TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo de Caixa

Tese: Fluxo de Caixa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Tese  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 11

É fato que o turismo no mundo tem crescido a cada ano, alavancando todos os segmentos ligados a ele. As agências de viagens englobam e oferecem a maioria dos serviços ligados a atividade turística e, conseqüentemente, contribuem significativamente para o crescimento da economia mundial e do País. Com a importância dessa atividade, torna-se necessário um material contábil específico para o segmento. Porém, o que se constata é que não existe bibliografia específica que envolva os dois temas: agências de viagens e contabilidade. Assim, percebe-se a necessidade de uma contabilidade voltada para esse setor, objetivando um ótimo controle financeiro e econômico e uma maior facilidade para a tomada de decisões. Utilizando-se de um plano de contas adaptado ao setor, conceitos de fluxo de caixa e formação do preço de venda, além de conhecimentos sobre a carga tributária incidente sobre o segmento, pode-se diminuir consideravelmente a taxa de mortalidade das agências de viagens.

Palavras-Chave: Agência de Viagens, Contabilidade, Tributação.

Áreas do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas.

Introdução

O turismo bem planejado produz diversos efeitos positivos sobre a economia. Em primeiro lugar, pela potencialidade de criação de empregos e renda, o que é particularmente importante para as regiões mais pobres do País. Em segundo lugar, pelo benefício ao balanço de pagamentos, já que gera ingresso de divisas trazidas pelos turistas estrangeiros e, sobretudo investimento externo. Atualmente, o turismo mundial movimenta, por ano, cerca de 694 milhões de pessoas (EMBRATUR, 2005), sendo que o Brasil responde por 4.090.590 desses turistas, ou seja, 0,59% dos turistas no mundo. Esses dados reafirmam o papel do turismo como atividade econômica capaz de promover a inclusão social com a geração de empregos e renda. A Organização Mundial de Turismo, órgão das Nações Unidas, apontou um crescimento médio de 15,99% no fluxo internacional de turistas no Brasil em 2004 (EMBRATUR, 2005).

Nesse contexto, as agências de viagens se tornam essenciais para os turistas, pois relacionam a maioria das prestações de serviços turísticos, como: transportadoras aéreas e terrestres, hotéis e empresas de serviços receptivos, que são os principais fornecedores para a montagem dos pacotes turísticos. Em 2004, existiam no País 8.421 agências de viagens cadastradas na Embratur. Comparando-se com o ano de 2002, que possuía 7.896 empresas cadastradas, percebe-se que esse segmento está crescendo a cada ano.

Assim, é notória a importância do turismo e das agências de viagens para a economia brasileira. Essa relevância deveria resultar em uma contabilidade diferenciada para as agências de viagens, mas o que ainda se percebe, é uma grande carência de material sobre contabilidade nesse segmento.

Diante dessa necessidade, o objetivo deste trabalho é estudar uma metodologia de contabilidade específica para o ramo de agenciamento de turismo e contribuir com o desenvolvimento de material sobre o assunto.

Material e Métodos

Inicialmente foi feita a pesquisa exploratória, a fim de obter literatura específica sobre o assunto. Com a literatura em mãos, veio a revisão bibliográfica, atividade necessária, pois dá o embasamento teórico para o desenvolvimento do trabalho. Nesse momento foram pesquisados assuntos ligados à área de turismo, agências de viagens e contabilidade; além do levantamento de dados relativos ao setor turístico. Após essa etapa, seguiu-se o desenvolvimento do artigo, através da análise de bibliografias relacionadas ao tema: agências de viagens e contabilidade, separadamente. Com o artigo já desenvolvido, foi possível chegar às conclusões, fundamentadas na pesquisa sobre o assunto.

1108

Resultados

Foram confirmados os pressupostos que

norteiam a pesquisa, já que fica claro a

importância do setor de turismo na economia e

seu crescimento nos últimos anos. É também

constatada a necessidade de materiais específicos

sobre a contabilidade de agências de viagens, já

que, durante a pesquisa, percebeu-se a falta de

bibliografia que envolvesse o assunto.

Discussão

Como constatado, existe atualmente grande

carência de material específico sobre

contabilidade no segmento de agência de viagens.

Dessa maneira, faz-se necessário uma discussão

sobre o tema, destacando alguns pontos

importantes, como plano de contas, fluxo de caixa,

preço de venda e carga tributária incidente no

segmento. Existem três segmentações de

empresas de turismo: operadoras de turismo,

agências de viagens e agências de turismo. Nesse

trabalho, falaremos sobre as agências de viagens,

que segundo a Embratur (2005), são empresas

destinadas à prestação de serviços

exclusivamente no campo da intermediação, já

que não produzem, não criam e não organizam

eventos turísticos. Sua atividade é agenciar

(vender em nome de terceiros), programas,

eventos, passeios e viagens.

É necessário às agências de viagem ter uma

contabilidade específica para a área. Iudicibus

(2000) diz que os objetivos da contabilidade

podem ser divididos em abordagens distintas: o

primeiro considera que o objetivo da contabilidade

é fornecer aos usuários, independentemente de

sua natureza, um conjunto básico de informações

que deveria atender igualmente bem a todos os

tipos de usuários, ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com