TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Da Ilustração Ao Nascimento Das Ciencias Sociais

Ensaios: Da Ilustração Ao Nascimento Das Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  2.202 Visualizações

Página 1 de 3

7) “ Uma vez que homem nenhum possui autoridade natural sobre seu semelhante, e que a força não produz nenhum direito, restam, pois, as convenções como base de toda autoridade legítima entre os homens.”

ROUSSEAU, Jean Jaques. O contrato social e outros escritos.

São Paulo: Cultrix, 1980.p.35

Nesse trecho Rousseau:

a) Considera natural a autoridade de um homem sobre outro? Por quê?

Resposta: Rousseau não considera natural a autoridade de um homem sobre o outro, pois essa “suposta” autoridade seria baseada na força, nesse caso não surtindo efeito, já que, enquanto defensor da teoria Contratualista de criação do Estado, as relações de poder se dão através de um acordo de vontades.

b) Legitima a autoridade de uma pessoa sobre outra?

Resposta: O fator que possui a capacidade de legitimar a autoridade de um indivíduo sore o outro é o que Rousseau denominou na frase citada acima como convenção, ou seja, acordos de vontade estabelecidos entre os homens.

8) René Descartes afirmou em seu Discurso sobre o método: “Porque os nossos sentidos nos enganam às vezes, quis supor que não havia coisa alguma que fosse tal como eles nos fazem imaginar.” De que maneira essa frase representa sua postura diante do conhecimento?

Resposta: Descartes era um racionalista (“Penso, logo existo”) e acreditava que a busca pelo conhecimento, mesmo bem fundamentada, bem aparelhada, ainda deixava dúvidas. Ao dizer que duvidava, que “Não havia coisa alguma que fosse tal como eles nos fazem imaginar”, assim estaria aberto a novas descobertas, não acreditando de imediato na realidade posta a sua frente.

9) No capítulo procuramos explicar as diferenças entre dois métodos de conhecimento -o dedutivo e o indutivo-, um baseado na lógica e o outro na experiência. Dê dois exemplos de pesquisa nos quais você perceba a aplicação dessas metodologias.

Reposta:

*Método dedutivo: pesquisas bibliográficas, pois baseiam-se principalmente na lógica.

* Método indutivo: pesquisas científicas, utilizam experiências para comprovação de suas teses.

10) Com base nas características do pensamento positivista, analise esse texto de Comte:

“ Nossa exploração histórica deverá ficar quase unicamente reduzida a seleção ou à vanguarda da humanidade, compreendendo a maior parte da raça branca ou as nações europeias e até limitando-nos, para maior precisão, sobre todos os tempos modernos, aos povos da Europa Central.”

Curso de filosofia positiva. In: AYALA, Francisco. Historia de la sociologia.

Buenos Aires: Losada,1947.p.77.

Resposta: Através da análise e comparação feita entre o texto de Comte e as informações relativas ao positivismo, presentes no texto, algumas características do mesmo tornam-se evidentes, como por exemplo a influência da teoria Darwinista, que mais uma vez demonstra a exploração dos povos europeus para com os demais. Porém, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com