TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

Ensaios: DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  1.979 Palavras (8 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 8

Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo

Muitos são os desafios que o professor enfrenta na realização do seu trabalho. Dentre eles

pode-se mencionar a indisciplina, o excesso de alunos em sala de aula, o desinteresse dos alunos,a pouca participação da família na escola dentre outros, é certo afirmar que todos estes desafios estão interligados, pois com o excesso de alunos em sala de aula como será possível cobrar o interesse ou até mesmo, disciplina dos mesmos.A participação da família é de suma importância neste desenvolvimento escolar pois é através deste apoio que o aluno sente-se amparado e estimulado a seguir em frente mesmo com as adversidades que encontra em seu dia a dia.

Adequar a prática à necessidade de ensino que a sociedade atual exige, requer uma postura que extrapole o domínio específico do conhecimento, que faça fusão entre o profissional e o humano, que entenda a formação profissional sob a ótica da totalidade onde o aluno é sujeito do processo, dotado de consciência crítica e conhecimentos prévios.Assim, o compromisso docente perpassa pela importância social do seu trabalho. E a dimensão transformadora de sua ação resultam da competência técnica e do comprometimento político com o ato de educar.

A escola sofre a exigência de desenvolver o pensamento crítico, o professor deve ensinar o aluno a pensar, como este processo primordial da educação pode ocorrer em uma sala de aula que muitas vezes apresenta mais de quarenta alunos?! Como dar oportunidade a todos para se expressarem e ensinar aos alunos como transmitirem as suas ideias? Educação é um processo que pressupõe relação. Se a turma é muito grande, como o professor pode ter esta relação em uma turma com excesso de alunos?

Torna-se muito difícil para o professor atuar de forma satisfatória indo ao encontro dos anseios dos seus alunos, tirando as suas dúvidas e junto com eles pensarem em soluções.

Com excesso de alunos em sala de aula o professor não tem espaço para que ele possa dar uma atividade diferente, na qual os alunos possam se movimentar, a configuração espacial das salas de aula parece um ônibus - todos os alunos sentados virados para o professor que dirige o ônibus. Esse tipo de arranjo espacial é estranho já que se busca uma educação de qualidade e o envolvimento diretamente dos alunos no processo da aprendizagem.

Projeto Identidade

Público-Alvo:

1º ano do ensino Fundamental

Fundamentação Teórica:

Julgamos de grande importância este projeto pois trabalhar a identidade das crianças é uma ótima maneira de iniciar as atividades pedagógicas.Ajuda os alunos a perceberem que tem uma história de vida e são parte atuante do mundo em que habitam.

Trabalhar a identidade também é importante para nós professores, que conseguimos através deste projeto obter informações significativas a respeito de nossos alunos. A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.

Dessa forma é que elaborou-se o presente projeto, com o objetivo de realizar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes

A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome. Seguido de todas as características físicas, de modo de agir e de pensar e da historia pessoal”.

É importante propiciar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a se descobrir, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade, e que acima de tudo são muito importantes.

Objetivo Geral:

Propiciar ao aluno uma construção do conhecimento de si mesmo e do outro, a partir de experiências compartilhadas e de atividades que leve o educando a descobrir, a importância do nome, a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade, reconhecendo e valorizando o “eu”. E a partir dai desenvolva sua autonomia, buscando uma socialização íntegra e auxiliando-os em sua formação para o exercício de sua cidadania no meio social em vive.

Objetivo Específico:

• Conhecer a história e o significado do seu nome.

• Possibilitar a visualização do “eu” no espelho.

• Comparar o “eu” com o “outro”.

• Despertar no educando a importância de reconhecer sua identidade.

• Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos.

• Valorizar sua vida, seu meio social e ambiental.

• Elencar as características individuais.

• Estabelecer e fortalecer laços de aceitação entre os educandos.

• Conhecer seu endereço, outros tipos de moradia e diferentes tipos de composição.

• Valorizar e compreender o outro.

• Levar a criança a superar o preconceito.

• Realizar, com respeito e alegria, as atividades trabalhando ora em grupo, os objetivos estabelecidos, promovendo a cada momento a construção e adaptação do indivíduo, em prol de sua identidade sem discriminação. Com ajuda e companheirismo, todos são responsáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com