TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica Praticas Ensino

Artigos Científicos: Didatica Praticas Ensino. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  2.090 Palavras (9 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Diante das mudanças continuas da sociedade, o desafio da atualidade é construir novas idéias, provocar trocas dentro da própria cultura escolar, superar dificuldades e fortalecer o trabalho em equipe, estimulando assim, a colaboração de todos os emvolvidos nesse processo.

Tematica escolhida

O tema música foi escolhido por desafiar a pratica docente de uma forma ampla, pois além de exercer fascínio, também esta diretamente ligado ao cotidiano dos alunos.Somos bombardeados de música, nas radios, na televisão, na internet.

Nosso projeto visa aprofundar o conhecimento musical, enfatizando a poesia, a letra, a regionalidade, os instrumentos, os personagens da historia, entre outros aspectos.

Sabemos que, nesse processo de aprendizagem as crianças adquirem conhecimento em diversas areas do saber e ao trabalhar esse projeto de forma lúdica, a criança sente-se à vontade para expor da melhor maneira possível seus sentimentos, emoções, frustrações e anseios de uma forma integrada. A ação do docente é extrair do aluno todo esse conjunto de sentimentos a ser trabalhado promovendo a aprendizagem.

Nome do projeto : Música na Escola

Público alvo: Educação Infantil Etapa II

Justificativa: De acordo com a Lei, 11769/2008: alterou a LDB para disport sobre a obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica: porém, a simples percepção e memorização dos sons não caracterizam o conhecimento musical,objetiva a educação dos sentidos e não esta dissociada do lugar onde é composta e interpretada, nem esta desarticulado dos valores de um determinado grupo social.E ao trabalhar conhecimentos musicais,devem-se considerer os sabers específicos dessa linguagem e priorizar a escuta consciênte, ou seja, aquela capaz de perceber a distribuição dos sons de maneira sucessiva e simultânea, trabalhando também as prioridades do som: timbre, intensidade, altura e duração, bem como suas variações.Portanto, faz-se necessário um trabalho constante com música para desenvolver a atenção, a memória e o raciocínio dos alunos.

Fundamentação teórica: A música é uma das mais antigas e valiosas formas de expressão da humanidade e esta presente na vida das pessoas.Na antiguidade, filósos gregos consideravam a música como “uma dádiva divina para o homem… Sem dúvida, o nível de complexidade de musical se alterou com o passar do tempo, mas não perdeu a sua caracteristica de reunir pessoas. Hoje se percebe que a música tem a capacidade de aglutinar crianças, jovens e adultos, para cantar, tocar um instrumento, ou ambas. Verifica-se que os jovens se identificam por um mesmo gênero musical, o que lhes dá e reforça a sensação de pertencerem a um grupo, de possuírem um mesmo comhecimento. Assim, podemos afirmar que vivência musical, faz parte do dia-a-dia do ser humano e é muito salutar para o desenvolvimento de trabalhos grupais e que a aprendizagem musical abre portas para outras informações. A musica ajuda a afinar a sensibilidade dos alunos, aumenta a capacidade de concentração, desenvolve o raciocinio lógico-matemático, além de ser forte desencadeador de emoções. Fazer música principalmente em grupo, no coletivo, traz a real importancia da ordem e da disciplina, da organização, do repeito ao outro e a si mesmo . Pensando assim, a música não pode estar desconectada do processo de ensino-aprendizagem da escola. A vivência musical para o educando em geral é extremamente agradável. Ele aprende novos conceitos e desenvolve diferentes habilidades, melhora a comunicação e desenvolve a criatividade, a coordenação e a memória. Trabalhar com a música na Educação é um fazer artistico. Os ganhos que a prática musical proporciona, seja pela expressão das emoções, pela sociabilidade, pela disciplina, pelo desenvolvimento do raciocínio, são valiosíssimos, e para a vida toda.

Objetivos geral: possibilitar a ampliação do gusto musical das crianças.

Objetivos especificos:apresentar diferentes estilos musicais,discutir sobre a música,relacionandoà época de composição,apresentando se(s) compositor(res) e outras informações consideradas relevantes.Introduzir conhecimentos básicos,entre outros.

Cronograma: Projeto com duração prevista de um ano letivo, com um encontro mensal, ,cada encontro de um periodo, com quatro aulas de 50 minutos cada.Organizados em momentos específicos, os quais podem conpreender mais de uma atividade, por estarem vinculadas a um mesmoi objetivo.

Desenvolvimento:

Etapas

01.Compartilhamento do projeto com a classe.Atividade01.Socializar os alunos com a proposta do projeto, como as etapas de realização e as tarefas necessárias para finalizar o projeto com sucesso.

02Levantar os conhecimentos prévios sobre música.Atividade 02.Inicio de conversa com os alunos, com objetivo de explorer o saber deles sobre a música.

03.Ampliação do repertório dos alunos a respeito da música.Atividade03.Conhecer um pouco mais sobre os generous musicais de cada região.Elaborar atividades que emvolva a familia.Ampliar o repertório musical,Discutindo a música.Rodas de leitura,trazendo a musica para trabalhar diversos temas do cotidiano.Trazer musica que fizeram sucesso antigamente e comparer com as de hoje.Aspectos sobre teoria e prática.

04Ações .Atividade04.Convidar músicos que toquem instrumentos variados.Apresentação de bandas,Visitar museus.Sala de concertos.Teatros.Utiliza CD, DVD,ptrojetor.

05.Apreciação e reflexão musical.Atividade05.Observar os elementos e caracteristicas de cada gênero musical.Apreciar a letra e a mensagem deixada pelo autor.

06Produção musical.Atividade05.Incentiva-los na criação, interpretação, imitação da musica e do cantor(res).

07Encerramento do Projeto.Atividade07.Organizar um colral, com musicas comemorativas, comvidar pais, amigos, musicos locais e a comunidade para participarem da finalizar o projeto.

DURAÇÃO

ETAPAS 1°MES 2°MES 3°MES 4°MES 5°MES 6°MES 7°MES 8°MES 9°MES 10°MES 11°MES 12°MES

1ª X

2ª X X X X X X X X X X X X

3ª X X X X X X

4ª X X X X X

5ª X X X X X X X X X X X

6ª X X X X X X X X X X X X

7ª X

Frequentando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com