TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE X DESIGUALDADE

Ensaios: DIVERSIDADE X DESIGUALDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 5

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Perceber que a comunidade escolar tem uma população formada por grupos com características físicas e psicológicas diversas, os quais devem ser respeitados.

2) Identificar situações na sala de aula ou mesmo na comunidade em que não é considerada a diversidade das pessoas, promovendo a desigualdade.

3) Refletir sobre o fato de que formar grupos heterogêneos na sala poderá favorecer a troca de experiências e o crescimento.

4) Distinguir os termos diversidade e desigualdade, homogeneidade e igualdade.

Duração das atividades

Duas ou mais aulas de cinquenta minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Comentários Introdutórios ao/a professor/a:

Professor/a sabe-se que cada escola tem sua história e uma comunidade escolar constituída por grupos étnicos diferentes, com crenças, costumes e características também diversos. Nesse sentido, é fundamental que se tenha clareza da necessidade de se trabalhar com os alunos por meio de atividades que valorizem a diversidade humana presente no contexto escolar. Trabalhar a diversidade não significa reunir os iguais ou formar grupos homogêneos, mas estimular as potencialidades de cada indivíduo no grupo em que está inserido. É através da relação com o outro que o indivíduo se desenvolve, aprende e se constitui. Cabe à escola incentivar os/as alunos/as a conviverem com as diferenças de forma harmoniosa e pacífica, rompendo com atitudes de desrespeito, discriminação e desigualdade. Professor/a, você poderá utilizar as aulas publicadas no Portal do Professor e intituladas "A RIQUEZA DA DIVERSIDADE" e "A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR" para iniciar ou complementar essa aula.

Estratégias e recursos da aula

Professor/a, sugere-se que essa aula seja desenvolvida com alunos com idade a partir de 9 anos em virtude do conteúdo e da forma que se pretende trabalhar tal conteúdo.

Atividade 1:

1º Momento: Convidar os/as alunos/as para se sentarem em círculo para participarem de uma discussão. Escrever as palavras DIVERSIDADE, DESIGUALDADE, HOMOGENEIDADE, IGUALDADE em fichas ou cartões em letra maiúscula e apresentar aos/as alunos/as. Explorar com os alunos o significado de cada palavra a partir de algumas questões: Na sua percepção, diversidade é o mesmo que desigualdade? Por quê? Homogeneidade é o mesmo que igualdade? Por quê? O que as pessoas querem dizer com a frase: "O Brasil é marcado por uma enorme desigualdade social". Esclarecer que os conceitos de igualdade e desigualdade pressupõem responsabilidade social, dizem respeito aos direitos que foram negados aos cidadãos. Já a palavra diversidade está relacionada à variedade de culturas, crenças, costumes, etnias, dentre outras características presentes no mundo.

2º Momento: Solicitar que os alunos se sentem em duplas e procurem produzir uma frase ou um texto curto que reúna as quatro palavras supracitadas. Socializar as produções e refletir sobre as mesmas buscando ampliar a compreensão dos alunos sobre as questões que envolvem a diversidade humana presente, inclusive, na sala de aula

3º Momento: Assistir aos vídeos:

Vídeo Youtube: "Por que uns são ricos e outros pobres?"

http://www.youtube.com/watch?v=4IoAwVEDl40

Vídeo Youtube: "A desigualdade social no Brasil"

http://www.youtube.com/watch?v=5UBqRjr-w4c

4º Momento: Discutir com os/as alunos/as: O que os vídeos retratam? Por meio dos vídeos foi possível perceber a diferença entre desigualdade social e diversidade cultural? De que forma? Em quais cenas? Será que o Brasil tem conseguido valorizar a diversidade cultural da sociedade brasileira? O que devemos fazer para minimizar as desigualdades sociais presentes em nosso país?

Atividade 2:

1º Momento: Convidar os alunos/as para, em círculo, ouvirem a história: "Diversidade" de autoria de Tatiana Belinky, disponível em:

http://picasaweb.google.es/fernanda.kolb/LivroDIVERSIDADETatianaBelinky#

Professor/a, caso você não tenha o livro, você poderá contar a história à partir dos slides disponibilizados no link anterior.

2º Momento: Ao terminar a história, refletir com os/as alunos/as sobre o conteúdo da mesma. Questionar: O que é diversidade? Que contribuições a diversidade traz para a sociedade?

Solicitar aos alunos que leiam e reflitam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com