TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIETOTERAPIA

Resenha: DIETOTERAPIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  Resenha  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

DIETOTERAPIA

É a indicação e o uso de dietas com finalidades terapêuticas. Podendo ser dividida em diferentes tipos:

DIETA GERAL - Indicada para indivíduos em condições normais de alimentação e sem restrição de qualquer nutriente, podendo ser usado qualquer tipo de alimento no seu preparo. É considerada uma dieta normoglicidica, normoproteica, normolipidica.

DIETA LÍQUIDA – Indicada para pacientes que apresentam dificuldades na deglutição e mastigação, afecções do trato digestivo, bem como no pré e pós operatório e também para pacientes que irão realizar exames específicos para fins diagnósticos ex.(endoscopia).

DIETA LEVE - Possui uma consistência semi líquida, porém mantêm em níveis normais os nutrientes. É usada no pré e pós operatório bem como em indivíduos portadores de infecções e problemas gastrointestinais. Esses alimentos devem ser bem cozidos e moídos para não provocar estímulos mecânicos.

DIETA BRANDA - São indicados normalmente para pacientes no pós operatório e em transição para a dieta normal, esses alimentos deverão ser bem cozidos. Não deverá contem alimentos ricos em hortaliças e frutas cítricas e os que possuem alto poder de fermentação como condimentos, enlatados, embutidos em geral.

DIETA ASSÓDICA - São dietas com total ausência de sal sendo indicada para pacientes hipertensos, com problemas renais ou cardíacos e com edemas.

DIETA HIPOSSÓDICA – Diferencia-se da dieta assódica por permitir a ingestão de 2 gramas de sal por refeição principal (almoço e jantar), bem como o uso de 1 pão Frances em qualquer refeição intermediaria. Indicadas para hipertensos, cardíacos, problemas renais ou cirrose hepática.

DIETA HIPOPROTEICA – São dietas pobres em proteínas sendo consumidas em média 30 a 50gramas por dia de alimentos ricos deste nutriente. Usadas em pacientes com disfunção renal a fim de evitar que haja progressão das lesões renais e facilitar o funcionamento dos rins.

DIETA HIPOGORDUROSA - Utiliza alimentos com baixo teor lipídico, sendo seu valor calórico complementado com glicose e proteínas, indicada para pacientes com hepatites, colicistite e pancreatite.

DIETA PARA DIABETICOS – Dieta pobre em glicídios indicada para pacientes com intolerância a glicose.

DIETA HIPOCALÓRICA – Utilizada com pacientes obesos para reduzir o peso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com