TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE NO UNIVERSO

Projeto de pesquisa: DIVERSIDADE NO UNIVERSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A DIVERSIDADE NO UNIVERSO

Diversidade é tudo aquilo que nos diferencia uns dos outros. Jeito de vestir, andar, falar, corte de cabelo, religião, musicas, enfim tudo que nos deixa diferente das outras pessoas.Falar sobre diversidade é mágico, porque há um enorme campo de assuntos variados.Diversidade diz respeito a variedade de idéias em torno de um assunto concreto .

Define-se inclusão como um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela falta de classe social, oferecer mais oportunidade de acesso aos bens e serviços há aqueles, que tem menos oportunidades de participar. A inclusão social orientou a elaboração de políticas e leis na criação de programas e serviços voltados ao atendimento das necessidades especiais de deficientes. Este parâmetro consiste em criar mecanismos que adaptem os deficientes aos sistemas sociais comuns e, em caso de incapacidade por parte de alguns deles, criar-lhes sistemas especiais em que possa participar ou acompanhar a ritmo dos que não tenham alguma deficiência específica. Tem sido prática comum deliberar e discutir acerca da inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência.

Assim a sociedade modificará em suas estruturas e serviços oferecidos, abrindo espaços conforme as necessidades de adaptação específicas para cada pessoa com deficiência a serem capazes de interagir naturalmente na sociedade. A pessoa com deficiência passa a ser vista pelo seu potencial, suas habilidades e outras inteligências e aptidões.

O projeto político pedagógico (PPP) constitui-se em um documento produzido como resultado do diálogo entre os diversos segmentos da comunidade escolar a fim de organizar e planejar o trabalho administrativo-pedagógico, buscando soluções para os problemas diagnosticados. a escola, representada pelos diferentes segmentos que constituem sua comunidade, diagnostica a realidade administrativo-pedagógica, social, estrutural e educacional e, a partir dos dados resultantes do diagnóstico, traça objetivos, propõe metas, planeja ações para que, ao longo de um período letivo, alcance sucesso na aprendizagem do aluno. O Projeto político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

DESENVOLVIMENTO

A DIVERSIDADE NO UNIVERSO

Todos devem ser envolvidos no projeto desde o inicio. Faça uma reunião com os funcionários para falar sobre o trabalho que esta desenvolvendo na escola. A firme que a participação deles e fundamental para que o ambiente se torne um lugar de respeito à diversidade. As perguntas a respeito do racismo na escola devem ser feitas também aos pais, para que eles relatem situações nos quais eles ou os seus filhos vivenciaram situações discriminatórias. Pelo menos uma vez no semestre, promova um encontro da família na escola para comentarem se há alguma situação de anormal com alguém que eles tenham presenciado em relação racismo. E também para que se possível trazer algum elemento que identifiquem a cultura de cada um deles.

Com orientação do coordenador pedagógico, os professores devem introduzir conteúdos ligados á cultura africana no planejamento das aulas, como a leitura de textos e a análise de pinturas e desenhos. Os educadores têm que direcionar o aluno sobre a conscientização desses assuntos, abordá-los em sala, saber o que eles pensam sobre isto e zelar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com