de lei segundo a NR-1. Crie um procedimento para isso, pois registrar também ajuda no gerenciamento do DDS, evita a repetição de temas, permite organizar a ordem dos temas ministrados. O DDS pode até servir como documento de defesa em processos judiciais movidos contra a empresa e também pode ser utilizado para acompanhamento da participação dos integrantes do grupo durante as reuniões.

FONTES: 1- http://segurancadotrabalhonwn.com/o-que-e-dialogo-diario-de-seguranca-dds/

2 - http://www.segurancanotrabalho.eng.br/dds.html

3 - http://autonambiental.wordpress.com/category/dds/

DSS: TRABALHO EM EQUIPE

O que é trabalho em equipe?

Trabalho em equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. O trabalho em equipe pode ser descrito como um conjunto ou grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado trabalho, por obrigação, ou não.

A denominação trabalho em equipe, ou trabalho de grupo surgiu após a Primeira Guerra Mundial, e é um método muitas vezes usado no âmbito político e econômico como um sistema para resolver problemas.

O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que aperfeiçoa o tempo de cada pessoa e ainda contribui para conhecer outros indivíduos e aprender novas tarefas. Muitas pessoas dizem que trabalhar em equipe é mais divertido e fácil do que trabalhar individualmente, pois contribui muito para melhorar o desempenho de todos. Um bom exemplo de trabalho em equipe é o das formigas e gafanhotos, que se dividem para pegar alimentos e se um não faz a sua parte, todo o resto fica comprometido, dando um modelo de união e força.

Saber trabalhar em equipe é outro fator importante, e uma característica essencial para profissionais e estudantes, as empresas valorizam muito pessoas que não pensam apenas na sua própria tarefa, e sim naqueles que pensam nos colegas e na empresa em si.

Porém, o bom funcionamento de uma equipe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com