TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCURSO ÁLIBI

Resenha: DISCURSO ÁLIBI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Resenha  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  239 Visualizações

“DISCURSO ÁLIBI”

O discurso consiste em uma exposição metódica a cerca de determinado tema, sua finalidade é convencer os ouvintes de modo que eles sobreponham à ideia do falante sobre a do ouvinte.

O álibi por sua vez, caracteriza a ação de alegar, é uma justificativa, ou seja, firmar uma verdade parcial sobre uma determinada situação, pessoa, etc.

Mas o que seria um “discurso álibi”?

“Seria a sustentação de um discurso, amarrado a justificativas plausíveis, para uma determinada situação, e expondo os pontos positivos, a fim de convencer/manipular a massa ouvinte”.

Adequa-se na forma de exemplo, o discurso sobre a copa do mundo de 2014. Nele é notório a repetição da frase: “BENEFÍCIOS PARA O BRASIL”, ocorre que é um “benefício” temporário, que após o apito da final, se tornará apenas história, além disso, desvia a atenção da administração pública, deixando ao relento a saúde, educação, segurança, etc.

Outro sim cabe citar a proposta de reforma na legislação, no tocante a maior idade penal. É (para muitos) uma forma de punir os infratores que neste momento tem o escudo da inimputabilidade em termos de responsabilidades penais. Porém, tal medida pode acarretar em um problema ainda maior. O discurso de algumas autoridades que são a favor, é belíssimo, recheado de argumentos que pescam “os sentimentos de fazer justiça” da população aflita com o aumento da violência. Por outro lado, esconde as enormes falhas da administração pública, de algumas leis e seus instrumentos de aplicação.

Dieneg Silva de Assis., Acadêmico de Direito

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com