TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA FUNDAMENTAL

Monografias: DIDÁTICA FUNDAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  2.404 Palavras (10 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 10

• Pergunta 1

0,3 em 0,3 pontos

A escola pode ser descrita como um lugar de encontro e convivência entre educadores e educandos. Das assertivas indicadas a seguir, completa essa fala:

I. Um grupo que se reúne e trabalha para que ocorram condições favoráveis ao desenvolvimento do aluno em diferentes áreas.

II. A escola surgiu historicamente como fruto da necessidade de preservar e reproduzir a cultura e os conhecimentos da humanidade.

III. A escola pública, aberta e igualitária, é uma necessidade para todos, permitindo o acesso ao saber e aos bens culturais da humanidade.

IV. A escola deve favorecer ao indivíduo perceber-se como parte integrante de um todo social, situando-se em sua realidade histórico-social.

Tendo em vista o texto anterior, está correta a alternativa:

Resposta Selecionada: c.

I, II, III e IV estão corretas.

Respostas: a.

Apenas I, II e IV estão corretas.

b.

II e IV estão corretas.

c.

I, II, III e IV estão corretas.

d.

Apenas III e IV estão corretas.

e.

Apenas II, III e IV estão corretas.

Feedback da resposta: as quatro assertivas complementam perfeitamente a escola e seu papel diante de alunos, professores e sociedade.

• Pergunta 2

0,3 em 0,3 pontos

Conhecer as tendências pedagógicas é muito importante para melhor compreensão da história da educação, desde o início dos tempos, no Brasil.

A partir dessa afirmação, leia as assertivas e assinale a que identifica corretamente as características da pedagogia tradicional:

Resposta Selecionada: b.

A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade e os conteúdos de ensino são os conhecimentos e os valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados aos alunos como verdades absolutas indiscutíveis. Na relação professor-aluno predomina a autoridade do professor.

Respostas: a.

A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e o método de ensino por ela utilizado é o “aprender fazendo”. Para essa tendência, a motivação depende da força de estimulação do problema e das disposições internas e interesses do aluno.

b.

A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade e os conteúdos de ensino são os conhecimentos e os valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados aos alunos como verdades absolutas indiscutíveis. Na relação professor-aluno predomina a autoridade do professor.

c.

A escola funciona como modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. O material instrucional são manuais, módulos de ensino, dispositivos audiovisuais. O relacionamento professor-aluno são relações estruturadas e objetivas, com papéis bem definidos.

d.

A difusão dos conteúdos é a tarefa primordial da escola, não conteúdos abstratos, mas vivos, concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais. Os métodos de ensino partem de uma relação direta com a experiência do aluno e o trabalho docente relaciona a prática vivida pelo aluno com os conteúdos propostos pelo professor.

e.

A escola está preocupada com a formação de atitudes e o propósito maior é favorecer a pessoa um clima de autodesenvolvimento e realização pessoal. Os métodos usuais de ensino são dispensáveis e o professor deve desenvolver um estilo próprio para facilitar a aprendizagem do aluno.

Feedback da resposta: são características da pedagogia tradicional:

1) Relacionamento professor-aluno: professor transmite conteúdos em um ambiente “disciplinado”.

2) Pressupostos de aprendizagem: acredita-se que a criança assimila conteúdos (mecanicamente e sob coação) por abstração. Avaliação como verificação.

3) Manifestações na prática escolar brasileira: escolas laicas ou religiosas e escolas de elite.

4) Papel da escola: formar o aluno para um modelo idealizado de homem que nada tem a ver com a vida presente e futura.

5) Conteúdos de ensino: verdades incontestáveis pelo aluno e “dadas” pelo professor.

6) Métodos: exposição verbal e/ou demonstração; ênfase nos exercícios, na repetição e na memorização.

• Pergunta 3

0,3 em 0,3 pontos

Em sua obra “Didática – a aula como centro”, Massetto (1997) afirma que a Didática há muito vem estudando e refletindo sobre várias questões importantes, organizando e sistematizando conhecimentos para utilizá-los na prática pedagógica nas escolas.

Pode(em) ser considerada(s) questão(ões) de estudo da Didática:

I. Como a criança e o adolescente aprendem.

II. Como é a atividade do professor em sala de aula.

III. Como o professor ajuda os alunos a aprender.

IV. Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com