TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

Monografias: DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de Ensino ”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Ludmilla Cristina Sauhi.

JACAREÍ

Abril/2013

Etapa 1

1) Nome do projeto: Repensando a indisciplina na sala de aula

2) Público-alvo: 1º ano Ensino Fundamental

3) Justificativa/ fundamentação teórica: Para mudar a perspectiva em relação a indisciplina, faz-se necessário que a escola se envolva cotidianamente para garantir um ambiente de cooperação onde se prioriza o valor humano, o respeito e a dignidade.

Tendo como prioridade que sempre haverá conflito, mas atribuir a culpa e impor punições não tem levado educadores a resolver essas atitudes no dia a dia.

Com este projeto visamos cooperar com o bem estar de todos.

4) Objetivos gerais: Promover uma mudança de olhar em relação a indisciplina, conhecer um ambiente de cooperação e orientar a todos como lidar com situações conflituosas.

Objetivos específicos: Ética e Valores humanos.

5) Cronograma: Roda de conversa sobre os principais pontos da indisciplina;

- Anotações;

- Verificar o que foi bem sucedido e o que precisa melhorar.

6) Desenvolvimento/Ações: Levantar com a turma o que nos leva a indisciplina na visão geral, em seguida, o que realmente causa a indisciplina na visão do professor.

Fazer anotações de como o grupo está de comportamento no momento, para depois com o desenvolvimento do projeto futuramente compararmos o comportamento atual.

Etapa 2

A relação deste professor com seus alunos é de total respeito mútuo e cumplicidade, a todo momento as crianças a chamam para auxiliar em suas atividades.

Atividades estas percebesse que são elaboradas de acordo com a necessidade da turma, sendo usados vários recursos pedagógicos como:

- Sala de vídeo: onde são colocados filmes de acordo com assunto trabalhado em sala de aula;

- Exposição de imagens: onde a professora faz a releitura com os alunos e depois em roda de conversa deixa que todos exponham suas ideias e também propõe algumas perguntas para direcionar o assunto ou voltar a ele no caso de dispersão;

- Sala de aula: antes de iniciar seus trabalhos a professora relembra com as crianças a rotina e combinados da sala. O comprometimento dos alunos é total em todos os momentos da rotina diária, desde atenção na explicação, ao executar a atividade e até na organização da sala para a saída.

Etapa 3

Proposta de Atividade

- Ano de Escolaridade: 4º ano

- Faixa etária: 9 a 10 anos

- Área do conhecimento: Ciências

- Conteúdos de Aprendizagem a serem desenvolvidos: Fotossíntese: Organizar e registrar informações sobre o processo da fotossíntese na produção de alimentos pelos vegetais.

- Descrição da Metodologia abordada e a contextualização da atividade: Xerox com o texto e esquema da fotossíntese, sulfite , folhas(planta), e cruzadinha.

- Descrição das etapas de desenvolvimento da atividade, objetivos do professor e os conhecimentos a serem desenvolvidos pelos alunos.

Atividade 1: Distribuirei o texto ao alunos, e faremos a leitura coletiva.

Atividade 2: Distribuirei a folha com o esquema da fotossíntese, para associação do texto com a imagem.

Atividade 3: Abrirei uma conversa sobre os fatores importantes para que ocorra a fotossíntese, e sua contribuição para o mundo.

Atividade 4: Distribuirei sulfite e folhas de planta , para as crianças esfregarem e perceberem a clorofila na folha.

Atividade 5: Entregarei

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com