TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DPP - O MUNDO DO TRABALHO

Trabalho Universitário: DPP - O MUNDO DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 3

O Mundo do Trabalho

Questão 1

De que forma o vídeo se relaciona com as discussões sobre o conceito de trabalho apresentadas no capítulo, especialmente a visão positiva e negativa sobre ele?

 O vídeo se relaciona com as discussões apresentadas no capítulo com uma sátira embutida. Ou seja, por trás do vídeo engraçado que demonstra a forma de um trabalho chegar a seu ambiente de trabalho na segunda-feira e deixar o mesmo na sexta-feira, está impregnada a ideia de Dejours, o psiquiatra especialista em saúde mental do trabalhador, que explica o fato de “trabalho” ser um termo, antigamente usado no latim, para definir o instrumento de tortura usado pelos romanos para maltratar os cristãos. Portanto, para alguns, o trabalho não passa de algo torturante, porém necessário. Com o passar dos anos e a exigência das empresas, os trabalhadores se veem forçados a fazer aquilo que não gostam a fim apenas de recompensas. Portanto, ao chegar na famosa “sexta-feira”, os trabalhadores se livram de todo aquele peso nas costas que carregaram durante toda a semana e aproveitam a vida do modo que gostam nos finais de semana.

Questão 2

Como você avalia que as inovações tecnológicas vão impactar o perfil desses futuros profissionais e suas relações de trabalho?

 Em minha opinião, os jovens da “Geração @” poderão se destacar, sim, até mais que pessoas excluídas desta geração. Pois, com as inovações tecnológicas crescendo a cada instante, os jovens com facilidades em navegação virtual, multitarefas etc, estarão à frente dos demais no sentido de facilidade de aprendizagem. Contudo, a dispersão dos mesmos é algo que pode acontecer. Portanto, acredito que a geração em que vivem os ajuda muito, mas esses jovens terão que ter o mesmo comprometimento e dedicação daqueles que julgam “antiquados” para alcançar cargos iguais – ou até superiores – aos dos mesmos.

• Elabore um texto único, com no máximo 15 linhas, onde expresse as conclusões a que chegou a partir da elaboração dos passos anteriores.

 O mundo do trabalho tem se desenvolvido a cada dia, e cabe a cada trabalhador se adaptar a ele. Apesar da falta de aceitação de muitos, uma coisa é fato: quem não se adequar e inovar seus conhecimentos pode ser facilmente descartado, seja lá qual cargo ocupar, pois cada vez mais, o mundo do trabalho é incerto, instável e inseguro. O que hoje pode agradar uma empresa, amanhã pode ser dispensável ou substituível por outro requisito julgado como melhor.

A empregabilidade é o termo usado para a ação de adaptação de um profissional para o desenvolvimento de quaisquer atividades dentro de seu ambiente de trabalho, porque aos poucos a tecnologia invadiu o mundo e hoje o domina, e um bom profissional é aquele que consegue acompanhar as mudanças. Isto é, o profissional qualificado é aquele que procura se atualizar, sem deixar de lados requisitos básicos e antigos como a boa comunicação, a capacidade de liderança e de convívio grupal.

Portanto, para que não haja perda de motivação, o profissional deve procurar ser flexível e gostar daquilo que faz, e não apenas fazer por obrigação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com