TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO CIVIL

Ensaio: DIREITO CIVIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Ensaio  •  203 Palavras (1 Páginas)  •  171 Visualizações

1-

João é funcionário público de uma empresa pública e trabalha no setor financeiro desta. Certo dia resolveu pegar para si uma quantia de R$ 100,00 (cem reais) para pagar o almoço para sua amada esposa. Diante da situação hipotética acima, pergunta-se:

a) Qual é a tipificação penal da conduta praticada por João?

RESPOSTA:

Crime doloso – Peculato apropriação/próprio – Art. 312, Caput, 1ª parte, CP) , pois ele teve a intenção de se apropriar definitivamente do dinheiro, quando pegou e utilizou para almoçar com sua esposa.

b) Discorra sobre a possibilidade de se aplicar o Princípio da Insignificância no caso concreto, mencionando o atual entendimento do STJ.

RESPOSTA:

De acordo com o entendimento da Terceira seção, junção da 5ª com a 6ª Turma (2012), o STJ não aceita a aplicação do Princípio da Insignificância nos crimes contra a administração pública, mesmo que a lesão seja pequena, porque para ele a moral administrativa está acima do aspecto material.

c) Caso João resolvesse ressarcir a quantia pega por ele aos cofres públicos, depois que foi condenado pelo juiz de 1º grau, poderia ser pleiteado em seu favor algum benefício previsto na parte especial do Código Penal?

RESPOSTA:

Conforme art. 16, CP, não poderia ser beneficiado, pois após a denúncia não é possível.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com