TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dietoterapia estudo de caso

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.063 Palavras (37 Páginas)  •  1.441 Visualizações

Página 1 de 37

 [pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

ABORDAGEM NUTRICIONAL DE UM PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA CARDIACA CONGESTIVA, HIPERTENSÃO ARTERIAL E ANEMIA: UM ESTUDO DE CASO.

Tubarão

2015

ABORDAGEM NUTRICIONAL DE UM PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA CARDIACA CONGESTIVA, HIPERTENSÃO ARTERIAL E ANEMIA: UM ESTUDO DE CASO.

Estudo de caso apresentado à disciplina de Dietoterapia Infantil e Adulto do 7º semestre do curso de graduação em Nutrição da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Tubarão

2015

1. HISTÓRICO CLÍNICO NUTRICIONAL

1.1 DADOS GERAIS

Paciente V. R., 47 anos, do sexo masculino, casado, natural do município de Orleans, profissão pintor de obra, foi admitido no HNSC localizado no município de Tubarão/SC, se queixando de fortes dores no peito, sendo então diagnosticado com Insuficiência Cardíaca Congestiva.

A coleta de dados ocorreu no dia 26 de março de 2015, onde o mesmo relatou possuir 1  filho, e morar com  1 familiar.  O paciente afirma nunca ter feito tratamento nutricional antes, nem dietético, nem medicamentoso. Fumante em média 3 cigarros por dia, não etilista. Encontrava-se deambulante, calmo, comunicativo, lúcido, sem queixa de dor, pele hidratada, mucosa hipocorada, seus hábitos intestinais e urinários são regulares, Apresenta taquicardia, insuficiência respiratória. A alimentação era realizada por via oral.                                        Segundo os dados coletados no prontuário eletrônico TASY®, V.R. sua última internação foi em agosto de 2014 e até o momento não havia realizado nenhuma cirurgia. De acordo com o relato do paciente ele possuía anemia e hipertensão arterial e quando questionado sobre a história familiar de doenças ele relatou hipertensão arterial, sobrepeso e doença cardiovascular.

2. HISTÓRIA ALIMENTAR

O método de análise da história alimentar consiste em uma entrevista com o propósito de gerar informações sobre os hábitos alimentares atuais e passados. São coletadas informações sobre número de refeições diárias, local das refeições, apetite, preferências e aversões alimentares, o uso de suplementos nutricionais e informações adicionais sobre tabagismo, prática de exercícios físicos, entre outras. Juntamente com a análise dietética, utiliza-se a história clínica e psicossocial, dados antropométricos, dados bioquímicos que são essenciais para uma completa avaliação do paciente, podendo assim o profissional se sentir seguro em definir um diagnóstico nutricional e traçar um planejamento que supra todas as necessidades do paciente. (FISBERG et al., 2009; WAITZBERG, 2009).

  1. Dia alimentar usual do paciente antes da internação

 A avaliação do consumo alimentar individual requer, inicialmente, a definição clara da finalidade a ser alcançada para orientar a seleção do método de inquérito. Fator como estado geral do indivíduo, evolução da condição clínica e os motivos pelos quais o indivíduo necessita de orientação nutricional direcionam a escolha do método de avaliação do consumo alimentar. (FISBERG et al., 2009).

O recordatório alimentar do dia usual foi realizado com o próprio paciente, no dia 26 de março de 2015, onde o mesmo relatou, não apresentava intolerância ou alergias alimentares. A esposa era responsável pelo preparo das refeições. Também relatou que o café da manhã era feito em casa, o almoço e o café da tarde eram realizados no próprio serviço, sendo que às vezes o mesmo trazia suas refeições de casa ou ia até uma lanchonete próxima para comprar, onde ele consumia feijão, arroz e carne ou então salgados fritos, sendo o café da tarde a sua última refeição do dia. Com relação às quantidades mensais de óleo, ele relatou que consumia banha de porco em média é de 900mL, açúcar 1 kg e 250g de sal, o consumo mensal individual foi de 2700mL, 500g, 750g, respectivamente. O consumo diário por pessoa foi 90mL/dia óleo, 100g/dia de açúcar e  25g/dia de sal. Em relação ao consumo hídrico, observou-se uma baixa ingestão com, em média 2 de copos de 200mL ao dia.

 Em relação ao consumo hídrico, observou-se uma baixa ingestão com, em média 2 de copos de 200mL ao dia.

Tabela 1- Recordatório do dia usual do paciente V. R., Tubarão/SC, 2015.

Refeição/horário

Alimento

Medida Caseira

g/ml

Café da manhã/ 7:00hs

Café preto

1 copo

100 ml

Açúcar

1 colher de chá

5g

Arroz parboilizado

2 colheres de sopa

40g

Feijão preto

1 concha pequena

100g

Macarrão

1 pegador médio

116g

Almoço/12:00hs

Arroz parboilizado

2 colheres de servi

190

Carne bovina frita

1 unidade média

100g

Alface

3 folhas

30g

Tomate

4 fatias

80g

Café da tarde/ 17:00hs

Café preto

1 copo

100 ml

Açúcar

1 colher de chá

5g

Coxinha de frango frita

1 unidade média

100g

    Fonte: Dados da pesquisa. Tubarão, 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.8 Kb)   pdf (318.5 Kb)   docx (628 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com