TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DLPA, DMPL E Fluxo De Caixa

Monografias: DLPA, DMPL E Fluxo De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  1.473 Visualizações

Página 1 de 5

Síntese de DLPA, DMPL

DLPA e DMPL

As duas siglas DLPA e DMPL estão relacionadas mais especificamente com às demonstrações contábeis, que é uma parte específica da ação profissional envolvendo o tipo de relatório e declaração que deve obrigatoriamente ser entregue por empresas e afins que lidam com ações, sociedades e acionistas.

A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) é um relatório contábil destinado a evidenciar, nun determinando momento, as mutações ocorridas nos resultados acumulados da entidade.

A DLPA envolve basicamente as seguintes informações em um relatório apenas: integralização de capital, resultado de exercícios e aplicações, ajustes dos chamados exercícios anteriores, dividendo e dívidas em geral, reavaliações e reformulações de crédito. Tudo isso pode ser considerado um raio x da empresa, que descreve todas as suas atividades envolvendo o financeiro (o que, na prática, significa todas), bem como cada centavo é investido – seja para pagar contas ou ainda para economizar para outros investimentos e compras futuras.

Com isso é possível perceber a importância de um contador ou afim que saiba em detalhes o funcionamento da empresa, sendo que ele pode inclusive trabalhar internamente e acompanhar todos os processos, fazendo registros e informando quando há gastos excessivos – esse cenário está mais de acordo com grandes e médias empresas, por necessitarem de consultas constantemente acerca da verba. No caso das pequenas empresas, o melhor a se fazer é contratar um contador independente, que trabalha de forma autônoma com as informações que você fornece (e que obviamente devem estar bem organizadas).

A DLPA é obrigatória para as sociedades limitadas e algumas outras empresas determinadas pela legislação do Imposto de Renda (RIR/99). Esse demonstrativo tem o objetivo de mostrar todas as alterações no saldo da conta de prejuízos ou lucros acumulados no Patrimônio Líquido que ainda não foram divididos entre os acionistas ou sócios. O detalhamento de como aconteceram essas modificações no patrimônio deve ser feito.

A DMPL evidencia a movimentação de diversas contas do PL ocorrida durante o exercício. Assim todo acréscimo e diminuição do Patrimônio líquido são evidenciadas através desta demonstração, bem como a formação e utilização das reservas.

A DMPL não é obrigatória pela lei 6404/76, mas sua publicação é exigida pela CVM em sua instrução mº 59 de 22/12/86, para as companhias abertas. Sendo que a DMPL conterá em um de suas colunas a DLPA. A DMPL é fundamental para elaboração a demonstração das origens e aplicações de recursos (DOAR) e para ser fornecida as empresas investidoras que avaliam seus investimentos permanentes em coligadas ou controladas pelo método da Equivalência Patrimonial.

Já a Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) é um relatório contábil que visa evidenciar as variações ocorridas em todas as contas compõem o Patrimônio Liquido em determinado período (NBC T3). A lei n.° 6.404/76 estabelece que a companhia ao elaborar a DMPL, está dispensada da elaboração da DLPA, uma vez que a DLPA está inclusa na DMPL.

Demonstrativo facultativo para as sociedades anônimas, a DMPL pode incorporar a DLPA. Tem muitas semelhanças com a DLPA, mas é mais elaborada, já que mostra todas as movimentações (acréscimos ou perdas) que ocorreram nas contas que formam o Patrimônio Líquido, inclusive as de uma conta para outra.

Portanto as Demonstrações de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) é um relatório completo sobre as transações econômicas que estão envolvidas em uma empresa (compra de produtos, pagamento de funcionários, compra de materiais de escritório, investimentos em geral, impostos, contas de luz e água). Enquanto que as Demonstrações de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) é uma versão mais simplificada da DMPL, que inclusive está inclusa nela. A DMPL é mais completa que a DLPA, pois além de demonstrar o lucro, demonstra também todo o PL, que é a riqueza da CIA.

Síntese Fluxo de Caixa

A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais). Esta obrigatoriedade vigora desde 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007, e desta forma torna-se mais um importante relatório para a tomada de decisões gerenciais.

Fluxo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com