TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOENÇAS OCUPACIONAIS

Ensaios: DOENÇAS OCUPACIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  1.802 Palavras (8 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 8

COLÉGIO TÉCNICO INCOFIDENTE ÁLVARES MACIEL

HIGIENE OCUPACIONAL

GRUPO DE EXPOSIÇÃO HOMOGÊNEA

DOENÇAS OCUPACIONAIS

VIBRAÇÃO

ROBSON JR. IZIDORO

TURMA 15

OURO PRETO, 30 DE ABRIL DE 2014.

COLÉGIO TÉCNICO INCOFIDENTE ÁLVARES MACIEL

GRUPO DE EXPOSIÇÃO HOMOGÊNEA

DEFINIÇÃO

COMPOSIÇÃO

CONCEITOS

Grupo Homogêneo de Exposição (GHE)

O Grupo Homogêneo de Exposição é o nome por trás da sigla GHE, a diferença é que na área de segurança ás vezes juntamos acrescentamos a palavra “riscos” a esse termo. E assim facilitamos a memorização.

O Grupo Homogêneo de Exposição serve para facilitar o mapeamento dos riscos da empresa. O GHE é usado para mapear os riscos dos ambientes físicos de empresa onde os trabalhadores exercem atividades semelhantes. Serve para mapear no mesmo ambiente, durante o mesmo período os trabalhadores que estão expostos aos mesmos agentes de riscos.

A escolha dos Grupos Homogêneos de Exposição (GHE) ocorre durante a fase de estudo e levantamento de dados, quando se processam as etapas de reconhecimento e estabelecimento de metas e prioridades de avaliação.

As variáveis que influem nessa escolha são:

• tipo do processo/ operação

• atividades/tarefas dos trabalhadores

• agentes ambientais, fontes, trajetórias, meios de propagação

• intensidade/concentração dos agentes

• identificação e número de trabalhadores

• experiência dos trabalhadores

• agravos à saúde dos trabalhadores

• variações de clima e de horários das exposições

• freqüência das ocorrências

• interferência de tarefas vizinhas

• dados das prováveis exposições, levantados na fase de antecipação

• metas e prioridades de avaliação adequadas a realidade da empresa.

DOENÇAS OCUPACIONAIS

ASBESTOSE

SATURNISMO

BISSINOSE

SILICOSE

TALCOSE

ASBESTOSE

Asbestose é uma doença causada pela aeração do pó de amianto, também chamado de asbesto. É uma tentativa de cicatrização do tecido pulmonar, causada pelas fibras minerais de silicatos do asbesto. A asbestose é uma formação extensa de tecido cicatricial nos pulmões causada pela aspiração do pó de amianto.

O amianto é composto por silicato de mineral fibroso de composição química diversa. Quando se inala, as fibras de amianto fixam-se profundamente nos pulmões, causando cicatrizes. A inalação de amianto pode também produzir o espessamento dos dois folhetos da membrana que reveste os pulmões (a pleura).

As pessoas que trabalham com o amianto correm o risco de sofrer doenças pulmonares. Os operários que trabalham na demolição de construções com isolamento de amianto também correm risco, embora menor. Quanto mais tempo um indivíduo estiver exposto às fibras de amianto, maior é o risco de contrair uma doença relacionada com o amianto.

Diagnóstico

Nas pessoas com antecedentes de exposição ao amianto, o médico pode, às vezes, diagnosticar asbestose com uma radiografia ao tórax que mostre as alterações características. De modo geral, a função pulmonar da pessoa é anormal e, ao escutar o pulmão, podem ouvir-se sons anormais, as chamadas crepitações.

Para determinar se um tumor pleural é canceroso, o médico pratica uma biopsia (extracção de uma pequena porção de pleura para ser examinada ao microscópio). Pode-se também extrair e analisar o líquido que rodeia os pulmões (um procedimento denominado toracentese); no entanto, este procedimento não é habitualmente tão rigoroso como a biopsia

.

Prevenção e tratamento

As doenças causadas pela inalação de amianto podem prevenir-se diminuindo ao máximo o pó e as fibras de amianto no local de trabalho.

Dado que o controle do pó melhorou nas indústrias que utilizam o amianto, atualmente é menor o número de pessoas que sofrem de asbestose, mas os mesoteliomas continuam a aparecer em indivíduos que estiveram expostos até há 40 anos. O amianto deveria ser extraído por trabalhadores especializados em técnicas de extracção. Os fumantes que estiveram em contato com o amianto podem reduzir o risco de câncer deixando de fumar.

A maioria dos tratamentos para a asbestose alivia os sintomas; por exemplo, a administração de oxigênio alivia a dispneia. Drenar o líquido à volta dos pulmões pode também facilitar a respiração.

Há casos em que o transplante do pulmão deu resultados muito positivos na asbestose. Os mesoteliomas são invariavelmente mortais; a quimioterapia não é eficaz e a extirpação cirúrgica do tumor não cura o câncer.

SATURNISMO

O conhecimento dos efeitos tóxicos do chumbo sobre o organismo humano remonta aos primórdios da civilização, encontrando-se na literatura médica amplas referências sobre este tipo de envenenamento. Face a isto, os casos graves de intoxicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com