TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCUTIR A LÍNGUA DO MUNDO OBTIDO E DA EMISSÃO

Projeto de pesquisa: DISCUTIR A LÍNGUA DO MUNDO OBTIDO E DA EMISSÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.307 Palavras (22 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 22

UNIDADE 1

EM DISCUSSÃO A LINGUAGEM DO MUNDO LETRADO E NUMERADO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Quais os conceitos da matemática aparecem na linguagem cotidiana? Dê exemplo de situações em que essa linguagem ocorre.

Os conceitos da matemática no nosso dia a dia comportam métodos de investigação e raciocínio, formas de representação e comunicação. Os exemplo são coisas simples que acontece em nosso dia-a-dia que nem percebemos como: o relógio, o calendário, as medidas ou a moeda corrente, a também algumas frases que utilizamos freqüentemente e que também podem ser representar, tais como: “Veja por outro ângulo”, “Vou sair pela tangente”, “Estas são perdas incalculáveis”. Vou citar dois exemplo um na escola e outro fora da escola. Hoje em dia os alunos apresentavam muita dificuldade em realizar operações com números decimais, principalmente a divisão, mas as vezes eles usam esse problema e nem percebe por exemplo no o intervalo, os aluno vão ate a lanchonete, dentre eles três estavam querendo comprar uma pipoca que custava R$ 0,80, efetuaram a divisão mentalmente e perceberam que o resultado não era exato, então chamaram mais um colega, constituindo um grupo com quatro alunos, então um deles falou: “agora dá certo, R$ 0,20 pra cada um” nesse caso usaram a divisão correta e sem dificuldades. O outro exemplo e de um, adolescente (13 anos) estava lavando a sua bicicleta, percebe que na roda da bicicleta mais especificamente o aro e o conhecimento que ele tinha sobre circunferência. ele percebe a semelhança do do “raio” que fica localizado no aro da bicicleta com o raio da circunferência e também sobre o ciclo trigonométrico. Sempre estamos usando a matemática no nosso dia e atitudes sem percebermos, coisas que os alunos acham difícil para resolver na escola, eles praticam no seu cotidiano com muita facilidade.

2. Quais os conceitos da matemática que se apresentam no corpo, na casa, nas ruas do bairro onde reside?

Tendo conceitos formais da matemáticas pelos alunos, onde o professor vai ter que trabalhar a aprendizagem com conhecimentos não científicos, ou cotidianos que a criança tem as suas relações com o seu corpo, sua casa, com as ruas e com isso estamos organizando um ensino que oferece ao aluno mecanismo para a compreensão dos conteúdos escolares usando o conteúdo cientifico que favorece o entendimento para a linguagem matemática.

3. No texto: Receita de Alfabetização, a autora Marlene Carvalho faz uma reflexão sobre o ensino. Com suas palavras justifique ou refute a opinião da autora.

Nesse texto a autora quer nos passar que a criança não e uma maquina decorativa, em que simplesmente o professor passe matéria e ela decore. Mas que temos quer fazer planejamentos, dar conteúdos com significados, trabalhar coisas do nosso dia a dia, coisas do seu meio de convivência. E também mostrar que o professor tem que pensar mais sobre a sua maneira de planejar as aulas, pensar mais no aluno e na sua aprendizagem. Para que sejam formados alunos com capacidade de saber, de compreender, organizar, pesquisar, planejar e que possui um aprendizado significativo.

4. No texto: Aprendizagem escolar que processo é esse? Quais são as principais ideias apresentadas? Faça um breve resumo.

Nesse texto nos mostra a importância para a aprendizagem escolar e aprendizagem matemática. Como em nosso cérebro acontece as múltiplas conexões para que o individuo possa adquirir conhecimentos e dar os subsídios necessários para que sejam realizado o processo de aprendizado na escola.

Toda a criança tem uma cultura, um costume e religião coisas que interferem em sua aprendizagem, a criança desde que nasce já vem com uma carga de aprendizagem e na escola ela vai aprender a desenvolver os seu conhecimentos e aprender coisas novas. Ao ensinarmos elas a falar estamos oferecendo a elas os conceitos do mundo letrado e numerado. Em tudo que elas fazem durante o seu dia esta envolvidos nos conceitos letrados e numerados.

Esse texto esta focado muito na maneira de aprender e como aprender. Para aprender é preciso antes ver, nos conceitos de aprendizagem escolar temos que observar muito o dai a dia e situações que acontece, e também aprender lidar com os símbolos gráficos tanto na linguagem escrita como na linguagem matemática, mas pra isso e preciso também aprender os conceitos da matemática.

Pensando na aprendizagem escolar e pensar também nos processos de ensino que envolve os planejamentos de sala de aula. Para que possamos chamar a atenção do aluno para matemática sendo um conceito de métodos de investigação e raciocínio e tendo formas de representação e comunicação, precisamos usar a matemática viva, uma matemática que nascendo com o aluno enquanto ele mesmo vai desenvolvendo os meios de trabalhar a realidade na qual esta agindo. Para colocarmos um final temos que utilizarmos na aprendizagem o cotidiano da criança e não o cientifico.

5. Como foi explicitado no texto 1 a compreensão dos conceitos formais da matemática?

A compreensão dos conceitos formais da matemática pelos alunos, na educação básica, tem sido um desafio para os professores que organizam diferentes formas de ensino para esse conteúdo. Porque de um lado os professores e do outro os alunos que nem sempre estão interessados em aprender a matemática. Por isso o ensino da matemática tem uma proposta fundamentada em uma matemática viva que usamos maneiras concentrada no dia a dia do aluno, em seu corpo, sua casa, a rua onde mora, em coisas assim são desenvolvidos os meio como trabalhar a realidade junta com a cientifica para que sejam favoráveis no entendimento para a apropriação da linguagem matemática.

6. Elabore uma atividade na qual os conceitos matemáticos de Espaço e Forma possam ser explorados.

ATIVIDADE EF2.

• Realizei com meus alunos atividades com TANGRAM.

• Os alunos receberam o TANGRAM em folha de desenho para pintura e recorte formando seu jogo.

• As crianças brincaram, manuseando as peças individualmente e após em grupos formando figuras.

• Após foi realizada conversação sobre as figuras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com