TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA E PRATICAS DE ENSINO

Monografias: DIDÁTICA E PRATICAS DE ENSINO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  2.183 Palavras (9 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 9

I – Introdução

O trabalho a seguir tem como objetivo discutir sobre Didática e os desafios da prática docente, tornando este relatório um exercício prático para o estudo das questões inerentes às dimensões do processo didático, buscando a construção de conhecimentos didático-pedagógicos, estabelecendo assim um diálogo entre formação e docência, favorecendo reflexões teóricas - praticas sobre a docência.

II – PROJETO: A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Brincadeiras e Jogos

Existem muitas formas de conceber e trabalhar com a matemática na educação infantil, uma delas é através de jogos e brincadeiras, pois é visto com freqüência que a criança aprende melhor e com mais alegria quando encontra-se em um ambiente de ludicidade. A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como a criança organiza os seus pensamentos, nas brincadeiras e jogos infantis. As crianças do nível II da educação infantil, da faixa etária de 4 a 5 anos, aprendem matemática através do seguinte projeto; acredita-se que a criança constrói suas bases matemáticas pela necessidade de resoluções de problemas de seu tempo, impostos pela complexidade de situações da sociedade.

Onde dentre os conceitos elencados estão os conceitos sobre coisas iguais e diferentes, organização, classificação, criação de conjuntos, estabelecem relações entre os números e o que eles representam, observar o tamanho das coisas, brincam com as formas geométricas, ocupando um espaço e assim, vivendo e descobrindo a matemática. Através de atividades concentradas e significativas, coletivamente e individualmente.

“A matemática esta presente na vida da maioria das pessoas de maneira direta ou indireta. Em quase todos os momentos do cotidiano, exercita-se os conhecimentos matemáticos, apesar de ser utilizada praticamente em todas as áreas do conhecimento, nem sempre é fácil mostrar aos alunos, aplicações que despertem seu interesse ou que possam motivá-los através de problemas contextualizados.

Nesta perspectiva o professor de matemática é considerado um educador intencional, necessitando realizar pesquisa tanto relacionadas ao conteúdo como também em relação às metodologias a serem adotadas para a realidade de seus alunos, detectando seus interesses, necessidades e expectativas em relação ao ensino, à instituição escolar e à vida.”

Sandra Lucia Piola Barbosa

Túlio Oliveira de Carvalho

acesso em 15/04/2013

Foi intencionado como objetivos gerais, despertar o interesse sobre os temas trabalhados, nomear e quantificar os números de 0 a 30, identificar figuras e formas geométricas, medidas de massa e medidas de grandeza, medidas de tempo, estimular a criatividade da criança, despertar a curiosidade para aprender a enterar-se das regras que envolvem os jogos, desenvolver atividades de forma interdisciplinar. O objetivo especifico é reconhecer a função social dos números, aprendendo diferentes aspectos referentes aos números e suas representações, associar esse símbolo gráfico como instrumento do cotidiano, conhecer formas geométricas, desenvolver o raciocínio lógico de matemática através de jogos e regras, distinguir nas situações do cotidiano as variáveis quantidades e qualidades.O período em que o projeto foi desenvolvido e de 20 (vinte) horas aulas, durante um mês de aula para ser avaliado mensalmente.

Para o desenvolvimento do projeto foram desenvolvidas as ações: Levam-se as crianças da turma a diversos jogos de alvo para que conheçam como são (boliche, dardo ou bilhar, por exemplo). Apresentam-se suas regras e deixe que brinquem. Foi disponibilizado para as crianças os materiais e ordem para que façam seus jogos. Foi proposto que ficassem em duplas, planejando e construindo um brinquedo que tenha as características dos brinquedos conhecidos na etapa anterior e foram testadas suas criações. Ficaram atentas as necessidades e intervinham, ajudando na manipulação de cola ou sugerindo que utilizem tinta para pintar grandes superfícies. Organizaram a turma em roda e pediram que cada dupla apresentassem sua criação aos colegas. A intenção é que aprimorem seus jogos, sugerindo novos elementos ou regras às outras crianças. Nos dias seguintes deixaram que as crianças fizessem seus ajustes e brincaram. Chamaram um convidado (outro professor, alguém da comunidade ou uma criança mais velha) para levar um jogo de alvo à escola e ensinar seu funcionamento. Ele leu a regra para a turma se habitar com o texto instrucional. Dividiu-se a turma em grupos de quatro. Foi dado caixas de materiais e proposto que criassem outros jogos, inspirados no que já aprenderam. Organizaram nova roda, da mesma maneira da forma anterior, o objetivo foi de conversar sobre as melhorias de seus jogos.

Os aspectos a serem avaliados são: interesse e a participação durante a execução das atividades propostas, realizar este processo através da observação do comportamento dos alunos, hábitos e atitudes, relacionamento com os amigos e com as professoras, cumprimento dos temas a serem desenvolvidos, atividades com relação aos registros coletivos e individuais, realizar atividades escritas ou de outra natureza produzidas espontaneamente, bem como a coleta de dados registradas com referência direta ou com relação ao grupo, levar as crianças a terem um crescimento sistemático partindo de seus conhecimentos prévios em relação à matemática e a sua utilização na vida diária.

III – O CODITIANO DA ESCOLA: OS DESAFIOS DO DOCENTE

O espaço de aprendizagem infantil frequentado pelo grupo foi o CEBRAPI – Cooperativa Educacional Básica do Piauí, nível II, com crianças na faixa etária de idade de 4 a 5 anos, localizadas no bairro São João, Rua Sebastião Portela nº 3587 em Teresina, Piauí.

A relação estabelecida entre o professor e as crianças é muito boa, pois a professora tem autonomia na sala de aula, sem faltar no carisma para com cada criança, a professora passa para os alunos a confiança do saber, e a proteção de uma pessoa responsável pela sua atuação como profissional naquele determinado tempo que a criança se encontra em sala de aula.

O ensinar e o aprender são de fundamental importância para a professora, pois ela consegue passar tudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com