TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ETAPA 2 DIETOTERAPIA I

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 2

1-Fernandes e Bezerra (2006), na primeira referência, defendem que os dois principais mecanismos envolvidos na gênese da desnutrição na DPOC são a ingestão inadequada de alimentos e o gasto energético aumentado. Com base nestes autores, falar a respeito da terapia nutricional implementada na DPOC.

R: De acordo com os estudos realizados, uma das principais causas de óbito por DPOC é a desnutrição, cerca de 90 % dos casos, e a principal causa dessa desnutrição é o aumento do gasto energético e diminuição do consumo alimentício, já que a partir da doença fatores como : Dificuldade de mastigação e deglutição, dispinéia, tosse, secreção e fadiga auxiliam no surgimento da desnutrição. O maior gasto energético ocorre devido ao hipermetabolismo há o maior esforço dos músculos, pois há a maior necessidade de oxigênio para o corpo. Mais alguns fatores que levam a desnutrição são o aumento do metabolismo basal, que leva a perda de peso, as doenças intercorrentes, como infecções, ou procedimentos cirúrgicos, que levam a anorexia, O aumento de mediadores inflamatórios, que podem trazer alterações metabólicas da Leptina e contribuir para a perda de peso.

Com o surgimento da desnutrição em pacientes com DPOC, há varias consequências, nas quais levam a elasticidade do pulmão, da massa muscular, força e resistência. A deficiência de ferro leva a baixos níveis da hemoglobina, diminuindo o transporte de Oxigênio para o pulmão, a função muscular pode ser comprometida devido ao baixo nível de cálcio, magnésio, fosforo e potássio elevando o trabalho respiratório, e a baixa imunidade, deixa o paciente suscetível a infecções pulmonares.

O tratamento da doença inclui a terapia nutricional que proporciona ao paciente uma perspectiva melhor de vida, diminuindo as internações, aliviando os sintomas e evitando a morte precoce. Sendo a terapia nutricional um ponto fundamental no tratamento.

A terapia nutricional ofertada de maneira correta pode ajudar esses pacientes nos diferentes estágios clínicos da doença.

2. SBNPE e ABN (2011), na segunda referência, discorrem a cerca da terapia nutricional na doença pulmonar crônica. Com base neste documento, responder:

a. A formulação da dieta interfere no trabalho respiratório de pacientes com doença pulmonar crônica?

R: Sim, porque notou-se que dietas calóricas com carboidratos, aumenta a produção de CO2 e do quociente respiratório, assim desenvolvendo o trabalho respiratório, em indivíduos com DPC, essas alterações contribuem para o aumento da PaCO2 e da dispneia, levando a diminuição da tolerância aos exercícios.

Se o paciente é instável, não significa muito clinicamente falando, dieta com alta concentração de gordura está ligada a maior incidência de sintomas gastrointestinais, podendo causar desconforto respiratório, já em uma dieta associando a ingestão alimentar e a produção de CO2, é recomendado concentração de lipídios de 20% a 40% do total de calorias.

Em pacientes sob ventilação mecânica, a infusão de soluções contendo gordura: carboidrato na razão 3:1 e 1:3 esteve associada a menor nível de CO2 na concentração 3:1, sem efeitos adversos na taxa metabólica e no catabolismo proteico. Em insuficiência respiratória de diferentes causas, não se teve vantagem ou desvantagem do uso de infusão de lipídios intravenosos, em pacientes com DPC, nesses pacientes, não existem vantagens adicionais no uso de suplemento nutricional pobre em carboidratos e rico em lipídios quando comparado a SNO padrão, rico em proteína ou em energia.

b. Qual a meta calórica a ser atingida no paciente com doença pulmonar crônica estável?

R: Entre 25% a 40% dos pacientes com DPOC são desnutridos. Pacientes com DPOC necessitam de suporte energético além do predefinido, especialmente durante atividade física. É recomendada a oferta calórica de 1,3 vezes a taxa metabólica em repouso para o paciente com DPC estável. É essencial o reconhecimento do estado metabólico para definir qualquer programa de intervenção nutricional.

c. Quais as vias preferenciais de oferta no paciente com doença pulmonar crônica?

R: A nutrição enteral deve ser a primeira escolha para pacientes com DPC que necessitem de terapia nutricional, por ser considerada a mais barata e por ter menor índice de complicações, porem tem sempre que observar para não aumentar muito o consumo de O2, o uso da nutrição enteral exclusiva está associado a redução de mortalidade por infecção em pacientes graves.

Nos pacientes em que o tubo digestivo não esteja funcionante, pode-se utilizar a via parenteral e a mista (enteral e parenteral).

Passo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com