TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Danças Tradicionais Gauchas

Ensaios: Danças Tradicionais Gauchas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho do 2° seminário

Danças tradicionais

Gauchas

A dança gaucha é a mais coreografadas das danças brasileiras e são marcadas pela influencia das culturas espanhola, portuguesa e francesa. Em todas as danças esta presente o espírito da fidalguia e de respeito a mulher. As vezes, também, a dança gaucha é caracterizada por movimentos e sapateados fortes.

As danças tradicionais Gaúchas são mais uma das marcas culturais do estado. O Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros que mais conserva e cultua a sua tradição. As 25 danças que compõem o “Manual de danças Tradicionais Gaúchas” mostram fielmente a figura do gaucho.

As danças tradicionais gaúchas são: o Anu, o Balaio, a Cana Verde,

o Caranguejo, o Chico Sapateado ou Cuiquinho, a Chimarrita,

a Chimarrita Balão, o Chote Carreirinho, o Chote de Sete Voltas,

o Chote de Duas Damas, o Chote de Quatro Passi, o Chote Inglês,

a Havaneira Marcada, o Maçanico, a Meia Canha (polca de relação),

o Pau de Fitas, o Pezinho, o Queromana, a Rancheira de Carreirinha,

o Rilo, a Roseira, o Sarrabalho, o Tatu, o Tatu de Volta no Meio e a Tirana do Lenço.

Chula:

Dança em desafio praticado apenas por homens, com uma lança medindo cerca de 4 metros de comprimento, é colocada no chão. Assim os dançarinos vão executando diferentes sapateados.

Valsa:

Originaria das danças austríacas. Veio para o Brasil no fim do século XVIII era conhecida como “falsa figurada”. Hoje no sul a valsa ganhou seu próprio estilo e ritmo. Adaptou-se aos costumes e maneiras do peão gaúcho.

Chote:

È originário da Hungria, foi moda no segundo Império. È dançado em pares com três passos comuns diferentes: um e um, dois e dois ou dois e um. No Rio grande do Sul, além desses passos comuns, dança-se o chote marcado, e o afigurado que é dançado mais pelas invernadas.

Rancheira:

Dança de origem árabe. Trazida e estilizada na Argentina. No Rio Grande do Sul o ritmo é mais vivo e a coreografia mais saltitante, estilo popular.

Chamamé:

Provém da província de Corrientes na Argentina. A variação do chamamé mais popular no Rio Grande do Sul é o chamamé marchado, é dançada sempre alternando um pé e o outro como em um passo de marcha

Milonga:

A milonga gaúcha lembra os passos do tango e é bem mais lenta e romântica. Ela pode ser dançada de três formas: havaneirada (seguindo os passos da vaneira), tangueada ( dança no ritmo de marcha) e Rio Grandense (dança com passos dois e um).

Vaneira:

È um ritmo bastante comum no estado e tem suas origens na cidade de Havana,em Cuba. O nome da dança se altera conforme o ritmo, pois se for lento recebe o nome de Vaneirinha, rápido, vaneirão e moderado vaneira. Os passos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com