TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTARIO

Artigos Científicos: DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTARIO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  3.294 Palavras (14 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: PROCESSOS GERENCIAIS

ACADÊMICOS:

LUCIANA NOGUEIRA FERNANDES........................................RA 436099

MONICA LITALDI GONÇALVES..............................................RA 434653

ROSELY MATIELO PERES ALEIXO.........................................RA 431225

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TUTOR À DISTÂNCIA: Prof.Me.Ademir Cavalheiro Leite

São João da Boa Vista – SP

2013

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

ACADÊMICOS:

LUCIANA NOGUEIRA FERNANDES........................................RA 436099

MONICA LITALDI GONÇALVES..............................................RA 434653

ROSELY MATIELO PERES ALEIXO.........................................RA 431225

ATIVIDADE AVALIATIVA

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recuros Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Processos Gerenciais para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

São João da Boa Vista – SP

2013

Resumo

Processo gerencial é o planejamento, a organização, direção e controle que os administradores fazem para alcançar os objetivos dentro da organização, sendo qual for o recurso que ela dispõe.

Portanto isso depende da capacidade que as pessoas têm para fazer funcionar essas funções gerenciais ou administrativas, essa prática vem mudando a edificação de novos administradores e, por conseguinte as empresas, e a cada necessidade cria-se uma nova ferramenta possibilitando aos gestores um melhor posicionamento estratégico visando lucro.

Abstract

Management process is the planning, organization, direction and control that administrators make in order to achieve the goals within the Organization, which is the feature that she offers. So it depends on the ability of people to operate these managerial or administrative functions, this practice has been changing the edification of new administrators and, therefore, companies and each need a new tool enabling the managers a better strategic positioning for profit.

Sumario Pag.

Introdução ............................................................................................................................... 6

Desenvolvimento ..................................................................................................................... 7

Planejamento do Projeto de Extensão Universitária ................................................................ 9

Processo Administrativo ..........................................................................................................10

Controle de Ação Empresarial .................................................................................................12

Desenvolvimento do Objetivo do Projeto ...............................................................................14

Controle do Projeto .................................................................................................................15

Considerações Finais ...............................................................................................................17

Reflexões sobre Implicações Éticas ........................................................................................18

Referências Bibliográficas ......................................................................................................19

Lista de Quadros Pag.

Cronograma de Atividade Mensal .......................................................................................... 16

Introdução

Planejamento é a preparação imprescindível em qualquer atividade, é a ferramenta da administração onde serão executados conhecimentos administrativos para organizar e gerenciar com eficiência qualquer tipo de empresa; de porte pequeno, médio ou grande, visando gerar lucratividade. Planejamento é a capacidade de pensar, agir e saber diferenciar o que vem antes e depois. É através do planejamento que se pode analisar e avaliar o mercado e assim definir estratégias de gerenciamento e administração, de recursos materiais e financeiros das empresas, gerenciando o patrimônio financeiro, orçamentário e investimentos.

Desenvolvimento

Planejamento

- Na visão de Chiavenato (2010, pág. 138), as empresas devem planejar da melhor forma possível, para que tudo de certo de primeira e não ocorram erros. O planejamento é a primeira função administrativa, pois serve de base para todas as outras funções, é o que determina com antecedência quais os objetivos a serem atingidos e como fazer para que isso aconteça com eficiência e eficácia.

- Na visão de Shinayashiki, um bom planejamento é saber ver as oportunidades em meio de ameaças e ter um diferencial, tendo uma visão antecipada para o que pode dar certo.

- Na visão de Santos (2007), planejamento é a forma que o administrador pensa e utiliza as suas ideias e faz com que os que estão sob seu comando sintam prazer em executar o que foi proposto, transmitindo segurança e confiança a todos com igualdade, criando soluções alternativas para conseguir atingir os objetivos.

Tipos de Planejamento

1 – Planejamento estratégico: É um processo gerencial no que diz respeito a formulas objetivas para seleção de programas de ação e sua seleção, levando em conta condições internas e externas a organização e seu crescimento. Esse planejamento prevê o futuro da organização em longo prazo, que antevê o que deve ser executado e a maneira como ser executado (missão, estratégia, objetivos).

2 – Planejamento tático: É o que integra a estrutura de uma organização para estar à frente a desafios estratégicos estabelecidos, esse planejamento é de prazo médio e opera com variáveis ambientais. Cada área da organização tem seu próprio planejamento por isso é desdobrado em diversos planos táticos (gerenciar os recursos para atingir os planos estratégicos).

3 – Planejamento operacional: Esse plano coloca em pratica cada um dos planos táticos, é projetado no curto prazo, envolvendo cada uma das tarefas e metas da organização. Um planejamento operacional planeja os prazos, metas e recursos, para implantação de um novo projeto ou tarefa dentro da organização. É a ultima etapa do planejamento por isso e um plano mais detalhado, que explica cada tarefa isoladamente (objetivos é otimizar as operações de procedimentos para realizar os planos estratégicos e táticos).

Considerações finais

Diante das pesquisas dos autores indicados, nota-se que há um ponto em comum entre eles, os quais citam que tudo deve ser bem planejado para alcançar os objetivos, ter visão, atitude e com isso obter os resultados esperados da melhor forma possível, e destacam tambem o valor dentro da administração como base o processo administrativo.

Referencias Bibliográgicas

CHIAVENATO, I.; Administração, Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo :Anhanguera,2010, PLT 302 cap.7,8 e 9.

SHINYASHIKI, R.; Veja o futuro antes dos outros. Disponível em: http: www.planejamento.com.br/planejamento-estrategico/shinyashiki2.html. Acesso em 08/08/13.

SANTOS, B. P.; O desafio do Administrador do Futuro. 2007. Disponível em: http//www.artigos.com/artigos/sociais/administração/o-desafio-do-admnistador-do-futuro-2375/artigo. Acesso em 08/08/13.

Planejamento do Projeto de Extensão Universitária

Nessa etapa onde foram sugeridas algumas opções, optou-se pela ação social de visita aos idosos de um abrigo, onde temos consciência da nossa responsabilidade, e comprometimento ético e moral naquilo que propomos.

Objetivo

Amenizar a solidão de pessoas da terceira idade, que se sentem rejeitadas e necessitam de carinho e atenção.

Serão organizadas visitas mensais a um Abrigo Institucional de Idosos do município de São João da Boa Vista, onde residem aproximadamente 50 idosos. Os mesmos não possuem família, sendo que alguns decidiram, por vontade própria, residir no abrigo. Outros idosos foram deixados na instituição, pela família.

Inicialmente ouviremos cada um deles, sua historia de vida e os motivos pelos quais cada um se encontra naquele local. Infelizmente o preconceito existe e as pessoas não os respeitam, não cedem lugares nos ônibus, e muitas vezes as pessoas acham que, só porque tem certa idade, não são mais capazes.

Este trabalho será divido da seguinte forma:

O grupo visitará os idosos um domingo por mês, onde será desenvolvida atividade para que os mesmos possam interagir entre si e com o grupo.

A cada visita será proporcionada uma atividade diferente, como bingo, baile, teatro, voluntários para corte de cabelo e cuidados com as unhas e, em todas as visitas será oferecido um café da tarde.

Tudo será organizado entre o grupo durante a semana que antecede a visita, o que será feito e como ficará definido. Após a definição, entraremos em contato com a direção da entidade para comunicar o que ficou decidido e, se estão de acordo com a data e as atividades escolhidas.

Processo Administrativo

No processo administrativo, baseado em Chiavenato (2010, pág. 270) depois do planejamento e a organização da ação empresarial, a próxima etapa é a função de direção, que constitui a 3ª função administrativa. Não existe organização sem pessoas; são sistemas sociais porque são feitos de pessoas. Com isso o grupo definiu os níveis de direção do projeto de extensão universitária.

Direção: Mônica Litaldi Gonçalves

Irá elaborar conduzir e coordenar para execução do plano previamente elaborado e as relações interpessoais para que o planejamento da organização seja eficaz através da comunicação, habilidade de liderança, motivação e a execução das tarefas que foram designadas.

Gerência: Rosely Matielo Peres Aleixo

É quem irá gerenciar, e tem função de direção exercida de nível intermediários das empresas. Tem a tarefa básica realizada no nível intermediário que á a medição, ou seja, a redução da incerteza que vem através do ambiente de tarefa pelo nível institucional em termos de programas e operações padronizados.

Supervisão: Luciana Nogueira Fernandes

É caracterizada a supervisão como função administrativa de direção no nível operacional das empresas. O supervisor é o administrador que dirige as atividades de pessoas não administrativas na empresa, e tem como responsabilidade a direção do trabalho dessas pessoas, tem a incumbência da execução pura e simples das tarefas e operações.

Porque as ferramentas gerenciais podem falhar?

Conforme Tittanegro, nos tempos atuais criou-se nova ferramenta gerencial de acordo com a função de cada necessidade da empresa, que possibilita o posicionamento estratégico, buscando condições de lucro a empresa, mas nem sempre essas ferramentas atingem as variáveis de ordem emocional ou psicológica, o que pode comprometer a eficiência e eficácia dessas ferramentas.

De acordo com o grupo as falhas podem acontecer devido:

- Pessoas não aptas ao cargo que exercem;

- Falta de proposito na carreira;

- Foco somente em resultados;

- Dificuldade em se comunicar;

- Ansiedade;

- Não saber liderar com pessoas e ter pulso firme;

- Sobrecarregar sem pedir ajuda;

- Falta de comunicação.

Considerações finais

Todos precisam estar em união, não basta ter ferramentas e não saber usá-las. Temos que ter ações preventivas para diminuir as ações corretivas. As empresas estão cada vez mais se atualizando pra continuar no mercado competitivo, por isso a prevenção de falhas tornou-se fundamental nos dias atuais.

Referencias bibliográficas

CHIAVENATO, I.; Administração, Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo :Anhanguera, 2010, PLT 302 cap.13,14 e 15.

TITTANEGRO, S. F,; Porque as ferramentas gerenciais podem falhar. Disponível em: http://sare.anhanguera.com/index.php/rcger/article/dowlound/73/71. Acesso em: 23/08/13.

Controle de Ação Empresarial

- Controle estratégico para Chiavenato (2010, pág. 337) é a função administrativa que faz parte do processo administrativo, que avalia os padrões e critérios esperados para se tomar ação corretiva se necessário. O processo de controle regula as operações e padrões pré-estabelecidos que dependam das informações recebidas as quais permitem a ação corretiva; a dimensão de tempo é de longo prazo.

- Controle Tático - É considerado também como controle departamental ou controle gerencial, esse controle se refere a cada unidade organizacional ou cada departamento ou conjunto de recursos tomado isoladamente, é direcionado para médio prazo.

- Controle Operacional – É de nível operacional, ou simplesmente controle operacional, á a forma de controle realizada sobre execução de tarefas desempenhadas pela parte não administrativa da empresa. Esse controle é de suma importância, pois está relacionado com os meios e os fins, se os meios estão sendo atingidos os fins serão alcançados.

Implicações Éticas do Controle

Entende-se que pessoas são diferentes, pensam e agem de forma diferente. A avaliação do desempenho devido a isso precisa ser mais do que, um procedimento administrativo, o que define pessoas em patamares de produção, e desempenhos estipulados pela empresa. A função principal do controle é analisar se as atividades desempenhadas estão alcançando os resultados que foram planejados, dentro da normalidade da ética.

Em um processo de avalição de desempenho deve-se tratar o avaliado como um sujeito de processo produtivo, sabendo avaliar as diferenças existentes nos grupos de trabalho, identificar as potencialidades e competências com isso direcionando o avalido, para área onde terá maiores chances de desempenho.

Competência

De acordo com Chiaventato (2010, pág. 383, cap. 19) não basta ter apenas recursos, esses recursos precisam ser reunidos, utilizados, ou seja, aplicados de maneira no sentido de produzir resultados excepcionais para a empresa.

- Competências essenciais: Mostram indicadores de desempenho o que faz com que a empresa tenha um diferencial, perante as outras.

- Competências gerencias: As quais são relacionadas com o trabalho gerencial, são as competências que os administradores precisam ter para realizar seu trabalho.

- Competências pessoais: Em uma empresa não basta somente pessoas, é preciso contar com talentos humanos. Quem tem talento é uma pessoa especial a qual é dotada de competências, atitudes, habilidades e conhecimentos, o que é muito importante para lidar com negócios.

Criação de Valor

Para Chiaventao (2010, pág. 391) criação de valor significa o enriquecimento da organização, o que contribui para seu sucesso. Criar valor é o objetivo da administração dos tempos atuais que consiste em buscar sem cessar maneiras inovadoras, para ganhar dinheiro e assim agregar valor ao negocio.

Rede de Valor

De acordo com Chiavento (2010, pág. 397) é limitado por ser sequencial, linear e uma relação continua de causa e efeito. Embora necessário, mas não é suficiente para competitividade empresarial no mundo dos negócios totalmente dinâmico e concorrente. O Valor deve ser criado não em linha sequencial, mas como um sistema de subsistemas, o que produz efeito sinergético, diferenciando o resultado de cada uma das partes.

Responsabilidade Social

Segundo Chiavenato (2010, pág. 397) responsabilidade social não pode ser limitada aos processos internos, as empresas precisam atender as necessidades de mercado e suas exigências, oferecendo baixo custo e alto padrão de qualidade, tendo assim retorno no investimento. Deve ser incorporado nos processos de gestão, e tratado no plano estratégico do negocio. Responsabilidade social empresarial são as obrigações que uma empresa assume ações, protegem e melhoram o bem estar da sociedade, para atingir os próprios interesses. É o grau de eficiência e eficácia que a organização apresenta no alcance de suas responsabilidades sociais.

O Desenvolvimento do Objetivo do Projeto

O objetivo geral

Propiciar atividades que contribuíam no processo de envelhecimento saudável e no desenvolvimento de sociabilidades e fortalecimento dos vínculos comunitários, gerando maior autonomia.

Demonstrar à sociedade que o idoso, apesar de suas limitações, tem o direito de estabelecer relacionamentos saudáveis e interagir com o meio em que está inserido.

Objetivo Específico do Projeto

Desenvolver atividades no próprio abrigo, contando com doações dos integrantes do grupo e voluntários (amigos e familiares). Na primeira visita será oferecido um café da tarde, para interagirmos com todos os idosos e dessa forma conhecermos a limitação de cada um e também conquistarmos a confiança dos funcionários e responsáveis pela entidade.

Justificativa

A utilidade da nossa proposta é que através de pesquisas realizadas vimos que muitos se sentem abandonados e distantes de suas famílias. Esperamos assim proporcionar vivências que valorizam o idoso, estimulando sua autonomia e convivência, além de amenizar a solidão que muitos sentem.

Método

O projeto será organizado, planejado e controlado para que tudo ocorra de forma segura e estratégica, pois estaremos nos relacionando com pessoas com limitações.

O Planejamento

Entrar em contato com a direção do abrigo para verificar disponibilidade de datas, apresentar o projeto, observar se o mesmo será viável e obter autorização para a realização das visitas.

Organização

A visita será previamente agendada. Nela contaremos com o apoio de parentes e amigos e, principalmente dos funcionários da entidade, uma vez que os mesmos já conhecem as dificuldades e limitações de cada um, para que possam nos auxiliar e assim alcançar os objetivos do projeto com sucesso.

Controle do Projeto

O que?

Visita definida e agendada.

Quem?

Mônica (Direção) será responsável por organizar o que será oferecido, as atividades proporcionadas e planejar todos os detalhes com a direção da entidade.

Rosely (Gerência) será a responsável por intermediar para que todos os detalhes aconteçam conforme o projeto e ajudar nas relações interpessoais juntamente com a Mônica.

Luciana (Supervisão) ficará responsável pela parte operacional do projeto, ou seja, ela deverá garantir que todo trabalho da direção e controle seja executado. Ficará sob sua responsabilidade reunir os voluntários, amigos e familiares, todo material para o desenvolvimento das atividades e a arrecadação dos pratos que serão oferecidos no café da tarde, assegurando assim que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido, se ajustem ao máximo aos objetivos estabelecidos.

Custo do Projeto

O custo do café que será servido gera em torno de R$ 70,00 a R$ 80,00 que será divido entre os componentes do grupo, e quanto às atividades como corte de cabelo, bingo, cuidado com as unhas e o baile, estas ficarão a cargo dos voluntários que se prontificaram a nos ajudar.

Sendo assim consideramos o projeto viável, uma vez que o gasto é pequeno e teremos ajuda dos voluntários nas atividades.

Cronograma das Atividades

Toda visita deverá necessariamente cumprir o cronograma de duas horas, ou seja, só poderá ocorrer das 13h às 15h. Assim sendo, o café da tarde deverá ser servido às 13h, uma vez que os idosos almoçam às 10h. Em seguida daremos início às atividades que deverão se encerrar às 15h, pois a partir deste horário os idosos se preparam para o jantar e em seguida se recolhem aos seus aposentos.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES MENSAIS

DATA HORÁRIO LOCAL ATIVIDADES

01 Domingo Mensal

13h às 15h

Abrigo Institucional de Idosos

Café da tarde, bingo, corte cabelo e baile.

Obs.: As atividades serão intercaladas mensalmente.

QUADRO 1: Cronograma de Atividades Mensais

Fonte: Elaborado pelas autoras

Considerações Finais

Todo processo foi planejado visando conquistas e aquisições para os idosos. Após algumas pesquisas de campo, buscou-se identificar as necessidades principais.

Os procedimentos foram realizados de forma a envolver as pessoas e fazê-las perceberem a importância da organização do projeto, desde aquele que vai fazer a doação até aquele que vai contribuir com seu trabalho.

O planejamento e organização têm por objetivo desenvolver o melhor trabalho possível, para que no final do projeto todos os envolvidos se sintam satisfeitos e todos os objetivos sejam alcançados.

Reflexões sobre implicações éticas

Implicações éticas não se limitam apenas em tomada de decisões. Tem-se que buscar o momento certo e adequado, pois a ética se distingue como direção segura para essas decisões.

Nada é definitivamente seguro, e a reflexão ética passa a ser um desafio constante, pois o empenho deve construir vinculações verdadeiras e habituais.

A ética deve estar de acordo com os limites de cada pessoa para a busca dos objetivos.

Referencias Bibliográficas

CARRERA,L.M.; Aplicação de Ferramentas na Gestão de Processos das Organizações que Aprendem. 2009.

Disponível em: http://sare.anhanquera.com/index.plp/rcger/article/view/795/641.

Acesso em 23/08/13.

CURY, H.C.A.; O Trabalho do Gerente Executivo: uma visão geral e crítica.

Disponível em: http://sare.anhanquera.com/index,php/rcger/article/view/85/83.

Acesso em 23/08/13.

CHIAVENATO, I.; Administração, Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo :Anhanguera,2010, PLT 302 cap.7,8 e 9.

CHIAVENATO, I.; Administração, Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo :Anhanguera, 2010, PLT 302 cap.10,11 e 12.

CHIAVENATO, I.; Administração, Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo :Anhanguera, 2010, PLT 302 cap.13,14 e 15.

CHIAVENATO, I.; Administração, Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo :Anhanguera, 2010, PLT 302 cap.16,17,18 e 19.

FABIO, Implicações Éticas nos Processos de Avaliação de Desempenho. (2005).

Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/administracaoos/implicacoes-eticas-nos-processos-de-avaliacao-de-desempenho/11093/. Acesso em 29/08/13.

SHINYASHIKI, R.; Veja o futuro antes dos outros. Disponível em: http: www.planejamento.com.br/planejamento-estrategico/shinyashiki2.html. Acesso em 08/08/13.

SANTOS, B. P.; O desafio do Administrador do Futuro. 2007. Disponível em: http//www.artigos.com/artigos/sociais/administração/o-desafio-do-admnistador-do-futuro-2375/artigo. Acesso em 08/08/13.

TITTANEGRO, S. F,; Porque as ferramentas gerenciais podem falhar. Disponível em: http://sare.anhanguera.com/index.php/rcger/article/dowlound/73/71. Acesso em: 23/08/13.

...

Baixar como  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »